• 9 de maio, 2024 22:28

Nova pesquisa mostra Lula com mais de 10 pontos à frente de Bolsonaro

ByDudu Correia

mar 24, 2022

Jair Bolsonaro e Lula. (Crédito: Alan Santos/Reprodução/AFP)

Nova pesquisa Exame/Ideia, desta quinta (24), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente de Jair Bolsonaro (PL). A diferença entre os dois é que o ex-presidente tem mais de 10 pontos de vantagem em comparação com o atual governantes.

O ex-presidente tem 40% das intenções de voto, caindo 2% em relação com a mesma pesquisa Exame/Ideia. Já Bolsonaro atinge 29% no levantamento. Ele cresceu 2%. Com isso, a diferença entre os dois caiu de 15% para 11%. Os números são da pergunta estimulada, com os nomes apresentados previamente.

No terceiro lugar está o ex-juiz da Operação Lava Jato, Sergio Moro, com 9% das intenções de voto, tendo caindo 1% comparado com a última pesquisa.

Ciro Gomes pontua 9% e subiu 1%, enquanto Eduardo Leite tem apenas 2%. João Doria Jr. ficou com apenas 1%, tendo caído um ponto em relação ao último levantamento.

Janones também tem 1%, mesma pontuação da pesquisa anterior. Simone Tebet marcou 1%, tendo subido 0,6%. D’Ávila e Rebelo tem menos de 1%, mantendo o mesmo patamar anterior.

Em uma pergunta espontânea, em que os candidatos não são apresentados previamente aos entrevistados, Lula e Bolsonaro somam quase 60% das intenções de voto em um eventual primeiro turno. O petista fica com 34,6% e o atual mandatário 25%. A terceira via continua sem emplacar, Ciro e Moro ficam com 4%. Todos outros candidatos tem 1% ou menos.

Lula ganhou 1 ponto percentual na disputa com Bolsonaro, e o atual presidente ganhou 2 pontos. Com esta alteração, o embate entre os dois está 50% X 37% das intenções de voto, em favor do petista.

A sondagem ainda testou possíveis disputas de segundo turno de Lula contra Sergio Moro, Ciro Gomes, e João Doria (PSDB). O ex-presidente venceria todos os cenários.

Nos testes feitos com Bolsonaro, também contra os mesmos concorrentes, o atual presidente perderia para Ciro, e venceria Doria. Na simulação enfrentando Moro, ele aparece em primeiro lugar, mas dentro da margem de erro, o que estatisticamente é um empate técnico.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04244/2022.

Publicado no site DCM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *