• 9 de maio, 2024 20:02

Lula critica o semipresidencialismo de Artur Lira

ByDudu Correia

mar 22, 2022

Lula repudia semipresidencialismo, o mais novo golpe contra o povo

“Você elege um presidente, pensa que o presidente vai governar, mas quem vai governar é a Câmara, com um orçamento secreto para comprar o voto dos deputados”, denunciou Lula

PT Nacional 

O golpismo do presidente da Câmara, Arthur Lira, que criou um grupo de trabalho para discutir a implementação do semipresidencialismo no país, foi duramente criticado pelo ex-presidente Lula neste final de semana.

Durante o ato de filiação de Roberto Requião ao PT, na sexta-feira (18), Lula condenou o mais novo ataque à democracia e à soberania do povo brasileiro: a transformação do presidente em uma figura decorativa, submetido ao poder de um primeiro-ministro indicado pelo Congresso Nacional.

“Vocês estão acompanhando o que está acontecendo no Congresso Nacional”, afirmou Lula.

“Vi uma matéria [informando] que o presidente da Câmara criou uma comissão especial para aprovar o semipresidencialimo. Tentaram aprovar o parlamentarismo e nós, com o povo brasileiro, derrotamos eles duas vezes”, lembrou.

“Vão tentar fazer uma mudança na Constituição para tentar criar o semipresidencialismo”, explicou Lula.

“Você elege um presidente, pensa que o presidente vai governar, mas quem vai governar é a Câmara, através do presidente e dos deputados, com um orçamento secreto para comprar o voto dos deputados”, denunciou.

“Esse orçamento secreto é a maior vergonha que esse país já teve”, sentenciou. “Agora, só podem estar com medo da nossa volta”.

“Lula falou a verdade sobre o Congresso Nacional”, declarou a presidenta Nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PR), pelo Twitter.

“Os bilhões distribuídos via orçamento secreto, entrega do patrimônio público com privatizações, reformas que retiram direitos do povo e agora preparação de um novo golpe com semipresidencialismo. Onde está a ofensa ou desinformação?”, questionou a petista.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *