• 20 de maio, 2024 09:36

14° CONCUT debate fortalecimento da luta dos trabalhadores brasileiros

ByTarso Araújo

out 20, 2023

O 14° Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores acontece até o próximo domingo na cidade de São Paulo reunindo mais de 2 mil delegados representando 3,9 mil entidades sindicais de diversos ramos. Um congresso que irá debater os destinos e lutas da classe trabalhadora no Brasil.
Foto: Roberto Parizotti

CONCUT vai debater rumos do movimento sindical e eleger nova direção da central
A Central Única dos Trabalhadores realiza desde ontem, 19, e prossegue até o domingo, 22, o 14°CONCUT que irá debater as lutas dos trabalhadores brasileiros no momento atual, a organização da central, aproveitar o espaço de debate para trocar experiências entre trabalhadores e categorias profissionais, além de eleger a nova direção da central.

A CUT é a quinta maior central sindical do mundo e a maior central sindical do Brasil com 3,9 mil sindicatos filiados e 7,9 milhões de trabalhadores em sua base. O congresso acontece dois meses após a central completar 40 anos de lutas e de sua existência.
Além dos debates em torno da conjuntura social, econômica e política e de temas que vão desde o protagonismo da central na pauta dos trabalhadores até a construção de saídas para a desigualdade, o congresso também é um momento de encontro e de trocas culturais e regionais.

A central estima que mais de dois mil delegados representando milhares de entidades sindicais do Brasil, além de convidados, observadores e lideranças sindicais nacionais e internacionais. O tema do CONCUT é Luta, Direitos e Democracia que Transforma Vidas.
Neste congresso nacional os delegados presentes irão debater as resoluções políticas, sindicais e organizativas. E preparar a luta dos trabalhadores em todo o Brasil. A CUT tem um papel fundamental na consolidação do movimento sindical brasileiro desde seu surgimento. Esteve presente nos principais momentos da história da luta política brasileira nos últimos 40 anos.

A central foi fundamental na luta contra a Ditadura Miliar, pela redemocratização do Brasil e pelo fortalecimento de um movimento sindical de luta e combativo. No sábado,21, o congresso vai se debruçar sobre o debate acerca do protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil. Irá debater ainda a intervenção da CUT no combate à desigualdade social e pelo desenvolvimento sustentável do Brasil. No domingo, 22, fechando o congresso será eleita a nova direção da central sindical e aprovado o plano de lutas da CUT.

A programação do congresso e mais detalhes no site da CUT: https://www.cut.org.br/

Ao realizar o 14° CONCUT, no ano em que a nossa Central celebra 40 anos de lut as e conquistas, reafirmamos o compromisso de continuar lutando na defesa intransigente dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora
Sergio Nobre, presidente da CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *