• 27 de abril, 2024 07:29

Caminhos do Horto celebra dois anos de Cultura e Sustentabilidade no coração do Cariri

ByTarso Araújo

mar 27, 2024

Com programação gratuita marcando seu aniversário, o equipamento destaca a integração de educação ambiental, turismo devocional e preservação cultural em Juazeiro do Norte

Há dois anos o Complexo Ambiental Caminhos do Horto potencializa uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional, se tornando um marco para o desenvolvimento sustentável e para preservação da rica cultura do Cariri cearense. Como forma de celebrar essa trajetória, nesta quinta-feira (28/03), a partir das 13h, acontecerá a programação gratuita de aniversário do Equipamento, que está localizado no bairro Horto, em Juazeiro do Norte.

“Nossa programação e o teleférico são verdadeiras janelas para a beleza e devoção ao Padre Cícero no Cariri e no Brasil, simbolizando a integração entre o sagrado e o natural, oferecendo aos visitantes vistas inesquecíveis e um convite à reflexão sobre a nossa rica herança cultural. É com orgulho que vemos o Caminhos do Horto crescer, fortalecendo laços comunitários e promovendo uma vivência cultural e ambiental única para todos.”, ressalta Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará.

Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o espaço recebeu mais de 576 mil visitantes entre 2022 e fevereiro de 2024, apenas no Teleférico.

“Ao celebrar mais um ano do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, reafirmamos nossa missão de harmonizar cultura, meio ambiente e desenvolvimento regional, no coração de Juazeiro do Norte. Este espaço não apenas honra a força da fé da população nordestina, mas se destaca como um vetor de desenvolvimento sustentável, educação e turismo cultural no Cariri.”, afirma Rachel Gadelha, diretora presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Caminhos do Horto em números

Integrando turismo, educação ambiental e expressões culturais, o Complexo Ambiental Caminho do Horto recebeu mais de 1.400 pessoas em suas programações formativas, que somaram mais de 800 horas-aula, desde agosto de 2022, quando iniciaram as Ações de Formação.

Sobre as Ações de Difusão/Fruição, foram realizadas mais de 43 atividades artísticas de diversas linguagens, organizadas pelo Caminhos do Horto e parceiros. Esses momentos receberam mais de 64.797 participantes.

Em relação ao Teleférico, mais de 576 mil pessoas vivenciaram as belezas da paisagem local por meio do passeio nos bondinhos, entre 2022 e fevereiro de 2024.

Programação de aniversário

Para comemorar o aniversário de dois anos do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, haverá uma programação que integra música, artes visuais, mesa temática, expressões da cultura tradicional popular, além de feira gastronômica e de artesanato. A celebração também irá dispor do funcionamento gratuito do Teleférico para o público em geral, das 13h às 20h30.

Quem estiver presente poderá contemplar uma variedade de atividades, usufruindo um pouco do dia a dia que visitantes e moradores aproveitam por meio da fé, cultura e natureza.

As comemorações iniciam com a abertura das exposições fotográficas “Romeiros” e “O povo que dança com Deus”, do artista Di Freitas.

Em seguida, o gestor cultural, pesquisador das tradições populares e um dos criadores do conceito de Museus Orgânicos, Alemberg Quindins, e a Doutora em História Social, Professora Associada do Departamento de História da URCA e pesquisadora da Cultura e Religiosidade popular, Fátima Pinho, participam da mesa “Natureza, Cultura e Turismo: bendito patrimônio da Colina do Horto”. Essa atividade será mediada pelo gestor executivo do Caminhos do Horto, além de Educador social e ambientalista, Ricardo Borges.

Na sequência, o público contempla a apresentação da Orquestra Solibel Jovem, que traz em seu trabalho os principais aspectos e características da música nordestina, unidas ao jazz, samba e brega, trazendo sonoridades únicas dentro de cada repertório escolhido.

Dando continuidade, a Banda Cabaçal Padre Cícero, uma das bandas cabaçais mais tradicionais do Cariri cearense, apresenta seu repertório por meio de instrumentos confeccionados pelos próprios músicos, uma arte centenária em que as próprias ferramentas são construídas pelos artesãos.

As Guerreiras Santa Madalena também irão encantar o público. A manifestação popular, na região do Cariri, é a fusão de reisados e guerreiros alagoanos.

A noite da quinta-feira culmina com o show da dupla Rafael e Gabriel, irmãos juazeirenses, conhecidos como Os Meninos do Cariri. Eles trazem conceitos que dialogam com o forró e o sertanejo.

Em paralelo a essa programação, os visitantes poderão usufruir de feirinhas, food truck e parquinho. As atividades acontecem entre os espaços da Estação Monsenhor Murilo (estação inferior) e da Estação Beata Maria de Araújo (estação superior).

Sobre o Complexo Ambiental Caminhos do Horto

Idealizado com o propósito de integrar cultura e meio ambiente, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto potencializa a diversidade e os ativos criativos e econômicos da região do Cariri cearense.

Situado no bairro Horto, em Juazeiro do Norte, o Equipamento tem como fio condutor os caminhos da tradição, do desenvolvimento e da preservação. Por isso, trabalha de forma transversal, junto à comunidade do Horto, estabelecendo diretrizes enquanto um centro cultural e ambiental que promove ações formativas e de fruição artística em diversos pontos e parceiros, deixando suas marcas no imaginário do povo caririense.

Junto a isso, temos o Teleférico, que proporciona uma vivência encantadora para desfrutar das belezas da paisagem local e da fé no Padre Cícero, um símbolo religioso e cultural em todo o Brasil. É uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”, que se descortina por meio do passeio nos bondinhos.

O Horto é um lugar sagrado para os fiéis, mas também é um espaço natural exuberante e com grande potencial para o turismo cultural. A partir disso, o Equipamento fortalece essa vocação, oferecendo ao visitante uma experiência completa que une fé, cultura e natureza, contribuindo com o reforço ao turismo sustentável, ao pertencimento, ao patrimônio e ao desenvolvimento social, respeitando as tradições e a história local.

Com foco no ecoturismo cultural e de experiência, o Equipamento envolve o trajeto até a Colina do Horto pelo Teleférico, que vai desde a Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto até a Estação Beata Maria de Araújo, contemplando a Trilha do Santo Sepulcro e demais atrativos da Colina. Essa atividade acontece por intermédio de mediadores que levam pessoas que estudam nas redes pública e privada de ensino, e demais visitantes, para apreciar a beleza cênica, bem como usufruir do contato com a natureza, impulsionando a consciência pela preservação e o desejo de mais conhecimento sobre este ambiente natural tão rico.

O Caminhos do Horto também alinha-se à tradição, à religiosidade e à cultura popular tradicional, possibilitando à população a oportunidade de vivenciar práticas que são passadas de uma geração para outra de forma mais tradicional. Para isso, é possível uma elaboração e divulgação de roteiros para visitantes que queiram ir à Colina do Horto, com foco na preservação histórica, cultural e patrimonial, a partir de roteiros guiados por toda a ladeira do Horto, com 2,3 km, e paradas para visitação em locais como a Casa da Mãe Dodô, Pedra do Joelho, Casa de artesãos e Mestres da Cultura, ao longo da subida ou descida da ladeira. O roteiro pode incluir, ainda, passagem pela Lira Nordestina, referência da história do Cariri e da produção de Cordel e Xilogravura no Brasil.

Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Complexo Ambiental Caminhos do Horto se torna um farol de gestão centrado nas pessoas, seguindo na missão de garantir o acesso dos caririenses aos seus direitos culturais.

A união do turismo, educação ambiental e expressões culturais é um exemplo de harmonia e eficácia. Essa sinergia não apenas enriquece Juazeiro do Norte, mas também impulsiona o crescimento social e econômico de toda a região.

PROGRAMAÇÃO – ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS

13h às 20h30 – Funcionamento gratuito do Teleférico (último embarque: 20h20)

14h – Abertura das exposições fotográficas “Romeiros” e “O povo que dança com Deus” – Artista: Di Freitas

*A exposição Romeiros será na Estação Monsenhor Murilo, e a exposição “O povo que dança com Deus”, na Estação Beata Maria de Araújo.

14h30 – Mesa temática –  Natureza, Cultura e Turismo: bendito patrimônio da Colina do Horto – com Alemberg Quindins e Profa. Dra. Fátima Pinho. Mediação: Ricardo Borges

16h30 – Encerramento da mesa

17h – Orquestra Solibel Jovem

18h – Banda Cabaçal Padre Cícero – Mestre Domingos

18h30 – Guerreiras Santa Madalena – Mestra Iara

19h – Rafael e Gabriel

17h às 20h30 – Feirinhas, Food Truck e Parquinho

SERVIÇO

Aniversário 2 Anos Complexo Ambiental Caminhos do Horto

Data: 28 de março, quinta-feira
Horário: a partir das 13h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *