• 10 de maio, 2024 15:02

FALANDO DE ESPORTE – Mauro Sampaio dá nome à belíssima Arena Romeirão

ByDudu Correia

mar 25, 2022

Por Dudu Correia

Na coluna Falando de Esporte no jornal Leia Sempre

 Todo a sociedade caririense e os desportistas de forma geral esperam com ansiedade a reabertura do Romeirão, agora chamado notadamente e de forma pomposa como Arena Romeirão Mauro Sampaio, continuando assim, nosso estádio, agora Arena Romeirão a receber o nome numa justa homenagem a uma das mais ilustres figuras políticas de Juazeiro do Norte e da Região do Cariri.

Construído por iniciativa do então prefeito de Juazeiro do Norte, Mauro Sampaio, o Romeirão foi inaugurado em meio às comemorações no dia 1º de Maio, dia do trabalhador, em um jogo entre Fortaleza e Cruzeiro com placar final de 3 a 0 para o time mineiro.  Nessa época a capacidade do estádio chegou a 30 mil pessoas, mas foi com o tempo sendo reduzido.

O primeiro gol do estádio foi marcado pelo cruzeirense Natal. À época, o estádio teve o custo da construção estimado em 800 mil cruzeiros novos. Desses, 100 mil cruzeiros novos foram dados pelo então governador do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo, e assim, o Romeirão se tornou o estádio que sediou jogos do futebol amador e a partir de 1973 jogos do Icasa já como time profissional e em seguida do Guarani de Juazeiro.

O estádio era propriedade da prefeitura de Juazeiro e agora ficará sob o comando do Governo do Estado que fez uma reforma modificando completamente a praça esportiva que terá lugar para 17 mil torcedores, ficando a obra num investimento em torno de 80 milhões de reais.

Destacar que na reta final das obras, o letreiro da nova Arena Romeirão foi afixado na fachada do estádio com o nome de Mauro Sampaio. Por meio de suas redes sociais, o deputado estadual Davi Macedo (MDB) comemorou a consolidação do seu Projeto de Lei. É que o mesmo tinha apresentado matéria na Assembleia Legislativa determinando a manutenção do nome de Doutor Mauro na praça de esportes a qual foi aprovada e sancionada pelo governador Camilo Santana.

A Arena Romeirão está belíssima, uma praça esportiva que chega para contribuir com o futebol local que agora precisa mais do que nunca se organizar. Temos uma bela praça esportiva, mas a torcida caririense quer ver também belos jogos de times como Icasa, Guarani de Juazeiro, Crato e Barbalha, apenas para começar.

A inauguração da Arena Romeirão Mauro Sampaio está sendo divulgada pelo Governo do Estado para o próximo dia 28 de março, segunda-feira, num jogo dos combinados do Ceará e Fortaleza contra Icasa, Crato, Barbalha e Guarani de Juazeiro. Ou seja, uma seleção do Vovô e do Leão contra a seleção do Cariri.

 

UM POUCO SOBRE MAURO SAMPAIO

Em seu primeiro mandato como prefeito de Juazeiro do Norte Mauro Sampaio construiu a estátua do Padre Cícero que fica localizada no Horto. Segundo Mauro Sampaio, um padre deu a ideia de construir uma estátua do Padre Cícero, hoje conhecida internacionalmente e visitada por milhares de turistas, religiosos e romeiros. Outra obra do seu primeiro mandato foi o estádio o Estádio Romeirão  Mauro Sampaio também trouxe a primeira faculdade de medicina para a cidade de Juazeiro do Norte: Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ). 26 anos depois, Mauro Sampaio foi novamente prefeito de Juazeiro do Norte de 1996 a 2000.

Foto: Reprodução

 

CURIOSIDADES SOBRE O ROMEIRÃO

## O recorde de público no Romeirão foi registrado em 27 de novembro de 1977, num amistoso entre um combinado das equipes locais (Icasa e Guarani) e a equipe do Fluminense carioca.  24 mil pessoas compareceram ao estádio para assistir à partida, que terminou em um empate de 2 a 2.

## Geraldino Saravá foi o jogador que marcou o maior número de gols no estádio, com 72 gols marcados.

##Pelé e Garrinha já jogaram no estádio Romeirão. Garrinha jogou em 21 de abril de 1972, defendendo a equipe do Olaria já na fase final da carreira, e o Rei Pelé, que atuou em um amistoso pelo Santos em 3 de abril de 1974

## No dia 3 de junho de 1984, o Romeirão foi palco do jogo de despedida de Sócrates do futebol brasileiro, uma vez que o atleta estava se transferindo para o Fiorentina, na Itália. Foi um amistoso entre Corinthians e Vasco da Gama com a participação de Roberto Dinamite que terminou com a vitória do clube paulista por 3 a 0. (fonte: Wikipédia)

Foto: Lemyr Martins/Placar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *