• 18 de maio, 2024 02:57

Retrospectiva: Alguns dos belos pontos turísticos do Ceará em 2022

ByTarso Araújo

dez 29, 2022

A bela Praia do Cumbuco
A cidade de Caucaia abriga uma das melhores praias do Ceará para fazer trabalho voluntário no Nordeste: Cumbuco. Os ventos atraem muitos turistas e amantes de Kitesurf o ano inteiro, além de abrigar lindas lagoas pelas redondezas. A própria praia contem escolas de treinamento para o esporte, e agências para fazer passeios de buggy nas dunas.

Canoa Quebrada
O segundo ponto turístico mais visitado do Ceará é a praia de Canoa Quebrada, são cerca de 93 mil turistas na alta estação. O símbolo da praia é uma lua e uma estrela em uma falésia que pode ser vista do fim da avenida principal Dragão do Mar, que leva esse nome como homenagem ao jangadeiro abolicionista Francisco José do Nascimento.

O vilarejo de Icaraizinho de Amontada
Este lugar é um daqueles em que o tempo costuma passar mais devagar, a pequena vila de pescadores localizada em Icaraí de Amontada traz uma das melhores praias escondidas no Ceará.
A vila é puro sossego, seu turismo é mais ecológico, no qual, famílias chegam a ceder suas casas para viajantes passarem a noite. Suas águas limpas e calmas fazem do lugar um verdadeiro refúgio, e um local perfeito para fazer voluntariado. Todos quem conhecem voltam renovados.
Mercado Central de Fortaleza
É um mercadão como esses que se encontra em capitais, com comidas típicas do estado além de produtos dos artesões locais, semelhante aos encontrados na feirinha da Beira-mar.Vale ressaltar aqui que existe a também a conhecida feira da madrugada realizada nas madrugadas de quarta/quinta e sexta/sábado no lado de fora, atraindo gente de todos os lugares para comprar produtos em varejo e atacado com preço de fábrica. O mercado central está localizado bem próximo ao Dragão do Mar e também é onde se inicia o centro da cidade.

Plantação de rosas de Ubajara
Quem tiver um tempinho e quiser conhecer mais sobre essa região poderá conhecer O Parque Nacional da Ibiapaba. Sua fauna e vegetação são completamente preservadas. Você escolhe ir pelo famoso bondinho ou seguir por 4 horas de trilha conhecendo cachoeiras, grutas e a tirolesa. Um grande diferencial desta cidade é a Swart Rosas, uma fazenda que tem um plantação toda especial, onde você vai aprender sobre a espécie e ainda poder presentear seu companheiro ou companheira.

A pedra furada em Jericoacoara
A trilha da Pedra Furada está localizada a 2km do centro, e a caminhada leva em média meia hora e as paisagens durante o trajeto são de tirar o fôlego. Vale ressaltar que apesar de muito bonito, esse cartão postal da cidade costuma ter grandes filas para se tirar uma foto. Veja se vale a pena para você registrar, ou não, este momento seu viajando pelo Brasil. Para mim, o imperdível mesmo é admirar o maravilhoso pôr do sol que se vê nesse lugar.

A Chapada do Araripe
A Chapada do Araripe é um ponto turístico que oferece inúmeras atrações naturais ao viajante: de trilhas ecológicas a vestígios arqueológicos. Esse tesouro natural pode ser visitado em qualquer temporada do ano, e atende as expectativas desde os mais aventureiros, até o turista que não abre mão de uma boa história. A Chapada do Araripe fica na Região do Cariri e abriga a Floresta Nacional do Araripe, a Flona, criada em 1946.

Romarias de Juazeiro do Norte
Com mais de 130 anos de história, as romarias de Juazeiro do Norte são tradições centenárias que ocorrem todos os anos. No ano de 1889, a igreja da cidade realizava a celebração ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, evento esse que desencadeou uma peregrinação de aproximadamente 3 mil pessoas. De lá para cá, as romarias de Juazeiro do Norte começaram a acontecer com mais frequência e com o passar do tempo, mais devotos se deram conta desses eventos religiosos de tamanha importância para a cultura e religião da Região do Cariri. Padre Cícero é um símbolo hoje dessas romarias.

A Exposição do Crato
A Expocrato, oficialmente Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato , é o maior evento agropecuário do norte-nordeste, com nove dias de duração, realizado anualmente, no mês de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, na cidade do Crato. Além da exposição de animais, há eventos e shows com artistas locais e nacionais.

Fonte: site WorldPackers e site Wikipédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *