• 27 de abril, 2024 02:50

Você sabe com que frequência é preciso lavar toalhas e roupas de cama?

ByTarso Araújo

mar 12, 2024

Organizar uma rotina de troca e lavagem de roupas de cama e de banho é essencial para o bom funcionamento do lar. Esses itens, usados diariamente, precisam ser trocados com certa frequência, que pode variar de acordo com o clima ou necessidade de cada pessoa. Estabelecer uma regularidade adequada de lavagem garante, além de higiene, a longevidade das peças e o bem-estar dos seus usuários. Para garantir a efetividade dessa higienização, o CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, Angelo Donaton, destacou alguns cuidados.

A diferença das peças
Toalhas de banho e de rosto são frequentemente utilizadas, portanto acumulam sujeira, óleos corporais, bactérias e até mesmo fungos. “Para manter a higiene e prevenir problemas dermatológicos, o ideal é lavar após três ou quatro usos, dependendo da frequência. É bom lembrar que toalhas úmidas podem se tornar um ambiente propício para o crescimento de mofo e bactérias. Portanto, é essencial permitir que as toalhas sequem completamente entre os usos e lavá-las regularmente para eliminar qualquer acúmulo de sujeira e microrganismos”, aponta Donaton.

As pessoas passam uma quantidade significativa de tempo na cama, por isso é importante garantir que os lençóis estejam limpos. “A limpeza das peças promove uma boa qualidade do sono e evita problemas de saúde, como alergias e irritações cutâneas. É recomendável trocar lençóis e fronhas pelo menos uma vez por semana, pois isso ajuda a remover células mortas da pele, suor e ácaros que podem se acumular nas fibras”, completa.

Atenção ao clima
Em locais mais úmidos ou durante as estações mais quentes, a umidade pode favorecer o crescimento de fungos e bactérias, exigindo uma frequência maior de lavagem. “É importante também garantir que, quando lavadas, as peças sejam guardadas completamente secas. Além de evitar o mau cheiro, a umidade pode mofar ou danificar o tecido, trazendo malefícios também para a saúde quando em contato direto. Por isso, para maior efetividade do processo, o uso de secadoras é recomendado”, afirma o CEO.

Lavanderias podem ser a solução
Essa é uma opção segura e prática para lavar e secar corretamente as peças, principalmente para quem mora em apartamentos pequenos e possuem pouco espaço para estender roupas. “A maioria dos tecidos pode ser lavada em máquinas e, em uma hora, saem limpas e secas, prontas para o uso. É um ótimo custo-benefício muito bom, visto que as peças são lavadas em máquinas profissionais e com produtos específicos que não irão danificá-las. Além, é claro, da facilidade em não ter que estender e recolher essas roupas do varal, o que demanda tempo”, afirma Donaton.

Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 450 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *