• 20 de maio, 2024 06:44

Brasil precisa fortalecer candidatura para sediar Copa do Mundo Feminina de 2027

ByTarso Araújo

out 2, 2023

Na semana passada, houve uma reunião entre o governo federal e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de desenvolver estratégias destinadas a fortalecer a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo feminina de 2027, relata o jornal O Globo. Uma das ações planejadas envolve o presidente Lula (PT) pessoalmente entregando a proposta oficial nas mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

O encontro ocorreu na sede da CBF na sexta-feira (29) e contou com a presença do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, e Ednaldo Rodrigues, o presidente da CBF. A ideia é tirar proveito da visita de Infantino ao Brasil para assistir à final da Libertadores, que acontecerá no dia 4 de novembro no Maracanã, a fim de agendar um encontro entre ele e o presidente Lula. O prazo final para a entrega da documentação da candidatura é 8 de dezembro.

“Foi uma ótima visita institucional, que teve como objetivo construirmos uma agenda do presidente da FIFA, da CBF, com o presidente Lula, podendo, inclusive, nessa agenda, fazermos a entrega oficial de todos os compromissos e preparativos do governo federal para receber a copa do mundo feminina”, afirmou Padilha.

Do lado do governo, foi assegurado o compromisso de colaborar com os municípios e estados que têm potencial para sediar jogos da Copa do Mundo feminina. O intuito é demonstrar que o Brasil já possui os recursos necessários, como estádios e aeroportos bem estruturados, para realizar o torneio e mobilizar apoio em favor da candidatura. A CBF selecionou cidades-sede em todas as regiões do país, incluindo Fortaleza, Recife e Salvador no Nordeste; Manaus no Norte; Cuiabá e Brasília no Centro-Oeste; Porto Alegre no Sul; e Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo no Sudeste.

Além disso, durante a reunião, também foi discutido o protocolo assinado entre a CBF e os ministérios da Igualdade Racial, da Justiça e dos Esportes, visando o combate ao racismo no futebol. Esse documento foi lançado na final da Copa do Brasil, no dia 24 do mês passado. “Já venho conversando com o Infantino para ele conhecer o presidente Lula e ouvir do Governo Federal o apoio à candidatura do Brasil. Também debatemos outros temas que são pilares do futebol, como o combate a manipulação em apostas e ao racismo. É importante a CBF trabalhar em conjunto com o governo nas diversas esferas”, diz Ednaldo.

Publicado no Brasil 247
Imagem: Flickr | Lula Oficial / Foto: Ricardo Stuckert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *