• 27 de abril, 2024 08:51

110 docentes da URCA votam a favor do indicativo de greve na instituição

ByTarso Araújo

mar 23, 2024

 

Em Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira, 22, o corpo docente da Universidade Regional do Cariri – URCA aprovou a assembleia de deflagração de greve a ser votada na próxima quarta-feira, 27, às 9h30, no Pátio da Pedagogia (campus Pimenta). Cerca de 110 professores foram favoráveis ao indicativo, sem votos contrários e abstenções. A contagem foi realizada em ata, pelo Sindicato dos e das Docentes da URCA – SINDURCA.

Caso aprovada, a greve inicia oficialmente 72 horas após a votação. Uma das principais pautas reivindicadas é a convocação do concurso público realizado em 2022, além da vulnerabilidade na quantidade de docentes nos Campi, que estão sem manutenção básica de infraestrutura.

Professores e alunos debateram, também, a reforma no Centro de Artes, que está com os cursos de Teatro e Artes Visuais paralisados. Foi discutida a perda da data-base para a reposição salarial e o não pagamento das promoções de professores, que aguardam há mais de quatro anos. Os docentes evidenciam o fato de nunca ter existido concurso público para técnicos-administrativos na instituição.

Outros casos como fraude de cotas, assédio sexual e moral foram expostos por alunos e professores, que cobram uma posição da Reitoria da URCA quanto à resolução. O SINDURCA pontuou a necessidade de uma instalação do comitê contra assédio e a fiscalização rigorosa aos fraudadores de cotas para negros e pessoas com deficiência.

O momento contou com a participação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Universidade do Vale do Acaraú – UVA e discentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *