• 18 de maio, 2024 08:05

PANORAMA POLÍTICO: Coluna semanal no jornal Leia Sempre com os bastidores da política. Por Tarso Araújo

ByTarso Araújo

ago 13, 2021 #Cariri

PANORAMA POLÍTICO

POR TARSO ARAUJO

 

 BOLSONARO E SEU GOLPE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a semana inteira esticando a baladeira. Ou seja, joga para todo lado, atinge adversários com acusações e acusa sem provas. Ademais, persegue seu sonho de dar um golpe e, para isso, faz até blefar. E o blefe nesta semana saiu caro para o contribuinte que paga a farra com dinheiro público para desfiles militares, e,  ao mesmo tempo, sai caro para o povo brasileiro que se vê constantemente ameaçado de um golpe que simplesmente vai bem longe de existir.

 BOLSONARO INDO PARA A ELEIÇÃO

A eleição presidencial de 2022 está vindo por aí e está indefinida. Bolsonaro sabe que não tem como dar golpe e se prepara para a eleição daí porque está numa política de arregimentar forças e se apresentar como candidato antissistema. Vai unir todo esse perfil de gente que o segue nas redes sociais e tentar derrotar o favorito, que é Lula. Vai ser uma luta das mais difíceis para ambos os lados. Bolsonaro, lembrem-se controla o governo e o caixa.

 UMA ESQUERDA DESUNIDA E CONFUSA

A esquerda brasileira tem um dado óbvio à sua frente, mas parece não estar vendo. Tem na sua frente o fato de que não controla as forças estatais, não tem apoio da mídia nem das corporações. O que tem a seu lado é o povo, os trabalhadores, os movimentos sociais e populares. Deveria estar mobilizando o povo em torno de bandeiras como mais empregos, melhores salários e fim da retirada de direitos. Mas opta pela paralisia e pela confusão nas ações que deveriam ser feitas no momento presente.

E HAJA CORTINA DE FUMAÇA

Os estrategistas de Jari Bolsonaro (sem partido) terão muito trabalho daqui para frente. Tem muita fumaça para ser solta e esconder as mazelas que os brasileiros vêm vivendo por conta do governo. Aumento nos preços dos alimentos, mais carestia, o desemprego aumentando e assombrando famílias e um aumento nas tarifas como luz e gasolina. Ou seja, enquanto as cortinas de fumaças estouram os brasileiros continuam passando fome e desempregados.

AS MALDADES DE MILTON RIBEIRO

Cerimônia de posse do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O ministro da educação Milton Ribeiro não é um idiota ao dizer que a universidade brasileira deveria ser para poucos. Esse pensamento reflete muito bem o atual presidente e seu governo que que transforma o brasileiro em um cidadão de segunda classe, aprovando leis que retiram direitos trabalhistas e dificultando o acesso dos pobres e dos trabalhadores ao ensino superior. É discurso de quem realmente sabe o que faz nesse processo de empobrecer o povo e deixar a ampla maioria da sociedade até e mesmo sem educação e sem escola. É massacre combinado, controlado e feito com método. Ele não é idiota é um higienista.

Foto: Agência Brasil

 O ACERTO DE MÁRCIA TIBURI

No Twitter da professora e escritora Márcia Tiburi, autora do livro “Como conversar com um fascista” uma definição do tal desfile de  tanques de Bolsonaro: –  “O desfile matinal dos tanques de guerra combinou com o governo: feios, antiquados, ferro velho de 64, anti ecológicos, cafonas, inúteis, ameaçadores, promovendo o pavor e a vergonha alheia ao mesmo tempo. Parabéns aos milicos e ao presidente lambe-botas que os representa”.

O MINISTRO DA DEFESA É GOLPISTA

O general Braga Neto foi um dos responsáveis pela tanqueada da última terça-feira, 10, em Brasília.  É o mesmo que mandou recado para Artur Lira (PP/AL) dizendo que se não fosse aprovado o voto impresso não teria eleição em 2022. Isso demonstra o grau de atraso político que se dá em grande parte das nossas forças armadas. A tal luta dos militares contra os comunistas é a grande chave para qualquer tipo de ação contra a democracia. Isso é um perigo. Foi patético o que aconteceu, mas muito perigoso.

DEBATENDO TRANSPORTE COLETIVO

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, requereu a realização de Audiência Pública para debater a situação dos transportes coletivos no Maciço de Baturité. Há um ano o Maciço está sem transporte coletivo, o mesmo sendo desempenhado de forma precária, somente através do transporte complementar.

MOURÃO ROMPENDO COM BOLSONARO

Tudo caminha para um rompimento entre Jair Bolsonaro e o vice general Mourão. Na tentativa de pressionar a Câmara dos Deputados com apoio dos militares general Mourão preferiu não ir e não se associar a esse tipo de manobra política desastrosa do presidente da República. Há quem diga em Brasília que os dois já estão rompidos.

GUIMARÃES E O NOVO BOLSA FAMÍLIA

????????????????????????????????????

O vice-líder da Minoria na Câmara  dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), apresentou emenda à Medida Provisória do “novo Bolsa Família” em que defende o valor mínimo de R$ 600 para o benefício. “É indiscutível que o Estado brasileiro deve caminhar rumo a um novo patamar de proteção social mínima à parcela da população que se encontra mais vulnerável, mas tal mudança deve acompanhar a real necessidade dos brasileiros”, argumenta o parlamentar.

 Foto: Saulo Cruz/Agência Câmara/VEJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *