• 19 de maio, 2024 23:02

EDITORIAL – A importância da Casa da Mulher Cearense no interior do estado

ByDudu Correia

fev 18, 2022

A importância da Casa da Mulher Cearense no interior do estado

A luta das mulheres brasileiras contra a violência que as atinge e em defesa de seus direitos tem um longo relato. Muitas foram as mulheres que deram suas vidas para que o conjunto das mulheres tivessem direitos garantidos como o de trabalhar, votar e não sofrer preconceito quanto ao salário a receber pela mesma função exercida por um homem.

Mas a luta da mulher não se resume a buscar seus direitos. Há ainda a violência que atinge mulheres Brasil afora. É bom lembrar ainda que nesse momento em que o Brasil vive uma pandemia a violência doméstica contra mulheres aumentou.

A Região do Cariri desde há muito tempo vem dando o péssimo exemplo pelos casos de assassinatos de mulheres. Portanto, quando falamos em direito devemos lembrar ainda que um dos mais elementares direitos da pessoa humana é sua integridade física.

Daí porque são fundamentais políticas públicas para coibir a violência, proteger e acolher a mulher vítima dessa endêmica violência.

Portanto, é importante a conclusão da construção da Casa da Mulher Cearense que será inaugurada em março deste ano na cidade de Juazeiro do Norte. Outras duas casas vêm sendo construídas ainda pelo Governo do Estado nas cidades de Sobral, Região Norte e Quixadá, no sertão central cearense.

A Casa da Mulher Cearense tem a função de “fortalecimento da política pública de enfrentamento à violência contra a mulher”, falou recentemente a titular da SPS – Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, responsável pela manutenção desse espaço de cidadania.

Esses equipamentos que serão construídos devem funcionar como centros de atendimento humanizado e especializado à mulher em situação de violência.

Não resolvem de todo o problema, mas se soma as iniciativas positivas em defesa da mulher e contra a violência que atinge mulheres no Ceará e na Região do Cariri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *