• 13 de maio, 2024 04:45

Daciane Barreto vai conceder entrevista a TV Leia Sempre Brasil falando sobre a luta, avanços e desafios das mulheres no Ceará e no Brasil

ByDudu Correia

mar 9, 2022

Nesta quinta-feira, 10, na TV Leia Sempre Brasil no Youtube teremos um momento especial para debater a luta das mulheres no Ceará e no Brasil.

Na Live Especial com a historiadora e escritora Íris Tavares teremos como convidada Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará.

A live especial começa às 19 horas desta quinta, 10, tendo como mediador dos debates tarso Araújo, editor do Leia Sempre.

Daciane Barreto e Íris Tavares poderão falar sobre a luta das mulheres no Ceará e no Brasil, os avanços e conquistas dos movimentos de mulheres e o governo federal atual que atua retirando direitos das mulheres e do povo brasileiro de forma geral.

 

Não deixe de assistir: Quinta-feira, 10/3, a partir das 19 horas

Link: https://www.youtube.com/c/LeiaSempreBrasil

 

UM POUCO SOBRE DACIANE BARRETO

Daciane Barreto nasceu quebrando expectativas. Em 1955, a conservadora família de Barbalha, na Região do Cariri, esperava que a primeira criança a nascer fosse menino. O primogênito deveria ser homem e capaz de nortear o trilho dos outros filhos que viriam. “Foi o rompimento patriarcal inicial e, depois dele, uma sequência que me tornou o que sou hoje”. Daciane sempre foi um ponto fora da curva na pacata cidade do Interior. Com 13 anos já se “embiocava” dentro dos coletivos feministas. Queria entender como aconteciam as revoluções, os motivos que levavam a uma sociedade tão desnivelada quando se tratava de questão de gênero e o que realmente moldava as diferenças entre homens e mulheres. Procurava compreender o mundo em que vivia. E mais do que isso: ela também queria se perceber.

A trajetória de Daciane a transformou em uma das feministas mais respeitadas do Ceará, tanto pelo seu histórico de mobilizações quanto pelo incessante trabalho em reverberar as vozes de milhares de mulheres. Atualmente, ela integra a equipe da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Ceará e reforça a importância em permanecer firme aos princípios que sempre a incentivaram a ver os rompimentos como algo bom. “A gente não quer somente que violência amenize. Isso seria muito pouco. Nós temos que extirpar a violência da sociedade. Nós sabemos que gênero é uma construção social, econômica politica e cultural. Temos que desconstruir inúmeros conceitos, quebrar amarras, e ir construindo entendimentos. Eu entendo que a luta é longa, histórica, mas ela não termina hoje”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *