COLUNA CULTURA EM DEBATE
PROFESSOR ANDSON ANDRADE
No campo da pesquisa, os museus se destacam como guardiões de obras (objetos, documentos) importantes de uma comunidade (museologia social), de uma cidade e de uma nação; que permitem servir de fontes históricas para estudos acadêmicos e científicos. Os museus são tão necessários para garantir o avanço do conhecimento em diversas áreas. No cenário da pesquisa, os museus produzem uma vasta compreensão de posse dos seus acervos para um público bem diversificado como para: estudantes do ensino fundamental, médio e superior; por meio da prática de visitação nos milhares de pontos de culturas, pontos de memórias, espalhados pelo país.
Partindo desse entendimento, de 13 a 19 de maio de 2024 acontece a 22ª edição da Semana Nacional de Museus que é uma realização do Instituto Brasileiros de Museus – IBRAM, tendo como tema – “Meus: Educação e Pesquisa”. A escolha do tema foi proposta pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, com isso o evento visa celebrar o Dia Internacional dos Museus, que acontece em 18 de maio de 2024. A principal reflexão sobre a atuação dos museus e de como impulsionar a educação e a pesquisa nos ambientes museal?
No texto de referência da 22ª Semana Nacional de Museu 2024, afirma que: “A educação não deve ser um privilégio, mas sim um direito fundamental de cada indivíduo. É com esse espírito de colaboração e [de] visão de futuro que o Ibram e o Icom convidam a todos a se juntarem nessa jornada de repensar a educação e imaginar um futuro em que a partilha de conhecimentos transcenda as barreiras, reconhecendo e valorizando a riqueza das tradições e culturas que nos moldaram como sociedade e considerar a inovação como uma oportunidade para construir sobre os alicerces sólidos que nos foram legados”.
Durante a Semana Nacional de Museus, acontece num formato onde todas as instituições museais brasileiras, sejam elas de grande ou de pequeno porte, realizará uma série de atividades interligadas como: exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas, palestras, exibição de vídeos, dentre outras propostas, a serem trabalhadas pelas instituições recebendo o estímulo por parte do IBRAM para disseminação do conhecimento de forma prática. Por outro lado, uma outra estratégia do Governo Federal é que os museus possam trabalhar a inclusão educacional garantindo que as oportunidades sejam acessíveis aos diferentes públicos, contribuindo para a democratização do conhecimento cultural. Contudo, ações interdisciplinares entre museus e instituições educacionais fortalecem o ensino e pesquisa, resultando em projetos conjuntos que contribuem para a compreensão mais aprofundada de temas relevantes para comunidade escolar..
O texto base do IBRAM sobre o evento, ressalta ainda que: – “Os museus abarcam uma dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função na promoção de ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores”. Logo, por meio dessa estratégia será permitido compartilhar descobertas e promover um diálogo entre a comunidade acadêmica, profissionais de museus e os diferentes públicos participantes, criando assim um intercâmbio de conhecimentos, enriquecendo as múltiplas experiências museológicas, fazendo a conexão entre pesquisa/educação e sociedade. É inegável o valor dos museus no sentido de proporcionar ricas experiências aos visitantes que podem rever a sua história, a arte, se reconhecer na sua cultura de forma interativa.