• 27 de abril, 2024 07:30

Governo do Ceará anuncia homenageados com a Medalha da Abolição 2024

ByTarso Araújo

mar 26, 2024

Reconhecida como a mais alta honraria do Estado, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta segunda-feira (25), Data Magna do Ceará, os nomes dos seis homenageados da edição de 2024 da Medalha da Abolição. São eles: o ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana; o produtor e diretor de cinema, Luiz Carlos Barreto; o escritor e jornalista, Lira Neto; o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; a empresária Ana Lúcia Bastos Mota; e a Congregação Franciscana de Canindé.

O governador Elmano de Freitas, enfatizou a relevância da homenagem prestada através da Medalha da Abolição. “A outorga é um reconhecimento às relevantes contribuições prestadas ao nosso estado em diversas áreas, política, econômica, social, cultural e religiosa, e será concedida a cinco personalidades e uma instituição neste ano”, pontuou.

A comenda, que homenageia personalidades de destaque que contribuem para o desenvolvimento social do Ceará, recebe esse nome em alusão à nossa Data Magna, 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, – reconhecido como Dragão do Mar – mobilizou colegas a se insurgirem contra o transporte de escravizados para o Sul do país. A ação tornou o Ceará a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no Brasil.

Além do anúncio, nas suas redes sociais, o governador cearense também reforçou a importância deste feito e da celebração da data. “Que orgulho celebrar o pioneirismo do nosso estado ao abolir a escravidão quatro anos antes do restante do Brasil. Que a bravura e a resistência do nosso povo nos inspire a continuar lutando por um Brasil justo, democrático e livre”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *