• 20 de maio, 2024 02:40

Jornal Leia Sempre – Bolsonaro quer dar um calote nos professores

ByTarso Araújo

jan 21, 2022

PÁGINA 1/CAPA

Bolsonaro quer dar um calote nos professores

Em texto escrito pelo professor e sindicalista Ítalo Freitas é feita a denúncia da política do presidente Jair Bolsonaro de impor a revogação da Lei do piso salarial do magistério por meio de sua interpretação jurídica, divulgada em nota extraoficial no dia 14, e por Medida Provisória que pode, inclusive, congelar os salários dos professores por mais um ano de reajuste de 0%.

PAGINA 3 EDUCAÇÃO/ CAPA

Contra o golpe bolsonarista no Piso Salarial nacional dos professores, a resposta deve ser com Greve Geral

Por Ítalo Freitas

Professor e vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Juazeiro do Norte

 Desde que foi promulgada em 2008, fruto de muita luta dos professores da educação básica do ensino público brasileiro, a Lei Federal que instituiu o piso salarial nacional da categoria sofre ataques constantes de governadores e prefeitos, numa demonstração incontestável de que a desvalorização desses profissionais, assim como o sucateamento das escolas públicas, é um projeto burguês.

De acordo com relatório divulgado no ano passado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o piso salarial dos professores brasileiros está entre os mais baixos dos países da OCDE e de outras nações latino-americanas.

O documento também afirma que nossos docentes recebem menos do que outros trabalhadores com formação superior no Brasil. Como se não bastasse a desvalorização salarial, os professores também são surpreendidos com ataques frequentes a liberdade de expressão, de pensamento crítico e de cátedra.

Mesmo em ano de eleição presidencial, Bolsonaro inaugura mais um capítulo dessa lamentável história. Desta vez, o Ministério da Educação tenta impor a revogação da Lei do piso salarial do magistério por meio de sua interpretação jurídica, divulgada em nota extraoficial no dia 14, e por Medida Provisória que pode, inclusive, congelar os salários dos professores por mais um ano de reajuste de 0%.

Bolsonaro já havia anunciado a intenção de acabar com o ganho real do reajuste do piso salarial dos professores, durante a tramitação da Lei do Novo Fundeb em 2020. A ideia do governo é vincular o reajuste à inflação medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), tal qual pretendia o PL 3.776/08 apresentado pelo governo Lula.

Essa tentativa de golpe nos professores conta com o apoio de secretários municipais de educação e prefeitos que, desde o final do ano passado, fazem forte pressão em Brasília pela alteração da regra que define o índice de reajuste do piso salarial dos docentes.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que até o momento vem orientando corretamente a categoria sobre a vigência da Lei do piso salarial, da legitimidade do reajuste de 33,23% e da arbitrariedade do MEC, vacila em não convocar, urgentemente, uma greve nacional da categoria que responda Bolsonaro nas ruas.

Nós, da Alternativa Socialista/PSOL, entendemos ser um erro grave depositar todas as esperanças dos trabalhadores no Poder Judiciário. É necessário articular desde já, com toda a comunidade escolar do país, uma forte greve geral da educação básica, que defenda o piso salarial dos professores com reajuste de 33,23% e que volte a expressar nas ruas o grito de “Fora Bolsonaro e Mourão”.

Em Defesa do Piso Salarial Nacional dos Professores, com Reajuste de 33,23%, Greve Nacional da Educação Básica, Já!

Fora Bolsonaro e Mourão!

DICA DE LIVRO E LEITURA

VEJO A TERRA PROMETIDA – A VIDA DE MARTIN LUTHER KING

Vejo a Terra Prometida é uma graphic novel que conta a história de vida de Martin Luther King, ativista americano que lutou pelos direitos civis dos negros e foi assassinado em 1968.

Editada no Brasil pela WMF Martins Fontes, a obra traz texto do americano Arthur Flowers e desenhos de Manu Chitrakar. Manu, aliás, nasceu na região de Bengala, Índia, e ilustra a obra com desenhos feitos ao estilo indiano das grandes fábulas.

O livro é uma ótima pedida para conhecer de um jeito divertido um momento essencial da história do século 20 e ainda conferir belas ilustrações. Você pode estudar a luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, a questão do racismo dos anos 60 e todo o contexto da contracultura e da Guerra Fria dos EUA.

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/quatro-livros-para-voce-estudar-historia-e-se-divertir/

 

MAIS CULTURA PARA NOSSOS LEITORES

ESCOLAS DE SABERES DANIEL WALKER

A reforma e restauração do prédio do antigo Casarão dos Vianas, localizado em frente à Praça Padre Cícero, foram finalizadas. O espaço será inaugurado em breve, dando lugar à Escola de Saberes Daniel Walker Almeida Marques que funcionará como um centro integrador e multidisciplinar para o desenvolvimento de diversas atividades pautadas no contexto Educacional. Conta com biblioteca, sala multifuncional, varanda, gabinetes para estudo, sala de oficina literária para estimular a produção e publicação textual. A estrutura conta, ainda, com ambiente para pesquisa e planejamento de aulas, bem como, espaço para o café e acesso à internet.

FESTA DA BAIXA RASA EM CRATO

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realiza no próximo dia 25 de janeiro, a 108 ª edição da Festa da Baixa Rasa. O evento, que acontece de 7h às 12h, tem a previsão de reunir centenas de pessoas, e pelo menos trezentos cavaleiros, na cavalgada, contando com a realização da missa e a apresentação da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto. De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, a secretaria exigirá o uso de máscara e álcool em gel e contará também com o apoio do ICBio que estará liberando o espaço e oferecendo suporte no dia do evento.

CENTRO CULTURAL EM LAVRAS DA MANGABEIRA

O Ministério do Turismo está investindo mais de R$ 238 mil para a reforma e revitalização de um prédio que abrigará o Centro Cultural do município em Lavras da Mangabeira. A obra tem como objetivo ampliar as opções de lazer para os moradores locais e promover a cultura e o turismo no interior cearense. O local que receberá o novo espaço cultural possui um importante valor histórico ao município, já que das 22 casas de Câmaras e Cadeias (edifícios do período do Brasil Colônia) existentes no estado do Ceará, uma está na cidade de Lavras da Mangabeira. Além disso, o município possui outros atrativos turísticos e eventos de cunho cultural que atrai centenas de pessoas anualmente, como o “Boqueirão de Lavras”, “Casas de Fideralina Augusto Lima” e a “Estação Trem”.

UM AVISO IMPORTANTE!!!!

Se inscreva no Canal Leia Sempre Brasil no Youtube e acompanhe o nosso trabalho. Somos um Canal de jornalismo falando sobre a Região do Cariri, o Ceará, o Brasil e o Mundo e fazendo a análise da cena política brasileira sob uma perspectiva plural  e progressista!!!!!!

Se inscreva é gratuito: https://www.youtube.com/c/LeiaSempreBrasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *