• 13 de maio, 2024 06:38

Os artistas contra o desastre ambiental no Brasil

ByDudu Correia

mar 11, 2022

 

A chamada era Bolsonaro que agora avança contra o meio ambiente, as terras indígenas, direitos humanos e corta investimentos nas áreas da saúde, educação, cultura, segurança pública e agricultura mostra que o Brasil entrou na rota para se transformar em um país de povo pobre, com nossas riquezas vendidas e privatizadas para empresários nacionais e estrangeiros, um povo sem direitos, com fome e desempregado.

Tudo isso que acontece hoje foi avisado durante todo o processo eleitoral de 2018. Naquele momento, muita gente se escondeu por trás do tal antipetismo para justificar o voto em um político incompetente, negacionista, violento e fascista.

Agora e depois de tanta destruição as pessoas começam a acordar. No Brasil é assim, depois da porta arrombada a pessoa vai e conserta a porta.

Parece muito disso o que está acontecendo agora. Atualmente, artistas acordam e uns começam a se movimentar com maior força para barrar as iniciativas do governo Bolsonaro e de seu aliado o deputado Artur Lira na Câmara dos Deputados.

Nesta semana, o cantor e compositor Caetano Veloso fez uma ampla mobilização em Brasília contra ações do governo Bolsonaro que atacam vários direitos do povo brasileiro.

A mobilização se colocou contra  seis projetos de lei (PL): o PL nº 2.159, que torna o licenciamento ambiental uma exceção, em vez de ser a regra; o PL nº 2.633 e o PL nº 510, que concedem anistia à grilagem em terras públicas; o PL nº 490, que trata do chamado “marco temporal” das terras indígenas, que estabelece que povos indígenas só podem reivindicar as terras que eles ocupavam no momento em que a Constituição de 1988 foi aprovada; o PL nº 191, que autoriza a mineração e a construção de hidrelétricas em terras indígenas, até mesmo naquelas em que há indígenas isolados; e o PL nº 6.299, o chamado “Pacote do Veneno”, que revoga a atual Lei de Agrotóxicos (7.802/89) e flexibiliza ainda mais a aprovação e o uso de agrotóxicos no país.

Um grande evento em Brasília unir movimentos sociais do campo e da cidade, artistas, parlamentares, sindicais e movimentos sociais de forma geral contra as políticas de Bolsonaro e do centrão.

Resta saber agora se diversos outros artistas, gente que tem milhões de fãs poderão se mobilizar e dizer claramente ao povo brasileiro o que vem ocorrendo. Hora de dizer a verdade e acordar o povo do negacionismo e do neoliberalismo que como gafanhotos destroem o Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *