• 19 de maio, 2024 21:37

PANORAMA POLÍTICO: Coluna semanal no jornal Leia Sempre com os bastidores da política e outros temas

ByTarso Araújo

jul 16, 2021 #política

PANORAMA POLÍTICO I POR TARSO ARAÚJO

O IMPASSE BRASILEIRO

O Brasil vive um grave e arriscado momento de impasse. De um lado, a sociedade brasileira sofrendo com o desemprego, a ampliação da fome, da miséria, a economia perdendo força, uma grave crise sanitária e humanitária Brasil afora e por outro lado, um governo descontrolado, incompetente e envolvido em corrupção. Hora das forças políticas sentarem numa mesa, retirar Bolsonaro do circuito e construir um consenso para a governabilidade que não é mais possível sob a bandeira bolsonarista e preparar o terreno para uma eleição de 2022 democrática,  livre e sem golpes. Ou o Brasil busca uma saída ou Bolsonaro e seus seguidores, uns lunáticos, outros milicianos vão querer tomar o Brasil de assalto. Para muitos militares está na hora mesmo desse diálogo, acreditamos.

 

PEC DOS MILITARES

Está em vias de ser protocolada na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda a Constituição com relação à proibição de  nomeação de militares da ativa em cargos civis no governo. A proposta segunda a autora, deputada Perpetua Almeida (PCdoB-Acre) visa garantir a integridade das forças armadas como uma instituição do Estado brasileiro e não de governos que passam, e, muitas vezes, sequer cumprem o que prometem em campanha. A PEC já tem mais de 180 assinaturas.

MILITARES PERDENDO ESPAÇO

Não sou daqueles ufanistas que acredita no mito que as forças armadas brasileiras eram uma instituição acima de qualquer suspeita. Mas, como muitos acreditava e esperava mais dos militares que hoje como instituição dão força e avalizam um governo (Jair Bolsonaro) que tem uma dívida gigantesca com o povo brasileiro devido às mais de 530 mil mortes por Covid-19, é um governo incompetente, antinacional e agora eivado de denúncias de corrupção. Os militares podem dar golpe, fazer o que fizer, mas cada vez mais fica claro que precisa a sociedade brasileira colocar limites nos homes armados. Eles se mostraram que não são tão honestos como todos acreditávamos. E perdem espaço por isso.

A VERGONHA EVANGÉLICA

Acredito que vai demorar bastante, passado esse período neofascista no Brasil para que as igrejas evangélicas possam se recuperar da vergonha de termos visto apoiando um governo racista e homofóbico um bando de pastores que se dizem enviados de Deus, mas buscaram durante todo esse tempo, junto com a bancada evangélica apenas poder e status. Nada de apoio às bandeiras do povo trabalhador que lota essas igrejas nos finais de semana. Uma vergonha maior é achar que o indicado de Bolsonaro para o STF André Mendonça seja um homem de Deus. Foi o que mais perseguiu críticos de Bolsonaro nos últimos tempos usando a famigerada Lei de Segurança Nacional, maldita herança da ditadura militar. Esse pode seguir a todos menos a Cristo.

 

O CENTRO PODE AVALIAR DÓRIA

Pois é enquanto o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) tenta vender o peixe de que é o candidato certo para o centro político (na verdade da clássica direita brasileira) o nome que mais vem crescendo é o de João Dória (PSDB) governador de São Paulo. João Dória que fez campanha em 2018 como o Bolsodoria agora é declarado inimigo de Bolsonaro, com muito mais ligação com o centro e a direita brasileira que Ciro. Tem a seu favor ainda o PSDB, ser dirigente de São Paulo o maior colégio eleitoral do Brasil e um discurso mais próximo ao do empresariado e setores conservadores. Ciro não tem como passar Dória nessa disputa.

Foto: Agência Brasil/Divulgação

 

FITINHA X LORIM

A disputa na cidade de Missão Velha para a prefeitura continua. São duas candidaturas e dois grupos políticos que fazem parte da base aliada do governo Camilo Santana (PT) mas não se entendem de maneira alguma. Fitinha é o nome do Partido dos Trabalhadores  e tem como aliada Washington Fechine, Tardine Pinheiro, o vereador José Nairton (PT), atual presidente do legislativo municipal  e o ex-prefeito Diego Feitosa.  Já Dr. Lorim é o nome do PDT com apoio de Gidalberto Pinheiro, ex-prefeito de Missão Velha e outras lideranças políticas. A eleição será dia 1º de agosto.

 

CIRO PRECISA MELHORAR O NÍVEL DO DEBATE

O ex-governador e ex-tudo da política brasileira Ciro Gomes (PDT) precisa melhorar o nível do debate. Não adianta ficar falando em microfone que é o melhor, mais competente e com melhor conteúdo, se comparando com Lula e agredindo Lula, Bolsonaro e quem quer que se coloque na frente de seu sonho (hoje quase impossível) de ser presidente da República. Deveria melhorar o nível do debate, apresentar seu projeto para o Brasil e buscar montar palanques baseado nesse discurso e projeto.  O resto é baixaria.

JOSÉ AIRTON TEM REUNIÃO COM CAMILO

O deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), se reuniu na tarde da última segunda-feira, 12, com o governador Camilo Santana (PT), o  secretário da Casa Civil, Chagas Vieira e o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins. De acordo com o deputado José Airton, a pauta da audiência foi sobre os recursos alocados no Ceará, bem como a liberação dos Monitoramentos de Ações e Programas Prioritários (MAPPs). José Airton mencionou que dentre as diversas demandas, está a pavimentação da Rua Geraldo Félix até a Barra Grande, no valor de R$ 3 milhões.

BOLSONARO VIVE “DELÍRIOS GOLPISTAS”, DIZ ACRÍSIO SENA

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), criticou o que ele chama de “delírios golpistas” do presidente Bolsonaro. “Desde que sua popularidade começou a cair e o apoio ao impeachment cresceu, Bolsonaro decidiu envolver ainda mais as Forças Armadas em suas jogadas, sem anuência das mesmas. Usando o velho expediente das notícias falsas (fake news), atacou diretamente – sem qualquer prova concreta – o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a lisura da urna eletrônica, as pesquisas eleitorais, a imprensa e os parlamentares que conduzem a CPI da COVID. Governar, que é bom, nada”, criticou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *