• 20 de maio, 2024 05:20

Desmatamento nunca mais

ByTarso Araújo

mar 31, 2023

EDITORIAL
Jornal Leia Sempre Brasil
edição 158 – 31.3.2023

Desmatamento nunca mais

O desmatamento no Brasil ou no mundo inteiro, via de regra vem se transformando em problema que precisa ser debatido e resolvido. As sociedades se mobilizam nos dias atuais para debater esse tema e evitar a piora do quadro do desmatamento e do clima.

Mas, no Brasil, a situação foi bem diferente durante o governo Bolsonaro. Um estudo divulgado nesta semana pelo Observatório do Clima apontou que no período de 2019 a 2022 o desmatamento aumentou no Brasil em 60 por cento.

Outras evidências foram apontadas pelo relatório do Observatório do Clima, como, por exemplo, que nesse período se deu a maior alta nas emissões de gases estufa em 19 anos e uma redução de quase 40% nas multas por desmatamento na Amazônia, o que comprova o trabalho do governo Bolsonaro em desmantelar qualquer tipo de fiscalização no Brasil, seja ambiental ou trabalhista.

Outros fatores também foram apontados. Na era Bolsonaro não se deu a demarcação de terras indígenas houve um aumento de 212% nas invasões e de 125% no garimpo em Terras Indígenas.

A ausência de políticas de Bolsonaro somada à sanha de destruir os territórios indígenas, levou o Observatório do Clima a considerar que Bolsonaro rasgou a agenda do meio ambiente e, mais, ainda, a entidade cobra punições aos responsáveis por esse descaso.
Sintomático, o nome do relatório do Observatório é “Nunca Mais Outra Vez”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *