• 9 de maio, 2024 03:22

A declaração violenta e covarde de Ciro contra a senadora Janaína Farias

ByTarso Araújo

abr 12, 2024

 

As mulheres são maioria do eleitorado no Brasil. De acordo com dados do Tribunal Superior eleitoral nas eleições de 2022 as mulheres representaram 52,65% do total de eleitores e eleitoras. Uma demonstração de que as mulheres podem decididamente vencer as eleições e precisam ter mais destaque na política nacional.

Por conta disso, e pelo próprio fato que devemos estimular ainda mais a participação das mulheres na política foi de uma infelicidade brutal as palavras do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) contra a senadora Janaína Farias do PT cearense chamando-a de “assessora de assuntos de cama”.

Uma palavra misógina, preconceituosa, infeliz e irresponsável. A bancada feminina agora quer aprovar um repúdio contra Ciro Gomes no Senado. É pouco, mas importante que isso aconteça.

Sobre o assunto a deputada federal e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffman escreveu no X: “Eu não queria, sinceramente, falar mais sobre Ciro Gomes, personagem cada vez menor da vida brasileira. Mas não posso me calar diante das ofensas a uma companheira, a senadora Janaína Farias (PT-CE). Ataque covarde, que merece nossa repulsa. Solidariedade à Janaína e a todas as mulheres que enfrentam o machismo e a misoginia na política e na vida”.

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT também classificou o comentário do eterno ex-presidenciável como inaceitável: “O cidadão Ciro Gomes ultrapassou a linha do bom senso, do aceitável. O uso de palavras xucras já é típico de Ciro, e é lamentável vê-lo trilhar o caminho cada vez mais diminuto da política, onde ele encontra na agressão contra a nossa companheira Janaína Farias, que chegou há pouco no Senado, para somar forças ao governo do presidente Lula, a oportunidade de voltar aos jornais. Isso não ficará impune desta forma. Os homens não podem continuar sentindo-se à vontade para ofender a honra e a dignidade das mulheres. Esta política está no passado (e lá deve permanecer), local, talvez, onde Ciro tenha profundo apreço.”

Nascida no município de Crateús, Janaína tem 48 anos e ocupou o cargo de secretária especial na gestão de Camilo Santana durante os sete anos e três meses de gestão do atual ministro da Educação como governador do Ceará. A senadora também ocupou funções nas pastas das Cidades e de Desenvolvimento Agrário na gestão estadual. Antes de assumir o mandato como senadora, Janaína Farias ocupou o cargo de secretária nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC. Janaína Farias é formada em Turismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *