• 9 de maio, 2024 05:15

Prefeito Italo Brito orienta sua base a se desfiliar do PP e fortalecer partidos como PT, PV e PC do B

ByTarso Araújo

mar 20, 2024

O prefeito de Nova Olinda, Ceará, Italo Brito (PT), surpreendeu seus correligionários e eleitores ao anunciar em suas redes sociais neste domingo, dia 17, que orienta os vereadores e demais membros do Partido Progressista (PP) que fazem parte da sua base política a deixarem a sigla. O partido tem oito vereadores. O próprio prefeito e a vice-prefeita já se desfiliaram do Progressistas e devem ser acompanhados pelos vereadores. A decisão, segundo o prefeito, foi motivada pela falta de alinhamento do partido com o governo federal, assim como, das lideranças estaduais com o projeto municipal.

Segundo o prefeito, a orientação para sair do PP se deve ao fato de que o partido não está em sintonia com os ideais dos governos Lula e Elmano, os quais ele apoia e pretende fortalecer em sua gestão. A posição do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, de que o partido é de oposição ao governo petista, foi o que mais influenciou na decisão de Italo Brito.

Para manter a coerência política e fortalecer seu projeto de governo, o prefeito está formando um bloco de alianças com os partidos de esquerda PT, PCdoB, PV, Rede e Psol, além do PSB, que estão em sintonia com as propostas dos governos Lula e Elmano. Além disso, a filiação da vice-prefeita Marieta no PSD, partido que faz parte da base governista nacionalmente, também foi um passo importante nesse novo cenário político.

Com a saída dos 8 vereadores eleitos pelo PP na última eleição, a base do prefeito Italo Brito se reorganiza e busca novas alianças para garantir a implementação de suas políticas públicas e projetos para o município. A decisão de abandonar o PP demonstra a determinação do prefeito em buscar apoio político que esteja alinhado com seus valores e compromissos com a população tendo a federação PT-PcdoB-PV como o carro chefe.

A saída do grupo político do prefeito do partido Progressistas o transforma em uma sigla sem representação na Camara de Vereadores onde detinha a maior bancada e hoje se torna um partido nanico, sem expressão política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *