• 18 de maio, 2024 13:39

Disseminação de fake news é um dos graves problemas brasileiros. Por Tarso Araújo

ByTarso Araújo

out 1, 2021

PANORAMA POLÍTICO

POR TARSO ARAÚJO

Disseminação de fake news é um dos graves problemas brasileiros

 O Brasil vem tendo sua democracia varrida por um vendaval chamado de neofascismo bolsonarista. A cada dia que passa Bolsonaro e sua turma se empenham com todas as suas forças em tentar tornar nossa democracia as instituições democráticas ilegítimas.

Para esse seu corolário dar certo ele teve até certo ponto apoio de muita gente. Da mídia corporativa, setores do judiciário, das forças armadas, das polícias, do aparato do estado, de pastores eletrônicos neopentecostais, de amplo setores do empresariado e  a maioria esmagadora da nossa elite.

Mas atualmente Bolsonaro começa a ser atacado por setores que o apoiaram e que agora tentam formar o que se chama de terceira via. Ou seja, o bolsonarismo mais cheiroso e óbvio, sem Bolsonaro.

Mas para manter sua política ativa, seu gado rosnando em redes sociais e atacando quem é de interesse do chefe, Bolsonaro e seu grupo político contam com as fake news.

A CPI da Covid-19 vem mostrando o nível dessas mentiras ditas cotidianamente com o intuito de garantir Bolsonaro na crista da onda política. É um negócio caro, pois tem patrocinadores milionários, tem o gabinete do ódio, tem gente envolvida e não é pouca, tem estrutura física e financeira e tem gente paga trabalhando. Tudo já denunciado, tem até CPI que deveria investigar esse esquema, mas a comissão não anda.

Se as fake news fossem realmente investigadas pelo TSE e STF muita gente ficaria fora das eleições em 2022. Bolsonaro usa as fake News como arma política vem dando certo. E essas mentiras ditas como verdade tem desvirtuado a realidade do cidadão brasileiro, vem desvirtuando a política e as instituições. Vem destruindo nosso tecido social.

Se não for barrada a avalanche de fake news o Brasil ficará refém em 2022 de um esquema milionário de destruição da verdade, dos fatos, da história e da nossa história em particular.

 A pandemia mostrou que o bolsonarismo pouco está preocupado com a verdade. Vários ”comunicadores” bolsonaristas não tiveram a menor cerimônia em mentir o vivo e a cores sobre a pandemia.

Empresários bolsonaristas estão sendo acusados de patrocinar mentiras em veículos bolsonaristas. O próprio presidente da República já mentiu várias vezes sobre a a pandemia, inclusiva em seu discurso na ONU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *