• 20 de maio, 2024 08:05

Palavras que marcaram 2023: principais livros do ano e dicas de leitura para o final de 2023

ByTarso Araújo

dez 29, 2023

O ano de 2023 foi um período notável para o mundo literário, com autores talentosos lançando obras que cativaram leitores e enriqueceram o cenário literário global. Vamos explorar alguns dos principais livros lançados em 2023, analisar sua repercussão e oferecer dicas de leitura para fechar o ano com chave de ouro.

 

BRANCURA

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura deste ano, Jon Fosse ainda não tinha sido traduzido e publicado no Brasil. Ótima desculpa para conhecer melhor o autor e dramaturgo norueguês. Aqui, o breve romance usa de recursos oníricos para fortalecer uma narrativa que mistura estranheza com lugares comuns (tal qual fazem os sonhos). Uma simples viagem de carro sem rumo transforma a rota deste homem-protagonista em uma aventura de radicalidade literária.

 

HISTÓRIA PARA MATAR MULHER BOA

Ana Johann traz para o seu romance de estreia Helena, uma protagonista tida como “boa”, que organiza as demandas e ações de acordo com o que a sociedade espera dela. Somos cúmplices de uma pessoa que, na verdade, é coadjuvante da própria vida. Para sair do marasmo é necessário matar a imagem imaculada de Helena, se real ou figurativamente falando, só lendo para entender.

 

VOLADORAS

Seguindo a sua autenticidade característica, Mônica Ojeda leva ao formato de conto o seu jeito de contar histórias de horror com criaturas além-humanas. Este volume reúne oito deles que carregam em comum também a questão geográfica dos Andes equatorianos em histórias sobre vizinhança, sexualidade, família e amizades.

 

NENHUMA LÍNGUA É NEUTRA

Uma poesia como nenhuma outra. Assim é a escrita de Dionne Brand, que gosta de brincar com as estruturas textuais e a linguagem para fazer uma conexão com o conteúdo de suas histórias. Neste volume, a geografia e os territórios são protagonistas, já que englobam a vivência das mulheres da diáspora, marcadas pelo imperativo da língua inglesa. Entre a dor da colonização e a descoberta do afeto, a autora nos convida a refletir sobre as nossas próprias fronteiras.

 

ALÉM DA PELE

De passagem pelo Brasil durante a Flip, a italiana Silvia Federici divulgou o seu mais recente livro, que reúne textos analíticos sobre o corpo da mulher e a política contemporânea de controle. Ela percorre assuntos que vão desde as tecnologias reprodutivas até as repressões sexuais que as mulheres sofreram ao longo dos anos.

Ao fechar as páginas destas obras, os leitores encontrarão não apenas histórias cativantes, mas também reflexões que ressoam além do papel. Que essas sugestões de leitura inspirem momentos de introspecção e prazer literário enquanto nos despedimos de 2023 e nos preparamos para novas aventuras literárias no próximo ano.

Fonte: site da Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *