• 20 de maio, 2024 06:44

Governo Elmano de Freitas opta pelo combate à fome

ByTarso Araújo

fev 17, 2023

COLUNA PANORAMA POLÍTICO
POR TARSO ARAÚJO

O governador cearense Elmano de Freitas (PT) já aponta nesse início de mandato a vocação de seu governo e quais trilhas deve permanecer. E uma delas é o combate à fome.

Para isso, Elmano e sua equipe criaram um programa que terá a participação de várias instâncias do governo e da sociedade civil. O programa Ceará Sem Fome aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa.

Logo no início dessa legislatura, os deputados estaduais votaram uma série de medidas enviadas pelo governador Elmano de Freitas e ficou aprovado o Programa Ceará Sem Fome.

O programa visa beneficiar mais de meio milhão de pessoas em situação de extrema pobreza. Entre os objetivos do programa, que trabalha em medidas emergenciais e também estruturantes, está a promoção do direito humano à alimentação adequada e à soberania alimentar; o apoio ao funcionamento de equipamentos voltados à preparação voluntária de refeições de qualidade para a população mais carente; e o incentivo ao envolvimento de organizações da sociedade civil, com atuação comunitária em ações voltadas à aquisição de insumos prioritariamente advindos da agricultura familiar.

A iniciativa vem sendo estruturada tendo à frente uma equipe técnica conduzida pela primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, e será executada mediante ações implementadas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Os trabalhos de mapeamento estão a cargo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
A lei prevê ainda a construção de um grande pacto de enfrentamento da fome e a constituição de um Comitê Representativo da sociedade civil que conduzirá as ações de arrecadação de alimentos para a distribuição junto aos setores mais vulneráveis da população
O governo de Elmano de Freitas nesse início de caminhada já tem uma trilha certa. O combate à fome, mais investimentos na educação e na saúde, sem desprezar infraestrutura, cultura e saneamento.

Com informações do Governo do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *