• 9 de maio, 2024 12:22

Coluna Panorama Político com os bastidores da política. Por Tarso Araújo

ByTarso Araújo

abr 12, 2024

COLUNA PANORAMA POLÍTICO

THE BOOK IS ON THE TABLE

Em um inglês à lá Joel Santana, o senador cearense Eduardo Girão enviou um recado que ninguém entendeu bem para o “mister” Elon Musk. O senador se notabilizou em seu mandato pelo mais puro negacionismo e agora viralatismo. Uma coisa horrorosa. Projeto para as comunidades, populações e cidades que o elegeram senador simplesmente, nada. Detalhe: a frase acima é muito usada no início dos cursos de inglês, já que envolve o verbo to be e palavras comuns no cotidiano. E também se refere a quem nada ou quase nada sabe da língua inglesa.

ALGO INACREDITÁVEL

O senador Eduardo Girão assim como quase toda a bancada bolsonarista passou a semana defendendo um bilionário excêntrico que ajuda em sua rede social X (antigo Twitter) disseminar ódio, racismo e golpismo. A União Europeia, por exemplo, anunciou recentemente a abertura de uma “investigação formal” visando a rede social X por alegadas violações das regras europeias sobre moderação e transparência de conteúdo. Um senador defender esse tipo de comportamento do tal empresário é algo inacreditável.

 

SEM PODER MODERADOR

Somente mesmo no Brasil precisar o Supremo Tribunal Federal decidir se as Forças Armadas podem exercer ou não o papel de Poder Moderador. Não existe Poder Moderador no Brasil, mas há quem defenda essa aberração. Para terminar as dúvidas o STF decidiu que as forças armadas brasileiras não têm papel de Poder Moderador. Assim o STF entende que o artigo 142 da Constituição não permite qualquer interpretação que admita uma intervenção militar sobre os outros Três Poderes. Mais claro impossível.

AGINDO NA SURDINA

O deputado federal Artur Lira (PP/AL) vem agindo de forma conveniente sempre para ajudar a tal bancada bolsonarista. Exemplo disso é sua tática de criar um grupo de trabalho para debater a regulação das redes sociais no Brasil, assunto urgente, e de quebra ferir de morte a PL das Fake News que o bolsonarismo tem horror pois o projeto de lei impede a proliferação de fake news. Quem vê essa intenção de Lira fica claro que ele age para impedir que as fake news sejam proibidas e que não aconteça uma regulamentação. O bom é o paraíso das fake news do bolsonarismo em nome da liberdade de expressão.

PV SE ORGANIZANDO

O Partido Verde segue seu processo de organização na Região do Cariri. Em Juazeiro do Norte a legenda tem atualmente cinco pré-candidatos a vereador que irão compor a chapa proporcional da Federação da Esperança articulada num trabalho conjunto do PT, PC do B e do PV, com a orientação do pré-candidato a prefeito da federação, Fernando Santana (PT).

FORTALECENDO O PT

A vereadora Jaqueline Gouveia que estava no MDB se filiou recentemente no Partido dos Trabalhadores. Essa filiação fortalece o PT e assim o partido fica com 3 vereadores na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Jaqueline faz trabalho reconhecido em defesa da causa animal.

UM SINDICALISTA NO PT 

Outro nome que se filiou ao PT foi o vereador Bilinha (Willian Basílio), que é reconhecido por seu trabalho na diretoria do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro do Norte. Bilinha enquanto diretor do sindicato sempre fez trabalho na área do esporte e ganhou enorme popularidade.

MUDANDO DE LEGENDA

O vereador Fábio do Gás resolveu se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Com essa mudança, Fábio do Gás deixou a Rede Sustentabilidade e dá sinais de que não mais apoiará a gestão de Glêdson Bezerra (Podemos). Na pauta do vereador neste restante de mandato em 2024 temas como saúde pública, educação e emprego farão parte de suas propostas e ações.

DEU ERRADO

O prefeito de Araripe, Cícero de Deus (PDT) recebeu recomendação da desaprovação das contas de governo relativas ao exercício financeiro de 2021. O parecer foi emitido pelo Ministério Público de Contas (MPC) e assinado pela conselheira Patrícia Saboya. De acordo com o parecer o prefeito de Araripe gastou pouco em educação e excedeu os gastos com pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *