• 19 de maio, 2024 18:18

A fome no Brasil tem nome e sobrenome: governo ruim e política econômica equivocada

ByTarso Araújo

fev 11, 2022

EDITORIAL

A fome no Brasil tem nome e sobrenome: governo ruim e política econômica equivocada

O jornal Folha de São Paulo soltou uma pergunta recentemente em uma de suas matérias na editoria de Mercado e perguntou “Como o Brasil chegou ao atual cenário de fome?”.

A mídia corporativa finge que não tem culpa e que nada sabe, mas a verdade é que o golpe de 2016, a retirada forçada de Lula das eleições de 2018 e a eleição de Bolsonaro são os principais fatores que trouxeram q fome de volta ao Brasil e com muita força.

O golpe de 2016 foi dado com claros objetivos: retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, privatizar estatais a preço de banana como a Petrobrás e a Eletrobrás, causando um verdadeiro retrocesso econômico à 12ª economia do planeta.

A política econômica neoliberal imposta pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro que foi constantemente derrotada em sucessivas eleições brasileiras desde 2002 vem gerando mais desemprego, trazendo a fome de volta e derrubando a renda do povo brasileiro.

O resultado bem sabe os barões da mídia brasileira não poderia ser outro senão a fome voltando a bater na porta de milhões de brasileiros. E isso não é brincadeira.

Um inquérito sobre segurança alimentar feito em 2021 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) apontou “que menos da metade dos domicílios brasileiros (44,8%) tinha seus(suas) moradores(as) em Segurança Alimentar. Dos demais, 55,2% que se encontravam em Insegurança Alimentar; 9% conviviam com a fome, ou seja, estavam em situação de IA grave, sendo pior essa condição nos domicílios de área rural (12%)”.

O relatório final aponta ainda que do total de 211,7 milhões de brasileiros(as), 116,8 milhões conviviam com algum grau de Insegurança Alimentar e, destes, 43,4 milhões não tinham alimentos em quantidade suficiente e 19 milhões de brasileiros(as) enfrentavam a fome.

Outro dado diz que a insegurança alimentar dobra nas áreas rurais. Além disso, o Governo Bolsonaro investe na destruição de políticas púbicas em várias áreas, sabota a vacinação da população e o auxílio emergencial não repara a fome da maioria do povo brasileiro.

Não pode ser novidade para ninguém que essa política e esse receituário neoliberal fosse dar certo, gerar menos desigualdades e mais empregos. Ninguém é ingênuo para achar que o neoliberalismo daria certo no Brasil e errado no resto do mundo.

Quem deu o golpe e ajudou a eleger Bolsonaro sabe muito bem que tudo foi feito para chegarmos onde estamos.

Foto: Getty Images/iStockphoto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *