• 19 de maio, 2024 21:37

Retrospectiva 2021 – Brasil com enchentes, Moro abrindo o jogo e falando da Lava Jato e outros temas

ByTarso Araújo

dez 31, 2021

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

MORO ABRE O JOGO E MOSTRA A VERDADEIRA LAVA JATO

Um ato falho no final deste ano de 2021 mostra a realidade  a milhões de brasileiros. A operação Lava Jato foi um verdadeiro conluio com objetivos políticos e partidários. O de atacar e combater o Partido dos Trabalhadores e prender Lula. A operação Lava Jato em 2018 tira Lula da corrida presidencial mesmo o ex-presidente estando em primeiro lugar na nas pesquisas e abriu caminha para Jair Bolsonaro. A Lava Jato foi descoberta com o desmascaramento dos diálogos nada republicanos entre procuradores e o juiz Sergio Moro. Agora pré-candidato  a presidente Moro confirmou em entrevista que a operação que o transformou em herói serviu mesmo pra combater o PT. E além disso, destruir ou ajudar e muito a destruir a frágil democracia brasileira.

ENCHENTES NA BAHIA

Rios transbordando por cima das pontes, cidades alagadas até o telhado de suas casas, carros flutuando pelas ruas. As fortes chuvas durante o mês de dezembro no sul da Bahia deixaram até o momento 20 mortos e 36 mil pessoas sem suas casas. O governador da Bahia Rui Costa (PT) tratou de agir, e montar uma estratégia para atender os atingidos. Várias campanhas em favor dos desabrigados se forma em todo o Brasil, incluindo as redes sociais.

Foto: Camila Souza/Governo da Bahia

NINGUÉM AGUENTA MAIS O BOLSONARISMO

A extrema-direita brasileira resiste, mas as pesquisas de opinião vêm mostrando um retumbante não às políticas de Jair Bolsonaro e seu governo.  Além disso, o discurso bolsonarista começa a ser mais combatido e com maior eficácia. Bolsonaro e seus seguidores tem uma poderosa máquina de propaganda que os faz sobreviver, mas uma parcela significativa da população diz não ao governo, ao presidente e suas “mudanças” que pioraram em muito a vida dos brasileiros em 2021.

SALÁRIO MÍNIMO DESVALOIZADO

A proposta de Orçamento da União prevê o valor de R$ 1.210 para o salário mínimo a partir de janeiro de 2022. O valor inclui um reajuste de pouco mais de 10%, baseado no índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação oficial estimada para todo este ano. Acontece que o INPC só será conhecido em 11 de janeiro, o que pode implicar em algum pequeno desvio decimal entre o previsto e o consolidado. O que importa , porém, é que, pelo terceiro ano consecutivo, o salário mínimo não terá aumento real. E como as previsões de inflação do governo não têm batido com a realidade, o piso nacional corre o risco de ficar até abaixo da inflação. (RBA)

 FORA, BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro passou o ano tentando dar um golpe de estado. Apelou para todo tipo de baixaria, fez manifestação para fechar o regime político, mas o que conseguiu foi um cala a boca. Seu exército de celerados foi às ruas pedir fechamento do STF e do Congresso e a sociedade respondeu derretendo a já combalida popularidade presidencial.  Muto gente foi às ruas em 2021 para dizer um não à Jair Bolsonaro. Aconteceram várias mobilizações incluindo centrais sindicais, partidos de esquerda e movimentos sociais e populares.

Foto: Divulgação/CUT/PT

O ANO DO NEGACIONISMO DOS IDIOTAS

Outro fato que chamou a atenção em 2021 foi o negacionismo do governo Bolsonaro, incluindo ele próprio, seus seguidores e até o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Decididamente 2021 foi o ano do negacionismo dos idiotas que promovem os discursos mais toscos contra  o óbvio no combate à pandemia e  na confirmação da ciência e da pesquisa na vida das pessoas influenciando de forma positiva. O discurso negacionista se aproveita das descobertas da ciência para negar a ciência. Uma gente tosca e idiota que tendo poder contribui para piorar a vida da imensa maioria do povo brasileiro.

O BRASIL DO DESEMPREGO

A taxa de desocupação do trimestre agosto-outubro caiu 2,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período no ano passado. Desse modo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego atingiu o índice de 12,1%. A situação afeta uma população de 12,9 milhões de pessoas. Entretanto, o trabalho informal representa 40,7% da população ocupada, uma piora de 2,4 pontos percentuais em relação ao trimestre agosto-outubro de 2020. Isso significa, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua) divulgada nesta terça (28), 38,2 milhões de pessoas desempenhando ocupações sem direitos e nenhum tipo de proteção. (BdF)

O AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS

No último mês de 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,78%, menos do que em novembro deste ano e dezembro do ano passado. Mas fechou com a maior taxa desde 2015: 10,42%. Alguns itens pesaram mais no bolso do consumidor, como gasolina, gás (de botijão ou encanado) e energia elétrica, aumentando as despesas em um período de desemprego em queda e diminuição a renda. Segundo o IBGE, que divulgou dados apenas parciais na manhã desta quinta-feira (23), o maior impacto entre os grupos que compõem o índice veio de Transportes (0,50 ponto percentual). A alta foi de 2,31% no mês e de 21,35% no ano. (BdF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *