• 20 de maio, 2024 13:19

 MUSEUS: Educação e Pesquisa. Por Andson Andrade

ByTarso Araújo

maio 9, 2024

COLUNA CULTURA EM DEBATE

PROFESSOR ANDSON ANDRADE

 No campo da pesquisa, os museus se destacam como guardiões de obras (objetos, documentos) importantes de uma comunidade (museologia social), de uma cidade e de uma nação; que permitem servir de fontes históricas para estudos acadêmicos e científicos. Os museus são tão necessários para garantir o avanço do conhecimento em diversas áreas. No cenário da pesquisa, os museus produzem uma vasta compreensão de posse dos seus acervos para um público bem diversificado como para: estudantes do ensino fundamental, médio e superior; por meio da prática de visitação nos milhares de pontos de culturas, pontos de memórias, espalhados pelo país.

Partindo desse entendimento, de 13 a 19 de maio de 2024 acontece a 22ª edição da Semana Nacional de Museus que é uma realização do Instituto Brasileiros de Museus – IBRAM, tendo como tema – “Meus: Educação e Pesquisa”. A escolha do tema foi proposta pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, com isso o evento visa celebrar o Dia Internacional dos Museus, que acontece em 18 de maio de 2024. A principal reflexão sobre a atuação dos museus e de como impulsionar a educação e a pesquisa nos ambientes museal?

No texto de referência da 22ª Semana Nacional de Museu 2024, afirma que: “A educação não deve ser um privilégio, mas sim um direito fundamental de cada indivíduo. É com esse espírito de colaboração e [de] visão de futuro que o Ibram e o Icom convidam a todos a se juntarem nessa jornada de repensar a educação e imaginar um futuro em que a partilha de conhecimentos transcenda as barreiras, reconhecendo e valorizando a riqueza das tradições e culturas que nos moldaram como sociedade e considerar a inovação como uma oportunidade para construir sobre os alicerces sólidos que nos foram legados”.

Durante a Semana Nacional de Museus, acontece num formato onde todas as instituições museais brasileiras, sejam elas de grande ou de pequeno porte, realizará uma série de atividades interligadas como: exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas, palestras, exibição de vídeos, dentre outras propostas, a serem trabalhadas pelas instituições recebendo o estímulo por parte do IBRAM para disseminação do conhecimento de forma prática. Por outro lado, uma outra estratégia do Governo Federal é que os museus possam trabalhar a inclusão educacional garantindo que as oportunidades sejam acessíveis aos diferentes públicos, contribuindo para a democratização do conhecimento cultural. Contudo, ações interdisciplinares entre museus e instituições educacionais fortalecem o ensino e pesquisa, resultando em projetos conjuntos que contribuem para a compreensão mais aprofundada de temas relevantes para comunidade escolar..

O texto base do IBRAM sobre o evento, ressalta ainda que: – “Os museus abarcam uma dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função na promoção de ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores”. Logo, por meio dessa estratégia será permitido compartilhar descobertas e promover um diálogo entre a comunidade acadêmica, profissionais de museus e os diferentes públicos participantes, criando assim um intercâmbio de conhecimentos, enriquecendo as múltiplas experiências museológicas, fazendo a conexão entre pesquisa/educação e sociedade. É inegável o valor dos museus no sentido de proporcionar ricas experiências aos visitantes que podem rever a sua história, a arte, se reconhecer na sua cultura de forma interativa.

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