• 27 de abril, 2024 06:36

Ministério Público determina que o município de Juazeiro do Norte apresente providências quanto a eventuais irregularidades no conselho fiscalizador dos recursos do Fundeb

ByTarso Araújo

mar 7, 2024

 

Após determinação do órgão ministerial o presidente do conselho municipal do FUNDEB de Jauzeiro do Norte renunciou do cargo. Saiba mais sobre esse fato.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) entrou com uma representação junto ao Ministério Público Estadual do Ceará com o intuito de contestar a designação de integrantes da Câmara de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento das Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB) do Conselho Municipal de Educação.

Para o bem da sociedade e do bem público é fundamental que toda e qualquer gestão municipal seja fiscalizada e os órgãos fiscalizadores devem funcionar com isenção e como preconiza regras as leis.

Por conta disso, e sabedor de irregularidades cometidas, o SISEMJUN entrou com uma reclamação para que quem tivesse de forma ilegal no conselho fosse retirado. De acordo com a reclamação do sindicato, dois conselheiros com cargos comissionados na Prefeitura não poderiam estar no dito conselho.

Após a denúncia o Ministério Público do Ceará emitiu Notícia de Fato para ter total conhecimento das circunstâncias das nomeações e de eventuais ilegalidades nesses fatos contestados pelo sindicato.

Ao final, o MP solicitou providências por parte da municipalidade responsável pelas nomeações, o que de fato já aconteceu. O Conselho Municipal de educação já comunicou ao MP a renúncia dos ditos conselheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *