• 20 de maio, 2024 04:36

Viradouro homenageia em desfile primeira mulher negra e escrever um livro no Brasil

ByTarso Araújo

fev 21, 2023

A Viradouro encerrou os desfiles do Grupo Especial do Rio na madrugada desta terça-feira (21) com a busca por corrigir uma injustiça. A sexta escola a desfilar levou à Sapucaí um desfile para lembrar de Rosa Maria Egipcíaca, primeira mulher preta a escrever um livro no Brasil e esquecida pela história.

Na busca por seu terceiro título na elite do carnaval carioca, a escola de Niterói contou com 2,5 mil componentes, 24 alas e seis alegorias.

Ao longo do desfile, a Viradouro contou a história dessa mulher que, trazida da África aos seis anos, viria a se tornar feiticeira, beata e escritora.

Na comissão de frente, ventiladores em um tripé criavam um redemoinho de flores ao redor da dançarina que representava Rosa Egipcíaca, simulando seu lado feiticeira.

Em um tripé, a escola reproduziu um tanque de água de forma inventiva, com paredes de três centímetros de espessura, que representava a visão que Rosa teve em um espelho de águas.

A Viradouro insistiu em um começo molhado para seu desfile. O abre-alas e o segundo carro repetiam o tema. Em um deles, uma estátua despejava água incessantemente sobre outra, uma versão jovem da homenageada.

Publicado no site G1
Foto: Marcos Serra Lima/g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *