• 18 de maio, 2024 17:53

Partido Verde abre diálogo sobre Juazeiro do Norte e propostas para o programa de governo do pré-candidato a prefeito Fernando Santana

ByTarso Araújo

maio 5, 2024

O Partido Verde de Juazeiro do Norte abriu uma primeira roda de conversa com o intuito de debater ideias e propostas para o programa de Governo do pré-candidato a prefeito pela Federação da Esperança o deputado estadual Fernando Santana (PT). O partido vai realizar a próxima Roda de Conversa no primeiro sábado de junho (dia 1/6) para debater temas temas ligados à agricultura, a organizção do partido e as eleições 2024. As propostas aprovadas neste sábado 4, serão apresentadas ao pré-candidato Fernando Santana pelo PV. 

O Partido Verde de Jauzeiro do Norte realizou neste sábado, 4, uma roda de conversa para debater a cidade de Juazeiro do Norte e levantar propostas para a melhoria da terra do padre Cícero.

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Juazeiro e contou com a presença de dirigentes municipais do PV, dirigentes estaduais, os pré-candidatos a vereadores nas eleições municipais deste ano, militantes, filiados, lideranças dos movimentos sindical e comunitário, lideranças dos terreiros de religiões afro-brasileiras, professores, servidores públicos, estudantes, comerciários, agricultores, radialistas, trabalhadores do setor da construção civil, calçadistas e a juventude.

O público presente foi acolhido pelo presidente do sindicato Sidney Galdino que abriu recebendo todos e falando da importância dos trabalhos e do debate sobre Juazeiro do Norte. Sidney colocou o sindicato a disposição das comunidades.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Partido Verde de Juazeiro do Norte o radialista Tarso Araújo que falou do PV, sua importância, história, lutas e o papel importante que deve desempenhar nas eleições municipais deste ano. O PV tem 5 pré-candidatos a vereador na chapa composta pela Federação da Esperança que inclui além do PV, o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil.

No encontro o presidente do PV destacou a importância da pré-candidatura do deputado estadual Fernando Santana (PT) pela Federação da Esperança, falou que o PV esteve sempre no apoio à pré-candidatura de Fernando Santana e que aquele momento o PV queria abrir o diálogo e o debate sobre Juazeiro do Norte e levantar novas propostas para o programa de governo da Federação e do próprio pré-candidato.

Presente ao evento o presidente do PC do B Arthur Brito falou da importância das lutas dos trabalhadores no Brasil e em Juazeiro, saudou a iniciativa do PV e destacou ainda que a Federação da Esperança precisa encabeçar uma luta forte para mudanças concretas em Jauzeiro do Norte. Arthur Brito falou ainda da importância de se eleger candidaturas de esquerda para o legislativo, e de impor uma derrota ao bolsonarismo em Juazeiro do Norte.

Quem participou do evento foi a UJS (União da Juventude Socialista) quando a jovem estudante Nicoli Tammy levantou várias questões a serem apresentadas como propostas para o povo de Juazeiro do Norte. Ela destacou a luta dos estudantes pelo passe livre, a importância de políticas públicas concretas voltadas para a juventude em várias áreas, a abertura de mais equipamentos para a juventude como bibliotecas, equipamentos culturais e de lazer e esporte, e falou ainda da necessidade de eleger jovens para a Câmara de Vereadores.

Clóvis Cordeiro, secretário estadual de organização do PV no Ceará participou do encontro e falou dos 12 valores do Partido Verde que são a ecologia, cidadania, democracia, justiça social, liberdade, municipalismo, espiritualidade, pacifismo, diversidade, internacionalismo, cidadania feminina e o saber. Clóvis Cordeiro destacou ainda a ação do Partido Verde no Brasil e no Ceará, o crescimento da legenda e o momento atual da política brasileira. Ele destacou ainda que um dos pontos mais importantes do programa do PV é a espiritualidade e a questão da diversidade e a cidadania feminina.

José Cláudio representando a Rede Sustentabilidade falou sobre a importância do encontro do PV e a necessidade de se discutir sobre o futuro e os destinos de Juazeiro do Norte. Para Cláudio é importante nesse momento ouvir as reivindicações do povo e as propostas das comunidades e movimentos.

Dirigente estadual do PV Carlão Siqueira falou da ação do PV na Federação da Esperança, destacou a importância do diálogo entre os partidos políticos e na construção dos palanques nos municípios.

Fazendo uso da palavra Mãe Erlânia, representante das religiões afro-brasileiras e agente social destacou a importância das religiões afro-brasileiras em Juazeiro do Norte, bem como, destacou a questão da negritude, a luta por direitos sociais, mais educação, mais inclusão e  a defesa intransigente dos mais pobres.

Estiveram presentes ao evento ainda a presidente do PV de Jardim Angélica Jorge, o presidente do PV no Crato, Hildo Moraes, e Luzia Lisieux, ambos membros do diretório estadual do PV.

Participaram ainda dos debates os pré-candidatos do PV Cledimilson Vieira, Romão França e Professora Deuzinha.

Para Tarso Araújo presidente do PV em Juazeiro do Norte o momento foi muito importante pois tivemos nesse encontro lideranças e militantes de várias categorias profissionais e bairros diferentes de Jauzeiro.

“Foi um momento para debater a atual situação de Jauzeiro do Norte e levantar propostas para o futuro, para o programa de governo do nosso pré-candidato a prefeito Fernado Santana”, afirmou.

Após as falas dos componentes da mesa o microfone foi aberto para apresentação de propostas. Foram feitas mais de 40 propostas que sertão elencadas, sistematizadas e em breve o PV irá entregar ao deputado estadual e pré-candidato a prefeito Fernando Santana as primeiras opiniões das comunidades acerca do que Juazeiro precisa para ser uma cidade inclusiva, com pleno desenvolvimento, acolhedora, com seus espaços bem cuidados, com mais políticas públicas e que tenha espaço os para todos e todos.

Os participantes da roda de conversa levantaram temas como educação, saúde pública, lazer, cultura, democracia, participação da sociedade nas decisões municipais, mais transparência no serviço público, boa relação poder público com a sociedade, com os servidores, com o legislativo, enfim, foram apresentadas pelos participantes um conjunto de propostas que serão entregues aos partidos da Federação da Esperança, que serão entregues à Fernando Santana e divulgadas pelo PV. Essas propostas serão ainda levadas para outras plenárias que o PV irá realizar em Juazeiro do Norte de formas setorial, envolvendo servidores, trabalhadores, comunidades, juventude, e outros segmentos importantes a sociedade juazeirense.

PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR PV DE JUAZEIRO DO NORTE

Cledimilson Vieira

Darla Lobo

Pastor Erdinan

Professora Deuzinha

Romão França

 CONHEÇA OS 12 VALORES DO PARTIDO VERDE

1 – Ecologia
A preservação do meio ambiente, o ecodesenvolvimento (ou desenvolvimento sustentável), a reciclagem e a recuperação ambiental permanente.

2 – A cidadania
O respeito aos direitos humanos, o pluralismo, a transparência, o pleno acesso à informação e a mobilização pela transformação pacífica da sociedade.

3 – A democracia
O exercício da democracia representativa, através do processo eleitoral e da existência de um poder público eficiente e profissionalizado, combinado com mecanismos participativos e de democracia direta, sobretudo a nível local, através de formas de organização da sociedade civil e conselhos paritários com o poder público.

4 – A justiça social
Condições mínimas de sobrevivência com dignidade para todas as pessoas. Direitos e oportunidades iguais para todos. O poder público como regulador do mercado, protegendo os mais fracos e necessitados, garantindo o acesso à terra e promovendo a redistribuição da renda, através de mecanismos tributários e do investimento público.

5 – A liberdade
A liberdade de expressão política e cultural, criação artística e informação; o direito à privacidade; o livre arbítrio em relação ao próprio corpo e à iniciativa privada, no âmbito econômico.

6 – O municipalismo
O fortalecimento, cada vez maior, do poder local, das competências municipais e das formas de organização e participação da comunidade. Para transformar globalmente é preciso agir localmente.

7 – A espiritualidade
A transformação interior das pessoas para a melhoria do planeta. Reconhecendo a pluralidade de caminhos na busca da transcendência, através de práticas espirituais e de meditação, ao livre arbítrio de cada um.

8 – O pacifismo
O desarmamento planetário e local, a busca da paz e o compromisso com a não-violência e a defesa da vida. O multiculturalismo.

9 – A diversidade
A diversidade, a troca e a integração cultural, étnica e social para uma sociedade democrática e existencialmente rica. Preservação do patrimônio cultural. Contra todas as formas de preconceito e discriminação racial, cultural, etária ou de orientação sexual.

10 – O internacionalismo
A solidariedade planetária e a fraternidade internacional diante das tendências destrutivas do chauvinismo, etnocentrismo, xenofobia, integrismo religioso, racismo e do neofascismo, a serem enfrentados em escala planetária, assim como as agressões ambientais de efeito global.

11 – A cidadania feminina
A questão masculino/feminino deve ser entendida de forma democrática, avançando no sentido de se conceber uma profunda interação entre os dois pólos nos diversos setores da sociedade, visando uma real adequação às necessidades circunstanciais. Homem e mulher devem buscar, como integrantes do sistema social, mudanças e transformações internas, que venham a se traduzir numa prática de caráter fundamentalmente cooperativo. Maior poder, maior participação e maior afirmação da mulher, dos valores e sensibilidade feminina, além do combate a todas as formas de discriminação machista ou sexista, pôr uma comunidade mais harmônica e pacífica.

12 – O saber
O investimento no conhecimento, como única forma de sair da indigência, do subdesenvolvimento e da marginalização para uma sociedade mais informada e preparada para o novo século. Erradicação no analfabetismo, educação permanente a reciclagem do conhecimento durante toda a vida. Prioridade ao ensino básico, garantia de escola pública, gratuita e de qualidade, para todos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *