• 19 de maio, 2024 22:56

As chuvas de março se antecipam e caem em fevereiro. Por Bernardo Melgaço

ByDudu Correia

fev 18, 2022

AS CHUVAS DE MARÇO SE ANTECIPAM E CAEM EM FEVEREIRO

Prof. Dr. Bernardo Melgaço da Silva,
Iogue da linha Prema Yoga de Sathya Sai Baba

Hoje, é o segundo dia de tempestade na região serrana de Petrópolis e Teresópolis. Ontem na subida da serra de Teresópolis a tempestade transformou a cidade de Guapimirim num verdadeiro rio caudaloso. Hoje, foi a vez da cidade imperial de Petrópolis. Houve deslizamentos de encostas, desabamentos e mortes por causa da chuva intensa.
Infelizmente são regiões espremidas pelos morros e rios. A água da chuva não tem para onde escoar. O povo humilde que constrói seus imóveis nas encostas está pagando o preço de uma tragédia anunciada.
Eu sou testemunha da força da natureza que impiedosamente atravessa os espaços mal ocupados e mal planejados pelo homem. A natureza segue suas próprias leis naturais e o homem sofre porque não respeita essas leis.
O que deveria ser uma cidade planejada e visitada pelos seus encantos, passa a ser uma cidade mal administrada no tocante ao solo e subsolo. Matas destruídas, rios estrangulados e ocupação desordenada do solo. Essas são as causas das tragédias “naturais”. Carros ocupados por pessoas com pessoas são arrastados como se fossem barquinhos de papel lançados por uma criança em sua brincadeira inocente.
A vida humana pede socorro nesses lugares onde o capital é a lógica dominante dos políticos sem visão e sensibilidade.
Nesse momento, centenas ou milhares de pessoas estão desalojadas, molhadas e aterrorizadas diante do poder da natureza que pede e quer de volta seu espaço ocupado pelo homem ignorante das leis naturais.
E assim, a história continua se repetindo: tragédias, tragédias e tragédias ceifando vidas e sonhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *