• 20 de maio, 2024 01:09

QG do golpe: parlamentares bolsonaristas estiveram na casa usada na trama golpista

ByTarso Araújo

fev 18, 2024

Em novembro de 2022, um plano para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder estava sendo elaborado em uma casa no Lago Sul de Brasília. O local, que antes abrigava o comitê de campanha do então presidente, agora era um quartel-general (QG) do golpe. Com informações do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

O general Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, liderava o QG. O militar recebia convidados com frequência, incluindo líderes do acampamento montado em frente ao Forte Apache, onde fica o comando do Exército.

Filipe Martins, assessor especial do ex-presidente, era outro visitante frequente do QG. Segundo a Polícia Federal (PF), Martins foi o responsável por elaborar a minuta golpista que foi entregue por Bolsonaro aos comodantes das Forças Armadas após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A participação de parlamentares bolsonaristas ainda não entrou na mira dos investigadores, mas levanta questões sobre o envolvimento do grupo no planejamento do decreto golpista.

A PF afirmou que a primeira minuta foi apresentada ao então presidente no dia 19 de novembro, um sábado, no Palácio da Alvorada. Nessa semana, deputados e senadores bolsonaristas visitaram o GQ.

Dois dias antes da primeira versão do decreto ser levada ao ex-chefe do Executivo, os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Osmar Terra (MDB-RS) e os senadores Guaracy Silveira (PP-TO) e Eduardo Girão (Podemos-CE) estiveram no GQ do golpe.

Os parlamentares alegaram que foram ao local para discutir a auditoria das urnas que o PL havia encomendado a uma empresa particular e às Forças Armadas.

A PF tem mensagens, áudios e outros registros que podem ajudar a ligar os pontos e identificar quem estava envolvido na trama golpista.

 

Fonte: site Diário do Centro do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *