• 20 de maio, 2024 05:39

Agenda Cultural com dicas para curtir o Carnaval, música, teatro, livros e filmes!!!

ByTarso Araújo

fev 17, 2023

AGENDA CULTURAL
Toda sexta-feira o site Leia Sempre Brasil traz uma agenda cultural com dica de livros, filmes, séries, barzinhos, eventos culturais e sociais para você se divertir no final de semana!!

BLOCO DAS VIRGENS
O Carnaval na Região do Cariri tem sua abertura com o desfile do Bloco das Virgens que acontece na cidade do Crato. Neste ano, o cortejo sai do Bairro Mirandão nesta sexta-feira, 17, a partir das 17h, com concentração às 15h, percorrendo o Centro da cidade e finalizando o desfile no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. O evento conta com o apoio da Prefeitura do Crato.

TAMBORES DO CARIRI
Com o tema Tambores do Cariri, o Crato traz um Carnaval popular e uma programação diversa de muita animação e alegria com Orquestra, Tropa, Maracatu, Pagode, Coco entre outros. Irreverência e criatividade estarão presentes, mas também organização e segurança para que o folião cratense, bem como os visitantes, possam celebrar a festividade da melhor forma. No sábado, 18, teremos o Bloco Carnavalesco Primeiro Grito Maracatu Luz do Luar (Concentração às 17h na Praça da Igreja de São Vicente). As apresentações serão todas na Praça Siqueira Campos.

CARNAVAL EM BARBALHA
O Carnaval em Barbalha ocorrerá de 18 a 21 de fevereiro, em diversos bairros da cidade. Entre os destaques da programação, está o corredor cultural, localizado na Rua do Vidéo, que receberá a maior parte da programação. Entre eles, o Desfile das Escolas de Samba. No sábado de carnaval (18), quatro escolas irão desfilar seus sambas-enredos pela famosa Rua, a partir das 19h.

Acompanhe a programação do sábado:
8h – Orquestra Frevo Arrastão
Local: Rua Princesa Isabel com a 7 de Setembro, Centro (Feira Pública)
18h – Bloco no Coador
Local: Rua Padre Correia, Rosário (em frente ao Bar de Tico)
19h – Desfile das Escolas de Samba
Local: Rua do Vidéo (Corredor Cultural), Centro
23h – Orquestra Frevo Arrastão
Local: Praça Filgueira Sampaio, Centro

ALAMEDA JUAZEIRO
Juazeiro do Norte terá programação especial para o Carnaval 2023. Nos dias 20 e 21 de fevereiro, será realizada a primeira edição do Festejuá. O evento acontecerá na Alameda Juazeiro, a partir das 19h, com programação gratuita. A programação contará com apresentações das Embrazadas, Junu, Terreiradas Cearenses. Outra novidade no carnaval deste ano é a apresentação de escolas de samba e os tradicionais bloquinhos.

BALADEIRA CULTURAL
Neste sábado, 18 de fevereiro a equipe do site Leia Sempre Brasil lança em uma live cultural às 12 horas a segunda edição revista Baladeira Cultural trazendo informações do Carnaval, mas refletindo sobre a folia, a cultura no Cariri e no Brasil, artigos e informações de lugares para você curtir o Carnaval e debater a questão cultural. Teremos ainda nesta edição artigos, crônicas e textos de autores locais.
Quer receber sua edição gratuita? Peça no whatsapp da redação pelo (88) 99275.5779

CARNA ROCK
No dia 18 de fevereiro tem o CarnaRock no Raul Rock Bar em Juazeiro do Norte. Com a banda 4° Stágio e lançamento do clip “Questão de lógica”. A música começa às 22h30min.

FAROFA DO CANGAS
Nesta sexta-feira, 17, tem a Farofa do Cangas – Micareta – com várias atrações musicais. A festa começa às 21 horas no Cangaço Bar em Juazeiro do Norte.

CARNAVAL DAS CORES
Tem ainda mais carnaval no Cangaço Bar em Juazeiro do Norte. É o Carnaval das Cores dia 18 de fevereiro a partir das 22 horas.

SE CHAMAR EU VOU
Na segunda-feira de Carnaval, 20 de fevereiro, tem o Se Chamar Eu Vou no Cangaço Bar em Juazeiro do Norte. Tendo como atrações DJ Luan, Karynna Ferreira e banda e DJ Wood. A festa começas às 20 horas.

FOLIA NO BAR DO BODE
No dia 19 de fevereiro caia no swing de Carnaval, com Tiago Pisadinha, Tico do Crato e JL do Piseiro. Vai ser no Bar do Bode no Sítio Espinho em Juazeiro do Norte. Teremos ainda Grupo 1 Pretexto.
Vendas de abadás já disponível (88) 99250.5289.

BLOCO EMBRASADAS
Composto por três mulheres, o Bloco Embrasadas comanda o carnaval, interpretando diversas composições, a fim de propagar a manifestação de amor livre e união entre todas as pessoas, de todas as idades, com sucessos do axé, samba, bregafunk e funk. No dia 20 de fevereiro a partir das 19 horas no Parque de Eventos Padre Cícero.

TRANSBORDAR EM FRESTAS
Neste 17/2 acontece a abertura da exposição Transbordar em frestas. A exposição Transbordar em Frestas busca criar espaços de diálogos com a comunidade cearense, expondo obras que refletem a vivência cultural e histórica da menstruação e dos corpos violentados. Apresentação de: Williana Silva
Data: 17 de fevereiro Horário: 18h
Local: Galeria 4º Andar Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

FILMES E SÉRIES PARA VER EM CASA NESSE CARNAVAL

Ó PAÍ, Ó (2007)
Protagonizado por Lázaro Ramos, o filme se passa em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, na Bahia. Por lá, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval. Porém, a síndica do lugar, incomodada com a farra dos condôminos, decide cortar o fornecimento de água do prédio como forma de punição. A falta d’água, no último dia da folia do Rei Momo, faz com que os moradores do local se unam para encontrar solução para o problema. Assim, a comédia musical comandada por Monique Gardenberg mostra como aquele peculiar grupo de pessoas busca se divertir enquanto contorna a falta de dinheiro.

RIO (ANIMAÇÃO)
Na animação norte-americana — mas dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha —, Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas foi capturada e acabou indo parar em Minnesota, nos Estados Unidos. Lá, o bichinho foi criado por Linda, até que um ornitólogo diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está em solo carioca. Assim, Linda e Blu partem para o Brasil para conhecerem a arara Jade. Ambas as aves, porém, acabam sendo capturadas por contrabandistas de animais e precisam unir forças para escapar do cativeiro. Tudo isso, é claro, enquanto o Carnaval do Rio de Janeiro acontece — inclusive, parte do filme se passa durante os desfiles das escolas de samba.

COISA MAIS LINDA – SÉRIE NA NETFLIX
Com duas temporadas lançadas, Coisa Mais Linda se passa durante a década de 60, no Rio de Janeiro. Na trama, acompanhamos a amizade entre quatro mulheres inteligentes e destemidas que buscam liberdade em meio a sociedade machista daquela época.

IRMANDADE – SÉRIE DA NETFLIX
Com uma trama que debate o que de fato é justiça, Irmandade conta a história de uma advogada que se vê moralmente dividida, ao retomar os laços com seu irmão detento para desmanchar a facção criminosa que ele comanda.

FILMES NO CARIRI GARDEN SHOPPING

AVATAR O CAMINHO DA ÁGUA – Sessão às 20h30min.
GATO DE BOTAS O ÚLTIMO PEDIDO – Sessão às 15h e 17h10min.
MEGAN – Sessões às 19h20min.
BATEM À PORTA – Sessões às 14h30min, 16h40min, 18h50min e 21h20min.
HOMEM-FORMIGA E A VESPA: QUANTUMANIA – Sessões às 15h35, 18h10, 20h45min e muito mais.

Em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, quando Cassie (Kathryn Newton), filha de Scott Lang (Paul Rudd), desenvolve um dispositivo que permitiria a comunicação com o reino quântico, o experimento termina em desastre: Cassie, Scott e sua companheira e heroína, Vespa, Hope van Dyne (Evangeline Lilly) involuntariamente se encontram no reino místico. Unindo forças com os pais de Hope, Hank Pym (Michael Douglas) e Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer), o trio trabalha um caminho de volta enquanto os atrai para o misterioso mundo do Reino Quântico, onde encontram criaturas alienígenas e uma civilização oculta. Eles também descobrem que Janet, que ficou presa aqui por 30 anos, ainda esconde deles um ou dois segredos de seu passado: porque o misterioso Kang (Jonathan Majors), que tem a habilidade de passar, também está preso no quantum, a dimensão usada para viajar no tempo e no multiverso? E o mais importante: porque ele precisa da ajuda de Scott em uma missão importante? Será que o poderoso Kang pode ser confiável?

DICA DE LEITURA

CONFESSO QUE VIVI
POR PABLO NERUDA
Pablo Neruda, pseudônimo de Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, nasceu a 12 de julho de 1904, em Parral, no Chile.
Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1971, sua poesia transpira, na primeira fase, o romantismo extremo de Walt Whitman. Depois vieram a experiência surrealista, influência de André Breton, e uma curta fase hermética.
Marxista e revolucionário, cantou as angústias da Espanha de 1936 e a condição dos povos latino-americanos e seus movimentos libertários. Diplomata desde jovem, foi cônsul na Birmânia (atual Mianmar), no Ceilão (atual Sri Lanka), em Cingapura, no México e na Espanha.

Com o passar dos anos, a participação política de Neruda foi cada vez maior e culminou com sua indicação à Presidência da República em 1969 – honra a que renunciou em favor de Salvador Allende. Participou da campanha da Unidade Popular que elegeu Allende no ano seguinte, quando Neruda foi nomeado embaixador do Chile na França.

Em Confesso que vivi, o poeta chileno Pablo Neruda narra desde as memórias de sua longínqua infância até o duro golpe que derrubou Salvador Allende do governo chileno. Através do apaixonante relato dos fatos mais interessantes de sua jornada, Neruda afirma que sua vida foi feita de todas as vidas: as vidas do poeta. Ele confessa: “Do que deixei escrito nestas páginas se desprenderão sempre ? como nos arvoredos de outono e como no tempo das vinhas ? as folhas amarelas que vão morrer e as uvas que reviverão no vinho sagrado.” Seja na prosa, seja na poesia, a intensidade lírica do poeta contagia e nos arrebata com sua habilidade literária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *