• 20 de maio, 2024 08:43

COLUNA PANORAMA POLÍTICO: Os destaques de 2023 e um giro na política. Por Tarso Araújo

ByTarso Araújo

dez 29, 2023

A coluna Panorama Político desta semana nos traz um apanhado geral da política em  2023. Algumas opiniões curtas e grossas. Assinada por Tarso Araújo. 

LULA TENTA FAZER A DIFERENÇA

Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro vai ter muito o que explicar e já tem muito o que explicar de suas ações ilegais como presidente da República, o atual presidente Lula se esforça para trazer normalidade ao Brasil, melhorar os investimentos estrangeiros, melhorar a economia e trazer mais tranquilidade aos investidores. No plano da economia foi bom para Lula, mas ainda falta uma longa caminhada. Outro ponto positivo de Lula foram os investimentos sociais e a tentativa de abrir diálogos entre a sociedade.

ELEIÇÕES EM 2024

A agenda política do PT e das esquerdas vai pegar fogo em 2024. Teremos eleições municipais e o embate entre petistas e bolsonaristas será inevitável. Até mesmo em municípios pequenos o discurso de um grupo contra o outro será sentido. As eleições de 2024 serão o grande termômetro para todos os agrupamentos políticos no Brasil.

UMA AGENDA PARA O CARIRI

Acreditamos que a Região do Cariri vem sempre se desenvolvendo e isso observamos de forma cotidiana. Os avanços desse ano foram, porém, insuficientes. A classe política do Cariri tem uma grande dificuldade em montar uma agenda conjunta e regional para trazer à nossa região mais prosperidade, qualidade de vida e investimentos.

REGIÃIO METROPOLITANA

Essa dificuldade em ter uma pauta regional, integrada e conjunta se demonstra com a  Região Metropolitana do Cariri. Nome pomposo para algo que na verdade ainda não funciona. Se funcionasse e seria importante, poderíamos estar debatendo transporte público integrado, limpeza pública, aterros sanitários, turismo e outros temas de forma conjunta e com mais força política.

OS NOVOS CAMINHOS

A política no Brasi, no Ceará e na Região do Cariri foi marcada em 2023 por altos e baixos. E muitos momentos de tensão. O Brasil, de modo geral, ainda vive um clima (e pelo jeito ainda vai perdurar um pouco mais) de polarização política entre as esquerdas e o bolsonarismo, que tenta se apresentar como um grupo de direita e conservador, mas o bolsonarismo é de extrema-direita e reacionário. A direita brasileira foi esmagada pelo bolsonarismo e ainda não conseguiu se erguer.

DIREITA COM DIFICULDADES

Um exemplo da direita que não consegue se erguer é o próprio PSDB que já foi uma grande legenda e disputava a influência dos votos com o petismo. Com o advento do reacionarismo bolsonarista os petistas se mantiveram firmes e os tucanos sucumbiram. Atualmente, o PSDB não é nem a sombra do que já foi um dia.

ANO POSITIVO PARA YURI

O deputado federal Yuri do Paredão (MDB) termina o ano de 2023 de forma positiva. Tem um mandato propositivo e com forte interlocução com os poderes constituídos. Tem forte interação com os governos do Estado e Federal. Para muitos vem surpreendendo por sua atuação concreta em busca de recursos para as cidades do Cariri.

UM PREFEITO CONSISTENTE

O prefeito José Ailton Brasil (PT) tem muito o que comemorar. Na minha opinião, faz a melhor gestão dentre as três cidades do Crajubar. E termina o ano com saldo positivo em ações e projetos desenvolvidos em sua cidade. No campo político está nas fileiras do petismo e pretende influenciar bastante na indicação do nome que irá disputar a eleição municipal do ano que vem pela base governista.

CORRENDO POR FORA

O vereador Florisval Coriolano teve um ano de muito trabalho à frente do legislativo do Crato. Conseguiu aprovar uma série de projetos e requerimentos. Fez audiências públicas e atuou de forma transparente. Debateu temas de interesse da população do Crato. É um dos nomes que pode se qualificar para disputar a eleição pela base aliada em Crato. Mas trabalha com discrição e eficiência.

CAMILO UMA LIDERANÇA

O ano de 2023 com certeza consolida o ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana como uma das grandes lideranças políticas do Ceará. Ao lado dele, vem o senador Cid Gomes que agora em janeiro deve se filiar ao Partido Socialista Brasileiro – PSB junto com seu grupo político, o maior do Ceará com 43 prefeitos.  Cid Gomes e Camilo mostraram neste ano resiliência e força política. Terminam o ano se preparando para os embates de 2024.

UM GRANDE PERDEDOR

Um dos grandes perdedores de 2023 é o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT). Depois de suas tentativas frustradas de ser presidente da República conseguiu estourar o PDT em vários pedaços. O partido termina 2023 muito pequeno. E Ciro é um dos grandes culpados por essa diminuição do PDT no espectro político cearense e brasileiro.

UM DOS DESTAQUES

Um dos destaques da política de Juazeiro do Norte neste ano de 2023 tem sido o vereador Capitão Vieira(MDB). O presidente do legislativo de Juazeiro do Norte consegue fazer um trabalho concreto de defesa dos interesses da sociedade, com temas variados, e, ao mesmo tempo que faz duras críticas à gestão Glêdson Bezerra.  Em 2024 vai dar muita dor de cabeça ao prefeito juazeirense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *