• 27 de abril, 2024 04:30

Relatora da ONU fala pela 1ª vez em genocídio contra o povo palestino e pede embargo de armas para Israel

ByTarso Araújo

mar 25, 2024

Francesa Albanese, relatora da ONU sobre os territórios palestinos ocupados, emitiu um relatório nesta segunda-feira (25) acusando Israel de perpetrar um genocídio contra os palestinos em Gaza. Este é o primeiro informe no âmbito da ONU a abordar explicitamente a existência desse crime. Segundo a coluna do jornalista Jamil Chade, do UOL, Albanese pede no documento que “os responsáveis sejam levados à Justiça e que um embargo de armas seja estabelecido contra Israel”. Também nesta segunda-feira, a ONU aprovou pela primeira vez uma resolução sobre a necessidade de um cessar-fogo imediato para o conflito que já matou mais de 32 mil palestinos.

“A natureza e a escala avassaladoras do ataque de Israel a Gaza e as condições destrutivas de vida que ele infligiu revelam a intenção de destruir fisicamente os palestinos como um grupo”, diz um trecho do relatório. Ainda segundo Chade, o documento considera “que há motivos razoáveis para acreditar que o limite que indica o cometimento dos seguintes atos de genocídio contra os palestinos em Gaza foi atingido”. “Os atos genocidas foram aprovados e efetivados após declarações de intenção genocida emitidas por altos funcionários militares e do governo”, afirmou Albanese.

O relatório também critica Israel por sua abordagem distorcida das leis internacionais durante o conflito, rotulando indiscriminadamente toda a população palestina e sua infraestrutura como “terrorista” ou “apoiadora do terrorismo”, justificando assim os ataques generalizados. Segundo Albanese, “nenhum palestino em Gaza está seguro” devido a essa política.

Ainda segundo a relatora, “por mais de sete décadas, esse processo sufocou o povo palestino como um grupo – demográfica, cultural, econômica e politicamente -, buscando deslocá-lo e expropriar e controlar suas terras e recursos. A Nakba em andamento deve ser interrompida e remediada de uma vez por todas. Esse é um imperativo devido às vítimas dessa tragédia altamente evitável e às gerações futuras dessa terra”.

 

Fonte: Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *