• 9 de maio, 2024 16:36

Cientistas descobrem fóssil de “dragão” de 240 milhões de anos

ByTarso Araújo

mar 1, 2024

O réptil de cinco metros de comprimento do Período Triássico, que viveu na China, foi identificado pela primeira vez em 2003. Mas, após 10 anos estudando as cinco espécies, os cientistas conseguiram identificar a criatura inteira. O animal recebeu o nome de “Dinocephalosaurus orientalis”.

Réptil aquático é chamado de Dinocephalosaurus orientalis e viveu no período Triássico da China.

Uma equipe de cientistas internacionais revelou a descoberta de novos fósseis da espécie Dinocephalosaurus orientalis. O réptil aquático, de cerca de cinco metros de comprimento, é pertencente ao período Triássico da China, datado de cerca de 240 milhões de anos, e foi apelidado de “dragão” devido ao pescoço “extremamente longo”.

O Dinocephalosaurus orientalis foi originalmente identificado em 2003, sendo estudado por pesquisadores da Escócia, Alemanha, Estados Unidos e China. A descoberta do novo fóssil no sul da China, no entanto, permitiu aos cientistas analisar a anatomia da criatura.

“É mais um exemplo do estranho e maravilhoso mundo do Triássico que continua a confundir os paleontólogos. Temos certeza de que ele irá capturar a imaginação de todo o mundo devido à sua aparência impressionante, que lembra o longo e mítico dragão chinês em forma de cobra”, disse Nick Fraser, integrante do Museu Nacional da Escócia.

Segundo o estudioso, o réptil estava claramente muito bem adaptado ao estilo de vida oceânico, como indicado pelas nadadeiras. Fraser ressaltou ainda que, apesar das semelhanças superficiais, o Dinocefalossauro não está relacionado com os famosos Plesiossauros — inspiração para o mito do Monstro do Lago Ness —, que só evoluíram cerca de 40 milhões de anos depois.

Fonte: SBT News