• 20 de maio, 2024 05:52

Mostra de Artes da Porto Iracema retorna com vasta programação

ByTarso Araújo

fev 22, 2023

“O Brasil de volta às telas: políticas públicas para o audiovisual” é o tema da conversa que reúne, no próximo dia 03 de março, a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, e a Secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, a partir das 17 horas, na Porto Iracema das Artes, com mediação da professora Bete Jaguaribe, Diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar. O debate insere-se na programação da 10ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI), que, na sequência, às 19 horas, ainda traz a pré-estreia do filme “O Rio do Desejo”, no Cinema do Dragão, com as presenças do diretor, Sérgio Machado, e da roteirista, Maria Camargo. No sábado, dia 04 de março, ocorre o pitching de roteiros da 10ª edição do Laboratório de Cinema – CENA 15, a partir das 9h, no Cinema do Dragão. Toda a programação é gratuita. Os ingressos gratuitos para exibição do filme estarão disponíveis na bilheteria do Cinema a partir das 13 horas de sexta-feira, 3 de março.

A participação da Secretária Joelma Gonzaga na programação da MOPI é “importantíssima para o campo audiovisual do Ceará, nesse momento de retomada das políticas públicas para o setor, no país” – acentua a Diretora de Formação do IDM/Porto Iracema, Bete Jaguaribe, lembrando o valor simbólico desse encontro. “O setor audiovisual foi o mais sacrificado pelo processo de desmonte das políticas culturais, promovido pelo Governo Bolsonaro. Conversar com os novos gestores federais da cultura dá um alento enorme, traz muito boas expectativas” – diz a professora.

Depois do debate, a programação audiovisual da MOPI continua com a exibição do filme “O Rio do Desejo”, seguida de conversa com o cineasta Sérgio Machado e a roteirista Maria Camargo. O diretor do filme, Sérgio Machado, integrou o grupo de cineastas que concebeu o modelo do Laboratório de Cinema da Porto Iracema. “Teremos uma programação de cinema, com filme e debate, envolvendo um cineasta muito importante para o projeto do Porto Iracema. O diretor Sérgio Machado esteve conosco nos cinco primeiros anos da escola e, junto com Karim Ainouz e Marcelo Gomes, formulou o modelo do nosso Laboratório de Cinema”- lembra a professora.

PRÉ-ESTREIA de “O Rio do Desejo”

Baseado no conto “O Adeus do Comandante”, do escritor amazonense Milton Hatoum, o filme “O Rio do Desejo” narra a história de Dalberto, que, ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra, abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, mas quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, desejos proibidos vêm à tona.

O elenco do filme tem Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone, Rômulo Braga, Jorge Paz e Coco Chiarella. Já o roteiro é assinado por Sérgio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo e Milton Hatoum. Adrian Tejido fez a direção de fotografia e Adrian Cooper trabalhou na direção de arte.

O cineasta Sérgio Machado tem uma relação forte com o Ceará desde que esteve no estado, no início da carreira, realizando locações e testes de elenco para o premiadíssimo Central do Brasil (Walter Salles, 1998). São anos de presença no estado, pesquisando e contribuindo com processos no campo do audiovisual. Nos primeiros anos de implantação da Porto Iracema das Artes, participou ativamente na concepção do Centro de Narrativas Audiovisuais/Laboratório de Cinema, exercendo o papel de consultor de desenvolvimento de roteiros e contribuindo com a formação de dezenas de novos roteiristas.

Sérgio Machado construiu uma carreira premiada, tendo desenvolvido trabalhos com parceiros tais como Walter Salles e Karim Ainouz, destacando-se filmes como Cidade Baixa (2005), Quincas Berro D’Água (2010) e Tudo que Aprendemos Juntos (2015), além de séries de tv e documentários, consolidando-se, atualmente, como um dos mais importantes realizadores do cinema brasileiro contemporâneo.

“Fico sempre muito feliz em voltar para o Ceará. Vivi aqui uma experiência de formação inédita que teve um impacto muito grande no meu processo de criação e, portanto, na minha trajetória de vida. Foi um tempo de aprendizagem, em que tive oportunidade de trocar ideias com jovens em início de carreira, no exercício coletivo de criação de novas histórias” – observou o diretor Sérgio Machado, que, junto com a roteirista Maria Camargo, participa de debate com o público logo após a exibição.

A coordenadora do Centro de Narrativas Audiovisuais da Porto Iracema, Manoela Ziggiatti, ratifica a importância de Sérgio Machado na experiência de formação do Laboratório de Cinema. “Estamos celebrando os 10 anos do Lab Cena 15 e a contribuição de Sérgio, assim como de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, foram imprescindíveis para que o Lab se consolidasse”- observa Manoela, lembrando que o cineasta, assim como roteirista e escritora Maria Camargo participarão também da sessão do pitching de roteiros, que ocorre no sábado, dia 04, a partir das 9 horas, no Cinema do Dragão. “O olhar de ambos será importante para os projetos de longa-metragem que serão apresentados para um público externo pela primeira vez” – diz Manoela.

SOBRE JOELMA OLIVEIRA GONZAGA

Com filmes premiados e exibidos nos principais festivais do mundo, como Cannes, Locarno, Festival do Rio, dentre outros, Joelma Oliveira Gonzaga nasceu em Salvador e, há mais de uma década, constrói uma sólida carreira como produtora executiva e criativa, estando à frente de importantes produções nacionais como: “AmarElo é tudo para Ontem” (direção de Emicida e Fred Ouro Preto), “Regra 34” (dir. Julia Murat), “Breves Miragens de Sol” ( dir. Eryk Rocha), “Doutor Gama” (dir. Jeferson De), dentre outros. Integra o conselho fundador da União Nacional de Produtores Executivos – UPEX. Atua também em iniciativas de formação e em 2022 coordenou, através do Instituto Nicho 54, o programa vocacionado à formação de produtoras executivas negras para o audiovisual, Nicho Executiva.

SOBRE LUISA CELA

Luisa Cela é cearense, formada em psicologia, com mestrado em Saúde da Família, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e especialização em Arteterapia (Instituto Aquila). Desde 2014, tem atuação no campo das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos na Rede CUCA – Fortaleza, e no Instituto Dragão do Mar (IDM), assumiu a Diretoria de Cidadania Cultural, dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e coordenando projetos importantes como o “Praça das Artes”. Assumiu também a presidência do Instituto ECOA (Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes) – Sobral. Entre os anos de 2019 a 2022, exerceu o cargo de Secretária Executiva da Cultura no Governo do Estado do Ceará, assumindo ao longo desse período, a Coordenação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Também fez parte da equipe do Consórcio Nordeste. Atualmente, é secretária da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará).

SOBRE BETE JAGUARIBE

Professora universitária, é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também realizou seu Mestrado em História Social e a graduação em Jornalismo, profissão que exerceu até os anos de 1990. Neste período, iniciou sua experiência em gestão pública, com larga experiência no campo cultural, com ênfase no audiovisual e na formação em artes. Coordenou projetos como Instituto Dragão do Mar de Artes e Indústria Audiovisual e Bureau de Cinema e Vídeo do Ceará. Na gestão do Ministro Gilberto Gil, ocupou a chefia-de-gabinete da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Atualmente, é diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Escola Porto Iracema das Artes. Coordena o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor)

SOBRE SÉRGIO MACHADO

Nasceu em Salvador e começou a trabalhar no cinema em 1993, quando dirigiu o premiado curta Troca de Cabeças. A partir de 1995 passou a trabalhar com o diretor Walter Salles. Foi assistente de direção de Central do Brasil e O Primeiro Dia e roteirista e diretor assistente de Abril Despedaçado. Em 1999, trabalhou como roteirista e co-diretor da série Os Pastores da Noite da rede Globo e foi co-roteirista do longa Madame Satã, de Karim Aïnouz. Em 2001, dirigiu o documentário Onde a Terra Acaba, sobre a vida e a obra do cineasta Mário Peixoto – premiado em mais de 15 festivais, entre os quais Biarritz, Havana, Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo. Cidade Baixa, seu primeiro longa de ficção, foi lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio do Rio de Janeiro, Huelva, Verona, Mons. Em 2007, dirigiu e roteirizou, em parceria com Karim Aïnouz, a série de treze episódios Alice, exibida na HBO. Dirigiu e roteirizou também os dois episódios especiais da mesma série. Em 2009, dirigiu e adaptou Quincas Berro D’Água, uma das mais populares novelas de Jorge Amado, produzida pela VideoFilmes e dirigiu o curta-metragem O Príncipe Encantado, premiado na Mostra Internacional de São Paulo. Dirigiu o longa Tudo que Aprendemos Juntos, filme de encerramento do Festival de Locarno – e melhor filme da Mostra Internacional de São Paulo. Sérgio Machado também dirigiu o documentário Aqui Deste Lugar, produzido pela Gullane e A Luta do Século, prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio 2016.

SOBRE MARIA CAMARGO

Roteirista de cinema e televisão, Maria Camargo vive no Rio de Janeiro. Escreveu as adaptações das obras Correio feminino, de Clarice Lispector, e Dois irmãos, de Milton Hatoum para a TV Globo. Foi colaboradora das novelas Lado a lado e Babilônia, além de corroteirista do filme Nise, o coração da loucura. Escreveu e dirigiu os curtas-metragens O coração às vezes para de bater e Se meu pai fosse de pedra. Publicou pela Companhia das Letras o livro O medo e o mar. Entre vários projetos, está trabalhando em duas novas adaptações de textos de Milton Hatoum, desta vez para o cinema: o conto “O Rio do Desejo”, adaptação do conto “O Adeus do Comandante”, com direção de Sérgio Machado, e a adaptação do romance “Relato de um certo Oriente”, que terá direção de Marcelo Gomes.

SOBRE A MOPI

A MOPI – Mostra de Artes da Porto Iracema reúne os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano nos diversos processos formativos da escola. São apresentados os projetos elaborados nos cinco Laboratórios de Criação da escola (teatro, música, artes visuais, dança e cinema), além dos trabalhos realizados no Programa de Formação Básica nas linguagens de artes cênicas, artes visuais, multimídia e cinema. Ao final de cada ciclo formativo podemos assistir espetáculos de teatro, dança, exposições de artes visuais, exibição de curtas, shows musicais e pitchings de roteiros do Laboratório de Cinema. As atividades programadas na MOPI são evidências do aprofundamento dos conceitos norteadores do Porto Iracema das Artes, que nestes dez anos têm orientado uma infinidade de processos criativos, em forma de experiências e partilhas estéticas.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: MOPI Audiovisual da Porto Iracema: programação inclui debate com Secretária do MinC, lançamento de filme e realização de pitching de roteiros

Quando: 3 e 4 de março, sexta-feira e sábado, às 17h e às 9h

Onde: na Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar -160 – Praia de Iracema) e no Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Para a pré estreia do filme, os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir das 13 horas do dia 3 de março na bilheteria do Cinema do Dragão

Foto de Alan de Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *