• 20 de maio, 2024 05:02

Leia o jornal Leia Sempre desta sexta-feira, 16, edição nº68!!!!

ByTarso Araújo

jul 16, 2021 #Cariri

Leia Sempre

Ceará – Região do Cariri – 16 de Julho de 2021 – Ano 2 – Nº 68

Acesse: leiasempreblog.blogspot.com

EDIÇÃO ELETRÔNICA 100% ON LINE

 

PÁGINA 1/CAPA

AS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO ATINGEM BOLSONARO EM CHEIO

As denúncias de corrupção que atingem o governo federal batem à porta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além disso, o presidente da República do Brasil, a décima segunda economia do mundo vem dando preocupantes sinais de que não aguenta a pressão que vem sendo submetido por conta de seus próprios erros e, portanto, se sente muito incomodado com o quadro atual de avanço nas investigações da CPI do Senado e no aparecimento de denúncias que envolvem diretamente seu governo.

 

LEIA A RAINHA VERMELHA

PÁGINA 2

 

#24J VEM SENDO ORGANIZADO

PÁGINA  8

 

OS OLHOS PERDIDOS PELA PANDEMIA

PÁGINA 4

 

O IMPASSE BRASILEIRO

PÁGINA 5

 

MUITO FUTEBOL NO MUNDO

PÁGINA 6

 

PAGINA 2 GERAL

EDITORIAL

Com Bolsonaro todo dia é dia da mentira

No último final de semana o presidente Jair Bolsonaro contou mais uma mentira a seus seguidores que a cada dia que passa diminuem, mas ainda insiste uma minoria de celerados ignorantes e unidos em torno de tentar construir um Brasil com caraterísticas totalitárias, fascistas e fundamentalista.

A mentira foi dizer que o presidente do TSE ministro Luís Roberto Barroso apoiaria a pedofilia por ser favorável a diminuição da maioridade penal em caso de estupro de vulnerável.

Se fôssemos falar das mentiras do presidente teríamos de fazer uma edição especial do Leia Sempre já que o presidente do Brasil (pasmem somos a 12ª economia do mundo) é um mentiroso contumaz e não tem vergonha de mentir mesmo que seja de forma descarada, e, mais ainda, de fácil comprovação da mentira.

Se o leitor do Leia Sempre entrar no site de checagem Aos Fatos e você vai saber que tem mentiras que Bolsonaro conta e reafirma como verdade dezenas de vezes. Por exemplo, dizer que só não agiu na pandemia por que o STF proibiu é uma mentira já repetida cerca de 88 vezes.
Outra mentira de Bolsonaro é com relação a dizer que o TSE (mais uma vez a Justiça) é contra o voto auditável, numa clara defesa do retrocesso do voto impresso que Bolsonaro Bia Kicis e seus aliados tentam aprovar na Câmara dos Deputados e abrir espaço para uma eleição no mínimo suspeita.

Mas atacar um ministro do STF e ligar esse ministro à pedofilia – além de ser um claro crime de responsabilidade – beira à molecagem – para ser brando. Bolsonaro e seus seguidores de extrema-direita vivem lançando esse adjetivo (pedófilo) para atingir seus inimigos. Isso é uma política, uma estratégia para começar um processo de ataque à imagem pública de uma determinada pessoa.

Mostra a estratégia que confirma que,  com certeza, vai virar texto e postagem em rede social e grupos e whatsapp como parte do lixo que o bolsonarismo despeja diariamente em redes sociais como parte de uma estratégia para espalhar ódio, racismo, misoginia, preconceito, machismo e difundir quem são os tais inimigos.

Chamar ou sugerir que alguém é pedófilo é uma arma da extrema-direita em todo o mundo contra seus inimigos, que geralmente são as esquerdas, os democratas, os artistas, intelectuais, ou qualquer setor social que pense, tenha inteligência e seja antifascista.

Detalhe: levantamento do site Aos Fatos mostrou que de 1º de janeiro de 2019 quando assumiu o mandato até 1º de abril deste ano(dia da mentira) o presidente do Brasil disse simplesmente 2.662 mentiras, uma média de 3,2 declarações falsas por dia de mandato.

 

DICA DE LEITURA

A RAINHA VERMELHA

DE VICTORIA AVEYARD

A Rainha Vermelha forma um conjunto de quatro livros – três já publicados no Brasil pela Seguinte e um em pré-venda, além de três contos, um publicado em formato físico e os demais disponíveis em e-book

Misturando o cenário de distopias com um toque de poderes especiais e algumas famílias poderosas, A Rainha Vermelha não é uma distopia clássica, mas é uma história das boas.

A protagonista é Mare, uma garota pobre de sangue vermelho que acaba no meio dos prateados, elite com sangue prata que possui superpoderes. Ela descobre que, apesar de seu sangue, possui o poder da eletricidade.

Fonte: Super Interessante

Leia mais em: https://super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/8-distopias-que-nao-sao-jogos-vorazes-ou-1984/

 

EXPEDIENTE

Jornal Leia Sempre

Edição nº 68  de 16 de julho de 2021- ano II

Avenida Carlos Cruz nº 2680 – Vila Fátima – Juazeiro do Norte – Ceará – CEP: 63.013-112

Editor e coordenação: Tarso Araújo

Artes gráficas, arte-final e diagramação: Felipe Ribeiro

Mídias Sociais e editoria de Esportes: Dudu Correia

Editoria Geral e Cotidiano: Lilian Soares

Colaboradores e colunistas: Flávio Queiroz, Emerson Monteiro, Marcos Leonel, Sandro Leonel, Valdir Medeiros, Leopoldo Martins, Aurélio Matias, Samuel Siebra, J. Flávio Vieira, Alexandre Lucas, Íris Tavares, Dudu Correia e Giorgio Leonel.

Área comercial e de negócios: Lilian Soares

Nos envie mensagens, sugestões de pauta, reclamações ou solicitações pelo e-mail: siteleiasempre@gmail.com

Whatsapp: (88) 98863.6750

PÁGINA 3 PRINCIPAL

A situação do trabalhador brasileiro piora durante a era Bolsonaro. E esperavam o quê mesmo?

O que as ditas autoridades, formadores de opinião pública, setores da mídia corporativa, a classe média, os trabalhadores e trabalhadoras, enfim, as pessoas em geral esperavam de um governo que a economia apenas piora, retirou dezenas de direitos dos trabalhadores e servidores, congela salários, aprofunda reformas neoliberais e privatizações do patrimônio estatal brasileiro, aumenta preços e amplia as demissões aos milhões?

Pois é, a resposta para essa gigantesca pergunta só podia ser uma: que o resultado seria esse que estamos observando de crise política, sanitária, humanitária e econômica, somando-se a essa crise a morte por Covid-19 de mais de 530 mil brasileiros e brasileiras sem que o Governo Federal tenha tomado as medidas necessárias e corretas para combater o vírus.

E mais ainda, que passado todo esse tempo o Brasil que tem o Sistema Único de Saúde, e capacidade devido à capilaridade de seu sistema em vacinar milhões de pessoas em 120 dias, simplesmente vem vacinando a toque de caixa, com sucessivos equívocos do Ministério da Saúde e chegando novas cepas do vírus muito mais letais.

O Brasil, além disso, está agora vendo estarrecido um verdadeiro esquema de propinas montado dentro do Governo para pagamento de propinas de vacinas que deveriam ter sido comercializadas há muito tempo e salvando dezenas de milhares de vidas.

Esse quadro todo que é preocupante se soma a situação da classe trabalhadora brasileira que é muito difícil. A reforma trabalhista no governo Michel Temer (MDB) fruto do golpe de 2016 e que contou com apoio total do então deputado federal Jair Bolsonaro (sem partido) foi o início da retirada de dezenas de direitos dos trabalhadores redundando em ampliação do desemprego, queda da massa salarial e empobrecimento do povo brasileiro.

Mais ainda, a reforma trabalhista que completou 4 anos no último dia 13 de julho simplesmente não aumentou os empregos prometidos, não trouxe mais segurança jurídica para a Justiça do Trabalho, e, de quebra, não ampliou a renda dos trabalhadores.

A reforma trabalhista serviu para retirar direitos, enfraquecer a ação das entidades sindicais, deixar os trabalhadores desprotegidos, com perdas de direitos e sem quem lute por seus direitos de forma coletiva e formou uma massa de desempregados, funcionando como um verdadeiro exército de reserva gigantesco aos trabalhadores assalariados e que ainda tem emprego.

A consequência principal da reforma trabalhista e das mudanças graduais que Bolsonaro faz, sempre prejudica os trabalhadores nos leva hoje à chamada pejotização, ou seja, os trabalhadores informais são bem maiores, e esses tais trabalhadores não tem mais seus direitos garantidos e ficam subscritos ao programa microempreendedor individual, que à longo prazo vem demostrando ser o maior problema para os trabalhadores.

 

 

No campo político o governo é para ricos, reacionário e agora comprovadamente corrupto

O governo Bolsonaro arrotou por um tempo sua áurea de honesto e de que iria combater a corrupção. E mais, ainda, que seria um governo para a melhorar o Brasil, aquele lance de Brasil para os brasileiros e cidadãos de bem.

Passados dois anos e meio de governo são três observações que se pode fazer do atual governo. O primeiro é que é um governo reacionário que combate a educação, os artistas, a cultura e tem em seu corpo gente com tendências e notadamente neonazistas e neofascistas. Os exemplos proliferam e basta ver quem é o guru da turma: Olavo de Carvalho.

O outro ponto é que é um governo para ricos e milionários, para a elite. Uma das primeiras medias de Bolsonaro na pandemia foi transferir 1,3 trilhão de reais para os rentismo. Para o povo desempregado um auxílio emergencial que foi diminuindo de valor e sem falar nos cortes dos números de benefícios. Bolsonaro ataca ainda as áreas sociais, corta gastos e investimentos públicos, transfere empresas brasileiras para grandes grupos econômicos e não tem política de emprego e renda no governo

O último ponto é que temos um governo comprovadamente corrupto, com problemas em várias áreas e ministérios. Não apenas Bolsonaro derrete junto com sua imagem de honesto, pois as informações das rachadinhas atingem ele com força e mostram que seus mandatos de deputado não foram lá tão distantes das rachadinhas feitas por Flávio Bolsonaro.

Outra questão a ser lembrada sã os escândalos no Ministério do Meio ambiente que fez com que o ministro Ricardo Salles fosse afastado com urgência para evitar maiores problemas. As denúncias contra o ministro foram feitas pela Polícia Federal.

As informações abaixo estão no site Aos Fatos. Em outubro de 2020, o então vice-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues, foi flagrado com cerca de R$ 30 mil na cueca em operação da PF que apurava desvios de recursos públicos destinados ao combate à pandemia de Covid-19 em Roraima.

Em fevereiro daquele ano, a PF também abriu inquérito para investigar o então chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo, Fábio Wajngarten, por suspeita de corrupção passiva, peculato e advocacia administrativa. Mesmo no cargo, a empresa da qual ele era sócio, a FW Comunicação e Marketing, teve contratos com emissoras de TV e agências de publicidade que recebiam recursos direcionados pela Secom.

Bolsonaro também escolheu ministros que são investigados por casos que ocorreram antes de serem nomeados. Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência da República) já confessou ter recebido R$ 300 mil de caixa dois entre 2012 e 2014 e, em agosto de 2020, fez um acordo com a Procuradoria-Geral da República de pagar multa de R$ 189 mil em troca do arquivamento da investigação.

Já Marcelo Álvaro Antônio comandou o Ministério do Turismo até dezembro de 2020, mesmo tendo sido denunciado em 2019 pelo Ministério Público de Minas por suspeita de desvio de verbas públicas nas eleições de 2018 por meio de candidaturas-laranjas no PSL, que era presidido por ele no estado.

Resumindo: agora com as vacinas, a corrupção parece mesmo fazer parte do governo Bolsonaro, já que as denúncias atingem ministros, ex-ministros,  militares no governo, o próprio presidente, aliados no Congresso e empresas.

PÁGINA 4 ARTIGOS

 

As aparentes contradições

Emerson Monteiro

Advogado e escritor

Sujeito até deixar imaginar que existam ocorrências fora do previsto, que o barco do Tempo fugiu do controle do Absoluto e anda solto pelas marés das incertezas. Que as amarras do navio deste mundo romperam e que os sobressaltos da tempestade parecem tomar de conta de tudo. Que nada significa a perfeição. No entanto impera o domínio das horas além do quanto de interpretações os grupos, em conflito, na maré dos destinos, querem oferecer de justificativa. Disso nem de longe há que se imaginar proceder no âmbito das ações desse infinito das histórias num eterno vir a ser. Desde resistir aos sacolejos das frases, que querem esparramar os assuntos, até o poder descomunal das consequências inalcançáveis na mente dos humanos.

Por mais tentador que seja, o Mal e o Bem dormem juntos na mesma cama dos aflitos. As ausências e presenças apenas trocam de opinião diante dos astros. Vidas que fossem e jamais fugiram disso, dessa ordem universal soberana por demais. Pouco importa a intenção de classificar o desespero, porquanto são faces do mesmo poliedro das luas que cruzam os céus. Tão só a gente ainda carece da real compreensão, nada mais.

Quanto mistério a desvendar na face do instante. Quantas aventuras far-se-ão nas vagas dos oceanos, até o dia da plena aceitação de tudo. Hostes em aflição, que ora transigem a paz, verão, lá certa feita, o tanto de ansiedades que dominava os motivos torpes sem razão de ser. De que nada representava o desespero de impor condições aos outros, na sequência dos acontecimentos. A isto flui o rio da memória em todos que somam o constante aprendizado.

Assim, o senso acalma do pesadelo as civilizações que fizeram o chão desse vasto império dos animais inteligentes durante os milênios a fio. E persiste a dúvida de si para consigo, das multidões enfurecidas perante as injustiças, porém cientes da justiça das esferas que as aguarda logo ali, na curva do próximo segmento vivo.

 

Os olhos perdidos pela pandemia

Tarso Araújo

Editor do Leia Sempre

Chegamos no momento em que o Brasil olha para trás e em meses pode vislumbrar o quanto parece mesmo que apenas pioramos.

Muitos teorizaram que o Brasil e o mundo iriam sair melhores dessa pandemia que em nosso país já mata mais de 530 mil pessoas e atingiu milhões, mas não vamos sair melhores coisa alguma.

O mundo, e falo as pessoas de forma geral não melhoraram em nada. Em nada melhoramos. O silêncio de muitas casas, ficar em casa durante tanto tempo e  aqueles que nunca puderam ficar no isolamento social e que tiveram de diariamente sair de casa se expondo e ir trabalhar – foram expostos à morte pelo vírus. E ao final, isso demonstra apenas que as pessoas em geral não melhoraram.

Perlo contrário. Aqui no Brasil estamos sendo inundados por fake news – são mentiras diárias e em doses cavalares de mentiras das mais grosseiras feitas por uma máquina de mentiras que não descansa e parece ser infinita. Esse processo  vem deixando os cidadãos brasileiros confusos e muitos em dúvida  quanto ao que fazer nesse momento, e outros se aproveitando e jogando teorias absurda e que muitos acreditam.

O Brasil quando olhamos para trás nos dá a sensação de estarmos vivendo mesmo uma distopia. Um mundo de tragédias, gente ignorante comandado nossas vidas e o País e sendo apoiados por uma parte da população tão ignara quanto os que estão no poder,

E todos apoiados por instituições, movimentos, pessoas, enfim, um pesadelo. Não sabemos se vamos sair dessas piores ou melhores.

Mas o Brasil corre o sério risco de virar um país sem povo, sem consciência nacional, sem história e transformado num verdadeiro fazendão do agronegócio. Já que estão destruindo nossas riquezas, vendendo as estatais, deixando queimar a Amazônia, só falta mesmo o agronegócio o ser o setor “produtivo” mais importante do Brasil. E estamos de volta aos anos 30 do século 20. Todos os brasileiros em sua maioria pobres, ainda mais pobres, sem empregos e sem direitos.

Foto:  Ana Rayssa/CB/D.A Press – 11/5/20

 

 

 

PÁGINA 5 POLÍTICA

PANORAMA POLÍTICO I POR TARSO ARAÚJO

 

O IMPASSE BRASILEIRO

O Brasil vive um grave e arriscado momento de impasse. De um lado, a sociedade brasileira sofrendo com o desemprego, a ampliação da fome, da miséria, a economia perdendo força, uma grave crise sanitária e humanitária Brasil afora e por outro lado, um governo descontrolado, incompetente e envolvido em corrupção. Hora das forças políticas sentarem numa mesa, retirar Bolsonaro do circuito e construir um consenso para a governabilidade que não é mais possível sob a bandeira bolsonarista e preparar o terreno para uma eleição de 2022 democrática,  livre e sem golpes. Ou o Brasil busca uma saída ou Bolsonaro e seus seguidores, uns lunáticos, outros milicianos vão querer tomar o Brasil de assalto. Para muitos militares está na hora mesmo desse diálogo, acreditamos.

 PEC DOS MILITARES

Está em vias de ser protocolada na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda a Constituição com relação à proibição de  nomeação de militares da ativa em cargos civis no governo. A proposta segunda a autora, deputada Perpetua Almeida (PCdoB-Acre) visa garantir a integridade das forças armadas como uma instituição do Estado brasileiro e não de governos que passam, e, muitas vezes, sequer cumprem o que prometem em campanha. A PEC já tem mais de 180 assinaturas.

MILITARES PERDENDO ESPAÇO

Não sou daqueles ufanistas que acredita no mito que as forças armadas brasileiras eram uma instituição acima de qualquer suspeita. Mas, como muitos acreditava e esperava mais dos militares que hoje como instituição dão força e avalizam um governo (Jair Bolsonaro) que tem uma dívida gigantesca com o povo brasileiro devido às mais de 530 mil mortes por Covid-19, é um governo incompetente, antinacional e agora eivado de denúncias de corrupção. Os militares podem dar golpe, fazer o que fizer, mas cada vez mais fica claro que precisa a sociedade brasileira colocar limites nos homes armados. Eles se mostraram que não são tão honestos como todos acreditávamos. E perdem espaço por isso.

A VERGONHA EVANGÉLICA

Acredito que vai demorar bastante, passado esse período neofascista no Brasil para que as igrejas evangélicas possam se recuperar da vergonha de termos visto apoiando um governo racista e homofóbico um bando de pastores que se dizem enviados de Deus, mas buscaram durante todo esse tempo, junto com a bancada evangélica apenas poder e status. Nada de apoio às bandeiras do povo trabalhador que lota essas igrejas nos finais de semana. Uma vergonha maior é achar que o indicado de Bolsonaro para o STF André Mendonça seja um homem de Deus. Foi o que mais perseguiu críticos de Bolsonaro nos últimos tempos usando a famigerada Lei de Segurança Nacional, maldita herança da ditadura militar. Esse pode seguir a todos menos a Cristo.

O CENTRO PODE AVALIAR DÓRIA

Pois é enquanto o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) tenta vender o peixe de que é o candidato certo para o centro político (na verdade da clássica direita brasileira) o nome que mais vem crescendo é o de João Dória (PSDB) governador de São Paulo. João Dória que fez campanha em 2018 como o Bolsodoria agora é declarado inimigo de Bolsonaro, com muito mais ligação com o centro e a direita brasileira que Ciro. Tem a seu favor ainda o PSDB, ser dirigente de São Paulo o maior colégio eleitoral do Brasil e um discurso mais próximo ao do empresariado e setores conservadores. Ciro não tem como passar Dória nessa disputa.

Foto: Agência Brasil/Divulgação

FITINHA X LORIM

A disputa na cidade de Missão Velha para a prefeitura continua. São duas candidaturas e dois grupos políticos que fazem parte da base aliada do governo Camilo Santana (PT) mas não se entendem de maneira alguma. Fitinha é o nome do Partido dos Trabalhadores  e tem como aliada Washington Fechine, Tardine Pinheiro, o vereador José Nairton (PT), atual presidente do legislativo municipal  e o ex-prefeito Diego Feitosa.  Já Dr. Lorim é o nome do PDT com apoio de Gidalberto Pinheiro, ex-prefeito de Missão Velha e outras lideranças políticas. A eleição será dia 1º de agosto.

CIRO PRECISA MELHORAR O NÍVEL DO DEBATE

O ex-governador e ex-tudo da política brasileira Ciro Gomes (PDT) precisa melhorar o nível do debate. Não adianta ficar falando em microfone que é o melhor, mais competente e com melhor conteúdo, se comparando com Lula e agredindo Lula, Bolsonaro e quem quer que se coloque na frente de seu sonho (hoje quase impossível) de ser presidente da República. Deveria melhorar o nível do debate, apresentar seu projeto para o Brasil e buscar montar palanques baseado nesse discurso e projeto.  O resto é baixaria.

JOSÉ AIRTON TEM REUNIÃO COM CAMILO

O deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), se reuniu na tarde da última segunda-feira, 12, com o governador Camilo Santana (PT), o  secretário da Casa Civil, Chagas Vieira e o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins. De acordo com o deputado José Airton, a pauta da audiência foi sobre os recursos alocados no Ceará, bem como a liberação dos Monitoramentos de Ações e Programas Prioritários (MAPPs). José Airton mencionou que dentre as diversas demandas, está a pavimentação da Rua Geraldo Félix até a Barra Grande, no valor de R$ 3 milhões.

BOLSONARO VIVE “DELÍRIOS GOLPISTAS”, DIZ ACRÍSIO SENA

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), criticou o que ele chama de “delírios golpistas” do presidente Bolsonaro. “Desde que sua popularidade começou a cair e o apoio ao impeachment cresceu, Bolsonaro decidiu envolver ainda mais as Forças Armadas em suas jogadas, sem anuência das mesmas. Usando o velho expediente das notícias falsas (fake news), atacou diretamente – sem qualquer prova concreta – o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a lisura da urna eletrônica, as pesquisas eleitorais, a imprensa e os parlamentares que conduzem a CPI da COVID. Governar, que é bom, nada”, criticou o parlamentar.

 

 

 

PÁGINA 6 ESPORTE

FALANDO DE ESPORTE I POR DUDU CORREIA

 

MUITO FUTEBOL PELO MUNDO

O futebol não vai parar e teremos muitas emoções nos próximos meses. Começando pelo Campeonato Brasileiro Série A e a Libertadores que vai nos brindar com vários duelos bem interessantes, como os que vimos nesta semana. Sem falar que teremos futebol nas Olimpíadas e ano que vem teremos a Copa do mundo do Catar, que diferente das edições anteriores será disputada ao final do ano, terminando bem perto do Natal de 2022.

MESSI QUER AGORA A COPA

O jogador Messi que venceu a Copa América em cima do Brasil dias atrás pode até querer a Copa do Mundo, mas é um título muito difícil. O futebol europeu vem evoluindo, e acredito que os times sul americanos como Brasil e Argentina terão que trabalhar bastante para evoluir e chegar na competição com chances reais de vencer o título.

CARIRI VENCE MAIS UMA NO CEARENSE

O time do Cariri venceu o Itapipoca na última quarta-feira, 14, e ficou agora na quinta colocação do Campeonato Cearense da Série B. O Cariri vem na luta para conseguir uma vaga na Série A do ano que vem. Uma luta difícil. O time pode perder posições, portanto, os jogos das próximas rodadas serão decisivos para o destino do Cariri.

DESTACANDO O ESPORTE NO CRATO

O esporte no Crato vem passando por momento bem positivo. O secretário de Esporte do Município, Henrily Rener destaca entre as ações realizadas a lei que cria o conselho municipal de esporte e o fundo do esporte para ter estrutura necessária para ações esportivas e políticas públicas no setor. Outras inciativas que merecem destaque são os programas bolsa atleta e bolsa jovem municipal.

DISNEY NO FUTEBOL

Uma novidade, mas que mostra o momento atual dos negócios no mundo esportivo. A Disney supera a Globo, Warner e Band e compra os direitos de transmissão do Campeonato Italiano. A exclusividade se dará até 2024 no Brasil. Os jogos serão exibidos na TV e no Star+, o novo serviço de streaming da empresa.

 LEÃO ENFRENTA SÃO PAULO

O Fortaleza vai à São Paulo e será recebido pelo tricolor paulista. O tricolor cearense vai tentar manter o bom momento e continuar no G4. O São Paulo está na 14ª colocação, portanto,  a luta tricolor será grande. São Paulo precisa vencer neste sábado, 17, às 17 horas, horário do jogo.

 CEARÁ RECEBE ATLÉTICO-PR

O Vozão vai receber o Atlético-PR para tentar se reabilitar na competição e avançar na tabela. Na 11ª colocação o alvinegro cearense precisa de uma vitória para continuar sua luta para, no mínimo, conseguir repetir sua performance na Série A do ano passado. Já o Atlético-PR vai bem na competição com 20 pontos e na 5ª colocação.  O jogo será neste sábado, 17, a partir das 17 horas na Arena Castelão.

 

PÁGINA 7 PUBLICIDADE

PUBLICIDADE DA ASSSEMBLEIA LEGISLATIVA – ALECE

 

PÁGINA 8 SINDICALISMO

TRIBUNA SINDICAL

PROGRAMA TRIBUNA SINDICAL NO AR

Foi ao ar na última quarta-feira, 14, a primeira edição do programa Tribuna Sindical no Canal Leia Sempre Brasil no Youtube. Com apresentação de Tarso Araújo, o programa será todas as quartas-feiras a partir das 18 horas debatendo o mundo do trabalho, os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, as campanhas salariais e as lutas sindicais. A primeira edição do programa contou com as presenças dos sindicalistas Edson Xavier, Aurélio Matias, Pedro Nunes e da professora Liliane Rosado, presidente do Conselho Municipal das Mulheres de Assaré.

#24J VEM SENDO ORGANIZADO

Os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e suas organizações sindicais estão organizando o dia 24 de julho em que movimentos, trabalhadores, lideranças, estudantes, movimentos populares e comunitários vão às ruas pelo Fora Bolsonaro, por comida no prato e vacina no prato. O chamado #24J será o momento do povo brasileiro deixar claro que não aceita mais ser tratado como gente de quinta categoria por um governo omisso, responsável por milhares de mortes por Covid-19 e que não tratou a pandemia como deveria. Vai ser um momento em que Bolsonaro pode balançar em seu cargo.

Foto: Ronaldo Silva

 INTERSINDICAL EM QUIXADÁ

Na manhã da última quarta-feira, 14, a Intersindical Ceará esteve presente na Associação de Catadores e Recicladores de Quixadá para uma atividade com a categoria de catadores do município. Estiveram presentes no encontro o presidente da Associação de Catadores de Quixadá, Sr. Antônio, o Secretário de Serviços Públicos da Intersindical Ceará Valdir Medeiros e o Secretário de Formação Política e diretor do Sisemjun, Cícero Marcos Chaves. Na ocasião, foi realizada a entrega da bandeira à associação, com a simbologia da Intersindical, e um momento de discussão de conjuntura política local e nacional.

  INTERSINDICAL NA REGIÃO DO CARIRI

A Executiva Estadual da Intersindical/CE – Central da Classe Trabalhadora vem realizando esta semana uma série de ações e encontros na Região do Cariri e em outras cidades cearenses. A ideia é articular movimentos e debater a situação política brasileiro e as lutas do movimento sindical. Nesta sexta-feira, 16, acontecerá rodada de reuniões com a associação dos trabalhadores catadores em materiais recicláveis, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Às 17h, participação no programa semanal do Sisemjun, na sua TV Web. Já no sábado, 17, acontece uma plenária de organização sindical na sede do Sisemjun, com a participação das direções do SIATRANS e Sisemjun.

SIANTRANS EM QUIXADÁ

Alguns diretores do Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito e Transportes no Estado do Ceará – SIATRANS/CE – estiveram em Quixadá e participaram de ato em defesa da luta e dos direitos dos agentes de trânsito locais. Aproveitaram ainda para debater com a categoria a pauta de reivindicações dos agentes municipais de trânsito desta importante cidade do Sertão Central cearense.

 AOS TRABALHADORES EM CALÇADOS DE JUAZEIRO

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Juazeiro do Norte informa que os trabalhadores que tiveram sua carteira assinada entre 1999 e 2013 pode providenciar sua documentação e levar ao sindicato  para entrar com processo judicial e receber a correção sobre o saldo do FGTS.

Quais são os documentos necessários?

Trazer cópias do RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência (conta de água, energia, telefone etc.) e do extrato analítico do FGTS.

 Onde eu retiro o extrato do FGTS?

O extrato do FGTS pode ser solicitado nas agências da Caixa Econômica Federal, pela internet, através do site da instituição, no seguinte endereço: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do ou pelo aplicativo Meu FGTS.

APEOC ASSARÉ EM DEFESA DOS PROFESSORES

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Assaré está na luta pelas reivindicações dos professores. Vem negociando e lutando pela implementação da progressão/promoção com a mudança de referência, como é chamado no Plano de Cargos e Carreira.  Essa reivindicação dos professores já foi feita e encaminhada à Prefeitura de Assaré, bem como, à Secretaria de Educação. A APEOC Assaré aguarda agora o deferimento dessa reivindicação por parte do poder público municipal.

LIVE VAI DEBATER REFORMA ADMINSITRATIVA

Nesta sexta-feira, 16, a partir das 19 horas vai acontecer uma live de preparação ao Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor Público. A atividade se dará via Youtube e Facebook nos canais da Intersindical e “Contra a PEC 32”. A ideia é iniciar a campanha de mobilização contra a reforma administrativa.

 

PÁGINA 9 SINDICALISMO

SISEMJUN INFORMA

 

28ª Edição do Programa SISEMJUN INFORMA, da WEB TV SISEMJUN

 O Programa SISEMJUN IFORMA será transmitido, ao vivo, nesta sexta-feira (16/07), às 16:30h, pelo Facebook e YouTube do Sindicato, com apresentação do Radialista Tarso Araújo e direção do Jornalista Leandro Medeiros.

A Vigésima Oitava Edição tem como tema: “Conquistas da Gestão do SISEMJUN (2017-2021)”. Discutiremos com Marcelo Alves (Presidente do SISEMJUN), Edson Xavier (Vice-Presidente do SISEMJUN) e Ítalo Freitas (Secretário Geral do SISEMJUN) os avanços e conquistas durante a atual gestão do Sindicato, considerando:

1) Informes Gerais do Sindicato;

2) Principais Avanços e Conquistas do SISEMJUN;

3) Perspectivas de novas Lutas dos Servidores;

4) Ações da Intersindical no Ceará e no Cariri.

Link do Facebook:

Link do YouTube:

EmbedPress: Digite sua chave de API do YouTube em EmbedPress > Plataformas > YouTube para incorporar o canal do YouTube.

 

SISEMJUN nomeia comissão para organizar as eleições do sindicato

Na terça-feira da semana passada, 6, o Presidente do SISEMJUN, Marcelo Alves, nomeou os membros para composição da Comissão Eleitoral, responsável pela coordenação e organização do Processo Eleitoral dos Cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e seus respectivos Suplentes, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte-CE, para o quadriênio 2021-2025.

Nos termos da Portaria SISEMJUN n° 01, de 06 de Julho de 2021, foram nomeados para compor a Comissão Eleitoral os seguintes servidores:

– Valdir Barbosa de Medeiros: Educador de Trânsito;

– Maria Rodrigues Pontes Alexandre: Professora;

– Paulo Edilberto Mota da Silva: Cirurgião Dentista de PSF.

Os 03 (três) integrantes da Comissão Eleitoral são de reputação ilibada e referências em suas bases, integrando as 03 (três) forças do Funcionalismo: Saúde, Educação e Fundo Geral.

Link da Portaria nº 01, de 06 de Julho de 2021: https://sisemjun.org.br/site/midia/59/1625661657-1.pdf

A expectativa é que a Comissão Eleitoral, nos próximos dias, publique o Edital de Convocação das Eleições do Sindicato.

É importante ressaltar que a atual Diretoria tem mandato até 31 de Agosto deste ano, nos termos da Assembleia Geral Virtual de Prorrogação dos Mandatos de 19 de Maio de 2020.

Em razão do exposto, a atual Diretoria, visando a garantia de um processo eleitoral democrático, transparente, seguro e com tempo adequado para as várias etapas do calendário, cumpre sua missão institucional, “dando o pontapé inicial” para mais uma Eleição de nosso tão importante e necessário Sindicato.

 

10 motivos para se filiar ao SISEMJUN e fortalecer a luta dos servidores de Juazeiro do Norte

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) tem uma campanha de sindicalização permanente.  O objetivo é que a cada dia que passa cada vez mais servidores se filiem ao sindicato e fortaleça as lutas da entidade e dos próprios servidores. Cada servidor sindicaliza é importante, pois fortalece a entidade, une mais a categoria e deixa os servidores e servidoras mais próximos para trocar ideias e experiências de suas lutas cotidianas e suas reivindicações.

Saiba os motivos para os servidores e servidoras se sindicalizarem

1 – Fortalece a entidade que representa todos os Servidores Municipais de Juazeiro do Norte

2 – Ajuda na manutenção e ampliação da infraestrutura do SISEMJUN, auxiliando no desenvolvimento de mobilizações maiores e mais efetivas.

3 – Potencializa a luta pela qualificação do Serviço Público, por meio da valorização da categoria e de melhores condições de trabalho.

4 – Confere vida ao Sindicato, diante das lutas do Servidores Municipais.

5 – Participa do processo de organização e de tomada de decisão da entidade, por meio de Assembleias Gerais.

6 – Facilita a integração entre os servidores, oportunizando a troca de saberes e de experiências.

7 – Fortaleza a campanha salarial dos Servidores Municipais.

8 – Acesso facilitado à assessoria jurídica  da entidade.

9 – Acesso gratuito a debates e espaços de formação organizados pelo SISEMJUN.

10 – Acesso a uma série de benefícios e convênios firmados entre o SISEMMJUN e as empresas prestadoras de serviços.

 

PÁGINA 10 POLÍTICA  

 

FALA, LEONEL I MARCOS LEONEL

 Entenda os rastros da corrupção de Bolsonaro

 Além das inúmeras suspeições que existem sobre as ligações da família Bolsonaro com a milícia do Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, pesam sobre o seu governo as ações duvidosas dos militares que ocuparam a gestão, como uma invasão do garantismo de continuidade do mandato, bem como já são visíveis situações encorpadas de corrupção.

Não existem explicações satisfatórias pra vários casos envolvendo o presidente e a família, são episódios que se somam na gestão feita a dez mãos, transformando o País em um banheiro de uso coletivo da casa. As ligações íntimas com Queiroz, Adriano da Nóbrega, Wassef, Roberto Jefferson e inúmeros evangélicos terrivelmente presos por ladroagem, bem como o casamento com o Centrão, não conseguem ser escondidas para debaixo da privada.

Muito para além e avante de cheques, rachadinhas, grilagens e outros mecanismos rasteiros de picaretagens, existe uma lista de sinistros envolvendo o governo, através de ministros, secretários, assessores e agregados, que nãos só necessitam de atualização constante, como também precisa de investigação a fundo. O superfaturamento das vacinas serviu como um anzol, que tirou do fundo da lama aquilo que parecia se encaminhar para o campo nebuloso da memória seletiva, do povo e da imprensa corporativa.

No caso da intervenção na Polícia Federal, Bolsonaro é acusado de corrupção passiva privilegiada, uma vez que ele tentou blindar das investigações de bandalheira, amigos e familiares, no caso Flávio Bolsonaro e a investigação de rachadinha com o amigo e capanga Queiroz. Wanjgarden foi embora, mas deixou rastros de tráfico de influências, deixando Bolsonaro acusado de corrupção passiva, pois contratos vultosos foram feitos para empresas do ex-ministro, e que ainda estão em vigor. O presidente sabia e concordou.

Marcelo Álvaro, ex-ministro do turismo de Bolsonaro foi acusado pelo Ministério Público de desvio de verbas eleitorais. Ele foi demitido antes que as investigações chegassem à campanha eleitoral do presidente, que na época era do mesmo partido do meliante, o PSL. Onyx Lorenzoni, capanga da tropa de choque do presidente, também confessou publicamente mutretas nas verbas de campanha, é mantido como peça importante do governo até hoje.

O ex-ministro Ricardo Salles é um caso à parte, também demitido antes que a bandalheira chegue ao clã Bolsonaro. Ele já é condenado por tramoias com empresas mineradoras e está sendo investigado no escândalo do roubo de madeiras ilegais. Em ambos os casos ele recebeu propinas milionárias. Chico Rodrigues, o ex-líder do governo no Senado foi acusado de desvios de verbas no combate à pandemia, flagrado com dinheiro no terminal do tubo digestivo, devidamente encoberto pela cueca. Ainda é membro da tropa de choque do paladino da honestidade.

Ricardo Barros é o líder do governo na Câmara e é um dos líderes dos grandiosos escândalos de superfaturamento das vacinas. São bilhões que seriam pagos, mas que foram negociados em registros oficiais. Ricardo Barros divide o estrelato dessa honestidade suprema com militares do exército, policiais e líderes religiosos, todos patriotas tementes a Deus e a favor da família. Ricardo Barros é um dos caciques do Centrão, comprado por Bolsonaro pelo conhecido escândalo do orçamento secreto, em uma quantia irrisória de R$ 3 bilhões. Vale ressaltar, que a culpa de tudo isso é a falta do voto impresso. Faz arminha que passa.

 

Marcos Leonel é escritor, graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA), professor de Literatura e músico. É comentarista do programa Bom Dia Notícias no Canal Leia Sempre Brasil e editor do site Fala, Leonel.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *