• 12 de maio, 2024 12:10

FALANDO DE ESPORTE – Hora do futebol brasileiro pensar nos campeonatos estaduais

ByDudu Correia

mar 18, 2022

FALANDO DE ESPORTE

POR DUDU CORREIA

Hora do futebol brasileiro pensar nos campeonatos estaduais

Sabemos que o Brasil é um país continental e que durante muitos anos tentou e pensou organizar grandes competições nacionais. E óbvio, que essas competições nacionais são importantes e com as tecnologias e diminuição da distância modificou e ficou bem mais fácil com os anos.

Sabemos ainda da importância de competições nacionais como o Campeonato Brasileiro (sérias A, B, C e D) e a Copa do Brasil, e que competições como Copa do Nordeste também movimentam os clubes dando ao torcedor boas opções e competições.

Mas, o Brasil iniciou seus primeiros passos no futebol formando pequenas ligas e depois federações e com os chamados campeonatos estaduais.

Nos chamados campeonatos estaduais é que surgiram as grandes rivalidades daí ser normal mesmo nos campeonatos nacionais falarmos nos clássicos estaduais como o Fla-Flu, Gre-Nal, o Clássico Rei do Ceará e outros.

Mas quando olhamos hoje para os campeonatos estaduais, notadamente o Campeonato Cearense observamos que há uma tendência no enfraquecimento dessas competições.

No Ceará, por exemplo, nosso Campeonato Cearense foi passando por um processo de diminuição de sua importância, foram fazendo modelos de disputa cada vez menores, mais excludentes e que redunda na competição atual, sem graça, sem público, sem emoção e com Fortaleza e Ceará jogando no máximo 4 partidas.

Portanto, não podemos vislumbrar mais Campeonatos Estaduais com os times jogando entre si, onde pudéssemos acompanhar, mesmo em cidades e estádios do interior jogos entre times locais e os grandes clubes de cada estado.

Portanto, acabar os campeonatos estaduais, na minha humilde opinião seria também deixar de revelar novos valores e fortalecer os times do interior.

Ainda mais, deixa apenas os atuais grandes no cenário, impedindo que novos times se revelem e possam almejar um espaço no panteão do futebol local e depois nacional.

Limitar os campeonatos estaduais gera também a exclusão de cidades do interior das competições, e aí não acho isso salutar pois se fortalecemos esses núcleos menores poderemos ter ainda mais competições, jogos, torcedores e renda.

Está na hora de se avaliar e fortalecer os campeonatos estaduais. Com novos calendários, fortalecendo os times menores, o interior e tentar revelar novos valores e times.

Uma ideia apenas para a gente debater esse tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *