• 20 de maio, 2024 07:36

A indignidade da fome

ByTarso Araújo

fev 24, 2023

EDITORIAL do Jornal Leia Sempre Brasil
Edição nº 152 – 24.02.2023

A indignidade da fome

A fome é um flagelo que atormenta parte significativa da sociedade brasileira. Não por menos, desde que o Brasil é Brasil os senhores que mandavam e os barões das senzalas sempre oprimiram o povo, junto à governos despóticos. Com a República a história não mudou muito.
Nos tempos modernos no Brasil com prédios maravilhosos, produção de grãos às alturas, tecnologia avançada, sem falar da modernidade das cidades e da vida, milhões ainda passam fome em nossos País.

Além disso, se constrói no Brasil a lógica de que o mercado é que é importante, não as pessoas. Daí porque temos uma mídia corporativa sempre ativa para defender em seus sites, jornais e canais de TV a lógica do mercado, a PEC do Teto dos Gastos, a reforma trabalhista para retirar direitos e desempregar, e uma política econômica neoliberal que demite, explora, esmaga e promove a fome do povo brasileiro.

Tudo isso com o silêncio ruidoso de parte da população brasileira que cai nessa esparrela. Enquanto o mercado consome bilhões todos os anos do Brasil, milhões de brasileiros passam fome.

Não é exagero, portanto, concordar com o cientista social e escritor Josué de Castro que disse em seu brilhante livro “A Geografia da Fome” que a fome no Brasil é um projeto político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *