• 19 de maio, 2024 19:50

“Prioridade absoluta deve ser derrubar o Bolsonaro”, diz Celso Amorim

ByTarso Araújo

jul 18, 2021 #política

O embaixador e ex-ministro Celso Amorim, em entrevista à TV 247, afirmou que a prioridade do Brasil deve ser mover o processo de impeachment contra Jair Bolsonaro, mesmo que uma eventual derrubada do atual governo prejudique a candidatura do ex-presidente Lula em 2022.

Para ele, o fascismo, representado por Bolsonaro, é a principal ameaça a um país e deve ser combatido. “A prioridade absoluta tem que ser derrubar o bolsonarismo, porque é o fascismo que mais ameaça, que vai ameaçar a vida, que já levou muitas vidas, de certa maneira, contribuiu para o desastre que nós estamos sofrendo na pandemia. Tudo isso misturado com corrupção, misturado também com outras atitudes que são sistemáticas em todos os setores. Você tem questão racial, questões culturais, questões relativas até à presença das estatais na economia, da Eletrobrás, Correios, tudo isso fortemente atacados”.

A luta política acerca das discordâncias ideológicas entre um governo e sua oposição tem de ser travada em um ambiente democrático, o que não ocorre atualmente, defende Amorim. “Uma coisa é você lutar contra isso em um clima de liberdade, em um clima de debate, e outra coisa é um jogo às escuras, em que você está em um quarto escuro com punhaladas de todo lado. Então é uma coisa muito perigosa que estamos vivendo. Acho que a prioridade deveria ser essa [derrubar Bolsonaro], sem deixar de lado nossas bandeiras sociais, econômicas e de autonomia internacional”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *