• 27 de abril, 2024 06:18

Bolsonaro foi para asilo na embaixada húngara 1 hora após convocar manifestação

ByTarso Araújo

mar 26, 2024

No último dia 12 de fevereiro, uma hora antes de correr para a Embaixada da Hungria em Brasília onde passou cerca de dois dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o X, antigo Twitter, para convocar seus apoiadores para a manifestação ocorrida na Avenida Paulista no dia 25 do mesmo mês. Exatamente 63 minutos depois da postagem as câmeras da embaixada gravavam sua entrada no local.

A postagem foi resgatada por matéria da Folha, publicada nesta segunda-feira (25), que apurou o horário que a publicação foi ao ar: 20h34. Já a reportagem do The New York Times mostrou que Bolsonaro entrou na embaixada húngara em Brasília exatamente às 21h37 da mesma data.

Quatro dias antes, a Polícia Federal confiscou os passaportes do ex-presidente. A medida veio no âmbito das investigações que apuram a trama golpista que buscava impedir a posse de Lula (PT) e mantê-lo no poder.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal já falam abertamente sobre a decretação da prisão preventiva do ex-presidente após a revelação do The New York Times de que o líder da extrema direita brasileira passou dois dias instalado na embaixada da Hungria e ver dois de seus assessores mais próximos serem presos, no início de fevereiro.

Como não pode deixar o país de maneira alguma, a ida à embaixada, que é considerado um território estrangeiro segundo o princípio da extraterritorialidade, é vista amplamente como uma fuga. Na prática, avaliam juristas e analistas políticos, Bolsonaro estaria empreendendo um pedido de asilo político para o presidente húngaro Viktor Orbán, seu amigo pessoal e também liderança de extrema direita.

Há algumas horas, a Polícia Federal confirmou que instaurou um inquérito para apurar a ida de Bolsonaro para a embaixada da Hungria. Os federais pretendem juntar elementos para mostrar que a atitude do ex-presidente configurou uma saída, na prática, do país e que o colocou por algum tempo fora do raio de ação das autoridades, o que pode resultar num pedido de prisão preventiva à Justiça.

 

fonmte: Revista Fórum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *