• 13 de maio, 2024 08:02

Assembleia Geral da ONU aprova resolução contra invasão da Ucrânia pela Rússia

ByDudu Correia

mar 3, 2022

Foto: Reuters/Carlo Allegri

Após três dias de discursos de mais de cem de países no Fórum da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para defender a paz e a segurança, nesta quarta-feira (2) foi aprovada uma resolução contra a invasão russa da Ucrânia.

Foram 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções.

Brasil se alinhou à ampla maioria e também votou a favor. Os países que votaram contra foram Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte e EritreiaA China se absteve.

Brasil votou a favor da resolução, mas alertou que “a resolução é um apelo à paz da comunidade internacional. Mas a paz exige mais do que o silêncio das armas e a retirada das tropas. O caminho para a paz requer um trabalho abrangente sobre as preocupações de segurança das partes”.

Segundo a representação da ONU no Brasil, a “resolução não pode ser vista como permissiva à aplicação indiscriminada de sanções e ao envio de armas. Essas iniciativas não conduzem à retomada adequada de um diálogo diplomático construtivo e correm o risco de aumentar ainda mais as tensões com consequências imprevisíveis para a região e além”.

“Não há nada a ganhar” com uma nova Guerra Fria, alertou o embaixador da China na ONU, Zhang Jun, depois de lembrar que a “mentalidade” desta época “baseada no confronto de blocos deve ser abandonada”. Aliada da Rússia, a China se absteve de votar uma resolução semelhante no Conselho de Segurança na sexta-feira passada.

Publicado no site G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *