• 12 de maio, 2024 14:40

Depoimento – O curso de medicina do Crato é fruto da luta da sociedade, de alguns setores políticos e diversas instituições

ByDudu Correia

mar 18, 2022

 

Depoimento – O curso de medicina do Crato é fruto da luta da sociedade, de alguns setores políticos e diversas instituições

Por Tarso Araújo

Editor do Leia Sempre

 

A semana que vivemos tem sido bastante agitada para todos os moradores e a sociedade do Crato.  A instalação do curso de medicina é um feito importante para a cidade que terá em seu solo um curso de graduação de medicina com hospital universitário e sede própria.

Essa luta da sociedade cratense teve vários momentos. Nem todos poderão ser citados devido o espaço do texto, mas alguns estão na memória e merecem ser pontuados.

Um deles é que o Rotary Club do Crato, que foi uma das instituições, junto com a Câmara Municipal do Crato que levantou essa bandeira. Lembramos até de uma campanha com distribuição de adesivos e com direito a blitz no centro da cidade.

É bom lembrar também da atitude das entidades como SindLojas e CDL que sempre apoiaram as lutas em favor do curso de medicina em Crato.

Outro momento foi a luta encampada pelos vereadores, como Florisval Coriolano, atual presidente do legislativo e pelo atual prefeito José Ailton Brasil.

E também da imprensa, pois lembro muito bem a gente defendendo o curso de medicina na Rádio Araripe e a turma da Educadora fazendo a mesma defesa. Várias vezes Antonio Vicelmo tocou no tema e fez essa defesa.

Até que nas eleições municipais de 2020 o tema voltou com força.

O momento delicado dessa campanha foi quando o bolsonarismo em terras cratenses dispertou, lançou candidaturas e apareceu até certas “lideranças” em redes socais, gravando vídeos e textos dizendo que tudo não passava de mentira, ou seja, fake news.

Fiquei tranquilo quando consegui naquele momento conversar com uma das mais ilustres figuras dessa luta, o Reitor da Universidade Regional do Cariri, professor/Doutor Lima Júnior, que, com a maneira tranquila de falar e explicar teorias econômicas, explicou que era verdade e que a URCA iria sim instalar o curso de medicina.

Com aquela declaração e a afirmativa de diversas outras lideranças políticas passamos a defender a urgência e justeza dessa instalação e insistimos em desmentir as mentiras que insistiam em encobrir a verdade.

A instalação do curso de medicina do Crato é também um tapa na cara nesses reacionários que apostaram e apostam o quanto pior melhor. Mas, como tinha à frente a URCA, o professor Lima Júnior, além do empenho do governador, o curso saiu e agora é uma realidade.

Lembrando também do envolvimento da academia, de vários intelectuais, médicos, educadores do Crato, do Cariri e do Ceará e de outras instituições como o Conselho Estadual de Educação.

A sociedade cratense deveria por algo em sua cabeça. Que todas as lutas por reivindicações, projetos, melhorias, crescimento econômico, político, social e educacional também devem ser encampadas sem medo.

O Crato é uma terra boa, de gente lutadora e que merece muito mais do que já tem. Que as próximas lutas do povo do Crato tenham sucesso. E podem contar com nosso apoio, sempre.

Foto: Prefeitura do Crato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *