• 8 de maio, 2024 01:31

TRE-CE marca julgamento de Glêdson Bezerra para a próxima quinta-feira, 5

ByTarso Araújo

ago 3, 2021 #política

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará pautou para a próxima quinta-feira (5) o julgamento do recurso eleitoral da chapa do prefeito e do vice de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos) e Giovanni Sampaio (PSD), respectivamente. Sete juízes participarão da sessão, por videoconferência, que decidirá o futuro administrativo do maior município do Cariri.

Caso seja mantida a decisão do juiz eleitoral de Juazeiro do Norte, Giacumuzaccara Leite Campos, pela cassação da chapa, o prefeito pode recorrer da decisão no cargo, junto ao Tribunal Superior Eleitoral
(TSE). Na próxima quinta, no TRE, a relatoria está sob a incumbência da juíza Kamile Moreira Castro.
Glêdson e Giovanni recorreram da condenação imposta à chapa, após serem acusados de abuso de
poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020. A chapa é acusada de usar um helicóptero, do
empresário Gilmar Bender, em ato de campanha. O helicóptero também teria sido utilizado para distribuição de panfletos na cidade, no entanto as despesas não constaram na prestação de contas da campanha.

O Ministério Público Federal, por meio da procuradora Lívia Sousa, também havia defendido a cassação.
Para ela, a chapa foi beneficiada pelo abuso de poder econômico, ao não prestar contas de R$ 48 mil em despesas pelo uso do helicóptero.

O cenário atual gera expectativas entre as diversas lideranças políticas, que já se mobilizam sob a possibilidade de uma nova eleição no maior colégio eleitoral do Cariri, sobretudo adversários políticos de Glêdson.
O prefeito Glêdson Bezerra diz estar confiante na justiça e seriedade do TRE. “Juazeiro do Norte sabe que
nossa campanha foi muito simples, principalmente em comparação aos demais adversários, portanto, chega a ser desarrazoado dizer que nós estamos prestes a perder o mandato, acusados de abuso de poder econômico. Sinceramente, embora eu respeite as opiniões contrárias, não tem como dizer
que uma campanha simples como aquela abusou de poder econômico e, mais ainda, tirar do cargo um gestor que foi eleito legitimamente, pelo voto democrático da maioria da população juazeirense. Portanto, eu confio na Justiça e confio na seriedade do Tribunal Regional Eleitoral.

Fonte: o Jornal do Cariri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *