• 8 de maio, 2024 21:08

A disputa eleitoral no Ceará e os diversos palanques que podem se concretizar

ByTarso Araújo

jul 30, 2021 #política

Por Tarso Araújo, editor do Leia Sempre

A eleição no Ceará no ano que vem pode ficar marcada pela formação de diversos palanques na chapa majoritária. Dizemos isto devido ao fato de que está cada vez mais se complicando o intricado xadrez da política local.

Para quem navega nessas águas revoltas é bom lembrar que a direita e a extrema-direita deve mesmo embarcar na candidatura do Capitão Vagner, que sonha em ser do Executivo ,seja na prefeitura de Fortaleza ou o Governo do Estado. Vagner se consolida como um nome do extremismo, tem ligações e deve defender a candidatura de Jair Bolsonaro (sem partido) que vai à reeleição.

No campo da base política do governador Camilo Santana (PT) aí a confusão toma conta. Camilo vai ter que definir seu futuro: se fica no PT ou vai para o PDT e embarca de vez no cirismo. Ao mesmo tempo, precisa Camilo decidir se permanece no governo ou se entrega o Ceará para Isolda Cela e disputa a eleição ao Senado Federal.

Ainda na sua base há três elementos de discórdia. O MDB de Eunício Oliveira e o próprio ex-senador mantém diálogo com o ex-presidente Lula, e sonha em disputar a vaga com apoio de Lula e do PT, e se Camilo reforçar seria o paraíso. Ao mesmo tempo, Eunício continua seu trabalho de articular o MDB e se for o caso prepara um plano B e disputa uma vaga na Câmara dos Deputados,  o que conseguiria sem maiores problemas. Por outro lado, tem o Partido dos Trabalhadores. A informação que temos é que o ex-presidente Lula já não concorda em reeditar o palanque para apoiar um nome ligado à Ciro Gomes ao governo do estado. O PT internamente está dividido, mas já há uma ala que defende chapa própria e rompimento com os Ferreiras Gomes. E a cada dia essa ala cresce.

E para fechar, o grupo de Ciro e Cid Gomes não tem interesse em fechar com o MDB de Eunício e quer emplacar um nome do PDT. O nome preferido de Ciro Gomes é do economista Mauro Filho. Já Camilo não concorda muito com essa possibilidade e já desfila com o também pedetista Evandro Leitão. Nos bastidores corre a informação que já existe um acordo entre Camilo e Cid de  que os nomes sairão da dupla Evandro Leitão e Mauro Filho.

Se isso se consolidar o governador Camilo Santana estaria finalmente decretando um rompimento com o petismo e com Lula.

Já a vantagem do PT e do MDB pode ser exatamente em escutar as opiniões de Lula. O presidenciável do PT está disparado na frente das intenções de voto no Ceará e cresce a avaliação na base de centro-esquerda ano Ceará de que um candidato a governador colado com Lula no mesmo palanque tem chances reais de estar no segundo turno da disputa. Aí surgem os nomes de Eunício Oliveira  que poderia ir para o segundo turno com Capitão Vagner ou esse setor PT/MDB ficaria com José Airton Cirilo que está nos cascos querendo ir para a disputa majoritária.

Portanto, podemos observar que os caminhos são muitos, diversos e só serão resolvidos com muita negociação e avaliação. Como isso vai ser resolvido na base aliada? Apenas o tempo vai dizer quais movimentações se concretizarão e como fica o quadro. Mas a indefinição existe, muitos acreditam, porém, que essa indefinição só será resolvida poucos dias antes do término do prazo das inscrições das chapas após as convenções. Ou seja,  muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *