• 20 de maio, 2024 03:33

Negacionismo X fake news. Por Bernardo Melgaço

ByTarso Araújo

jan 21, 2022

NEGACIONISMO X FAKE NEWS

Prof. Dr. Bernardo Melgaço da Silva,

Iogue da linha Prema Yoga de Sathya Sai Baba

Hoje, recebi uma notícia desagradável pelo WhatsApp. Essa notícia veio de uma amiga vizinha aqui do meu bairro no Rio de Janeiro. Ela me escreveu dizendo que há dois dias vem passando mal (testou positivo para a COVID-19) com febre, coriza, garganta inflamada e dor no peito.

Então, eu me lembrei de uma conversa que tive com ela na rua aqui perto da minha casa. Era abril ou maio de 2020 bem no início da pandemia.

Ao encontrar com ela eu perguntei porque ela não estava usando uma máscara para evitar a COVID-19. Ela me respondeu dizendo assim:

“Bernardo, eu já estou imune porque minha patroa e os filhinhos dela pegaram o COVID-19 e eu peguei deles. Tivemos sintomas leves”.

Eu nada respondi para evitar constrangimento. “Cada cabeça uma sentença” – pensei!

Esse argumento dela mostra o impacto da corrente negacionista anti-vacina. Muita gente está morrendo porque acreditou nesse argumento negacionista. E um desses argumentos é de que a pessoa tendo sido infectada pelo vírus ela automaticamente fica imune da doença provocada pelo vírus. Foi o que aconteceu com minha amiga.

Recentemente uma cantora tcheca morreu porque se descuidou acreditando que ficaria imune dessa forma (se infectando).

Assim, muitas falas no contexto social não tem uma base científica. E muita gente toma para si uma dessas falas como norte de sua conduta no mundo social. Uma vez que uma pessoa toma para si uma dessas falas, ela deixa de refletir e segue as cegas as suas consequências.

No dia 27 de janeiro de 2020 escrevi nas redes sociais um artigo intitulado “coronavirus X carnaval”. Ou seja, uma semana antes do Carnaval de 2020 eu alertava que os turistas aglomerados nessa famosa festa da “carne”, iria trazer o vírus do Oriente e provocar uma pandemia no Brasil. Quem me ouviu? Praticamente ninguém! Naquela época eu já acompanhava o esforço imenso do governo chinês para impedir o avanço da doença em seu território.

Hoje, muita gente aprova a volta do Carnaval em 2022. A nova onda de contaminação pelo mundo, indica que o vírus ainda está muito resistente. “Nada acontece por acaso. O acaso é o pai da ignorância” – esse era um lema que eu criei e coloquei em prática por toda a minha vida.

Foto: Canva

   UM AVISO IMPORTANTE!!!!

Se inscreva no Canal Leia Sempre Brasil no Youtube e acompanhe o nosso trabalho. Somos um Canal de jornalismo falando sobre a Região do Cariri, o Ceará, o Brasil e o Mundo e fazendo a análise da cena política brasileira sob uma perspectiva plural  e progressista!!!!!!

Se inscreva é gratuito: https://www.youtube.com/c/LeiaSempreBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *