• 18 de maio, 2024 08:22

Leonel Brizola faz falta em um tempo em que o fascismo e a violência são normalizados

ByTarso Araújo

jan 27, 2023

Leonel Brizola foi uma pessoa bem adiante de seu tempo. Foi um puro democrata, que sempre lutou para que o Brasil se mantivesse soberano, com amplo desenvolvimento econômico, democrático e justo.
Nos anos 60 lutou arduamente contra o golpe militar e a instalação de uma ditadura violenta que nos custou 21 anos de desemprego, corrupção, fome, miséria, analfabetismo e crimes.

Leonel Brizola se colocou contra a elite brasileira e soltou frases que entraram para o dicionário da política. Lutou contra o atraso, contra as viúvas da ditadura, contra o poderio da mídia que o atacava e entrou para a história ao conseguir depois de muitos anos um direito de resposta em pleno Jornal Nacional, na Rede Globo de televisão.

Não ficou vivo, pois faleceu em 2004 para ver a ascensão do fascismo brasileiro travestido da patriotada bolsonarista. Mas faz muita falta na luta contra o fascismo, contra a escrotidão que inunda nosso Brasil e transforma idiotas e subcelebridades em intelectuais.

Aliás, Brizola foi um árduo defensor da educação como mola mestra para nossa redenção intelectual, política e humana. E também como elemento catalizador do desenvolvimento econômico. Mais homens e mulheres formados, educados e letrados, melhor avançaria o Brasil.

Nestes 101 anos em que se celebra o nascimento desse ilustre brasileiro, que bom seria Leonel Brizola vivo hoje e participando ativamente do debate político. Muita coisa poderia não ter acontecido de ruim com o povo brasileiro. Teríamos Brizola para nos alertar e lutar ao nosso lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *