• 9 de maio, 2024 10:09

Balanço Econômico 2023:os principais acontecimentos que marcaram a economia e os negócios no Brasil

ByTarso Araújo

dez 29, 2023

O ano de 2023 foi marcado por uma série de eventos e tendências que impactaram significativamente a economia brasileira e o cenário empresarial. Desde desafios econômicos até avanços tecnológicos, vamos explorar os principais fatos que moldaram o mundo dos negócios e a economia do Brasil ao longo deste ano.

 

Recuperação do salário mínimo

O salário mínimo brasileiro começou agora em 2023 a retomar seu poder de compra de anos anteriores. A partir de 1º de janeiro de 2024, o salário mínimo (SM) oficial do Brasil será de R$ 1.412,00, o que representa ganho real de 5,77%, quando se leva em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC/IBGE) para o período de maio, mês em que houve o último reajuste, a dezembro de 2023.

 

Recuperação pós-pandemia e desafios econômicos

O Brasil continuou a sua jornada de recuperação econômica pós-pandemia em 2023. O crescimento gradual foi impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo o avanço da vacinação, medidas de estímulo econômico e a retomada de setores-chave. O ano de 2023 deve terminar com crescimento de 3% do produto interno bruto (PIB). É o que aponta o último relatório de acompanhamento da Instituição Fiscal Independente (IFI)

 

Inflação e Política Monetária

A questão da inflação permaneceu como um ponto de atenção. O Banco Central sob comando de Campos Neto foi um entrave, mas a taxa de juros nos últimos meses vem caindo. O governo Lula de uma forma ou de outra acabou por derrotar as investidas de Campos Neto contra as medidas positivas do atual governo no campo da economia.  O Brasil avançou, cresceu e ficou como a nona maior economia do mundo em 2023.

 

Tecnologia e transformação digital

O ecossistema de startups no Brasil floresceu em 2023, com um aumento significativo no número de empresas inovadoras e atração de investimentos. Setores como fintechs, healthtechs e agritechs foram protagonistas na busca por soluções disruptivas.

 

5G e Conectividade

O leilão do espectro 5G impulsionou a agenda de conectividade no Brasil. A implementação dessa tecnologia promete transformar setores como telecomunicações, indústria, agricultura e serviços, impulsionando a eficiência e a competitividade.

 

Desafios no setor financeiro e reformas estruturais

O governo Lula buscou implementar reformas estruturais para impulsionar a economia e atrair investimentos. Medidas de desburocratização, simplificação tributária e atração de capital estrangeiro foram debatidas como parte de uma estratégia mais ampla.

 

Mercado de trabalho e novas formas de empregabilidade

A dinâmica do mercado de trabalho continuou a evoluir, com a flexibilidade no trabalho ganhando destaque. Modelos de emprego remoto e novas formas de contratação trouxeram desafios e oportunidades para trabalhadores e empresas. O desemprego diminuiu e o salário passa de 1.400 reais a partir de fevereiro do ano que vem.

 

Desafios na redução da desigualdade de gênero e racial

A busca por equidade de gênero e racial no ambiente de trabalho tornou-se uma pauta relevante. Empresas adotaram medidas para promover a diversidade e inclusão, reconhecendo a importância de ambientes mais representativos e igualitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *