• 20 de maio, 2024 11:45

Coluna Panorama Político com informações e bastidores da política. Por Tarso Araújo

ByTarso Araújo

maio 9, 2024

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

POR TARSO ARAÚJO

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

SEGUNDO TURNO EM JUAZEIRO

Está mais do que confirmado e tem muita gente comemorando. Um desses é este humilde colunista já que sempre defendi que seria interessante termos um segundo turno nas eleições de Juazeiro do Norte. Neste último dia 8 de maio a terra do Padre Cícero conseguiu atingir a meta e as eleições municipais deste ano de 2024 terão segundo turno. Parabéns ao trabalho realizado por todos os que fazem o Tribunal Regional Eleitoral e todos das zonas eleitorais de Juazeiro do Norte.

DATAS IMPORTANTES

Lembramos aos navegantes dos mares da política juazeirense que o 1º turno das eleições municipais deste ano está marcado para o dia 6 de outubro, enquanto o 2º turno ocorrerá em 27 de outubro. No último dia para regularização do título de eleitor, Juazeiro do Norte registrou a inclusão de mais 300 novos eleitores. Portanto, fica a informação agora para os partidos e pré-candidatos que o calendário agora vai ser resumido. Falta apenas chegar nas convenções, montagem dos palanques e o início da corrida eleitoral. Cuida, que o tempo agora vai passar voando.

ISSO É BOM?

Uma das principais perguntas é se seria bom ter segundo turno nas eleições de Juazeiro do Norte. A terra do Padre Cícero será a terceira cidade do Ceará com segundo turno, além de Fortaleza e Caucaia. Acredito que isso consolida Juazeiro do Norte como um polo econômico e político e democratiza mais ainda a disputa eleitoral. Que vença o melhor.

NOMES NA DISPUTA

A disputa em Juazeiro do Norte tendo segundo turno pode mudar o cenário político. Juazeiro tem cinco pré-candidatos à Prefeitura começando pelo atual prefeito Gledson Bezerra (Podemos), além de Fernando Santana (PT), Davi de Raimundão (MDB), Germano Lima (PSOL) e Sued Carvalho (UP). De qualquer forma se pensarmos que além do prefeito todos os outros 4 nomes na futura disputa são de oposição mesmo indo para o segundo turno Gledson Bezerra pode caminhar para a derrota iminente.

CONTOS DE FADAS

Se há algo que a idade não nos permite mais é acreditar em conto de fadas ou histórias do nosso imaginário popular. Portanto, não dá para acreditar que o prefeito Gledson Bezerra seja tão bonzinho a ponto de não ter apego ao poder e ao cargo que o povo de Juazeiro lhe conferiu em 2020, e agora ter um diálogo e apoiar Davi de Raimundão para derrotar Fernando Santana. Anotem: Gledson não desiste da disputa. Fazer o que fez para depois se esconder no manto da insegurança e por antecipação entregar a prefeitura? Não acredito mesmo. Gledson é mais corajoso do que muitos imaginam. E enfim, teremos uma eleição muito disputada para o prefeito querer antecipar resultados saindo do páreo.

MUDANÇA DE RUMO

A eleição em Juazeiro do Norte pode mudar de rumo sim. Um segundo turno das eleições em 6 e 27 de outubro pode atiçar a esperteza política e eleitoral de alguns, oportunismos de outros e a sensação de que tudo pode se resolver no segundo turno, como acontece em Fortaleza. Portanto, antes de querer prever vamos informar aos leitores os passos dos pré-candidatos e dos partidos políticos. A ponte que nos leva às eleições embaixo dela a água está revolta. Muito chão pela frente, muitas remadas para quem quer chegar no porto da vitória.

ALYNE ALENCAR

Neste sábado dia 11 de maio acontece o lançamento da pré-candidatura a vereadora da médica e advogada Alyne Alencar do Partido dos Trabalhadores. O evento será no Panorama Hotel a partir das 16 horas.

CAFÉ DA MANHÃ

No próximo dia 18 de maio o Partido Verde de Juazeiro do Norte realiza um café da manhã para reunir dirigentes e pré-candidatos a vereador em Juazeiro do Norte. Mas o encontro vai ser mais amplo pois os verdes querem unir e trabalham pela ampla unidade da oposição. Fernando Santana já foi convidado. E a lista de convidados é extensa.

DESTRUIR O PAMPA GAÚCHO

A desfaçatez de alguns políticos é algo estrondoso no Brasil. O deputado tucano Lucas Derecker teve um projeto em que é relator, de emenda à Constituição que elimina todos os campos nativos dos em todos os biomas brasileiros à conversão para expansão agrícola. No caso do Pampa, bioma onde as paisagens são dominadas por campos nativos, a aprovação do PL equivale à destruição total.

BELO TRABALHO

Dá para elogiar sim a postura do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) que tomou a iniciativa quando dos trágicos acontecimentos das enchentes no Rio Grande do Sul. Não estava de férias nem fazendo passeatas. Vem trabalhando e exigindo o mesmo de seus subordinados. A boa notícia foi o anúncio de mais de 50 bilhões de reais para a recuperação do Rio Grande do Sul.

JUNTOS PELO RIO GRANDE DO SUL

Diante da calamidade pública que assola o RS cada ajuda faz a diferença. O governo reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul (PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada ao Banrisul, para auxiliar as vítimas das enchentes e reconstruir nossas cidades. Ao realizar sua doação, confirme que o nome da conta é “SOS Rio Grande do Sul” e o banco é Banrisul.

DE OLHO NAS LEIS

A informação é do senador Paulo Paim. A comissão externa do Senado, que está acompanhando a catástrofe climática no RS, vai solicitar ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a interrupção imediata da votação de projetos (na Câmara e no Senado) que prejudicam o meio ambiente.

DESEJOS SOMBRIOS

Um fato não podemos esquecer. Há Brasil afora um monte de governadores, deputados, senadores, prefeitos e vereadores votando e aprovando políticas que terminam em mais desmatamento e problemas ambientais. As enchentes no Rio Grande do Sul e os problemas que já tivemos no Brasil mostram o desleixo e às vezes a ganância de muita gente com desejos obscuros destruindo nosso meio ambiente e nos deixando à mercê de tragédias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *