• 19 de maio, 2024 15:41

Precisamos proteger a Chapada do Araripe

ByDudu Correia

set 23, 2022

 

A Chapada do Araripe é um verdadeiro patrimônio de todo o povo da Região do Cariri, se estendendo entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

A chapada abriga a nossa Floresta Nacional do Araripe, criada no ano de 1946 através de decreto do Governo Federal, tem ainda os geoparques e vários aquíferos.

Nossa chapada tem fauna composta por diversas espécies de répteis, mamíferos e insetos. Já tendo sido catalogadas cerca de 290 espécies de aves. Dentre elas, o soldadinho-do-araripe, ave que corre risco de extinção e que é encontrada somente na região da floresta do Araripe.

Atualmente a Universidade Regional do Cariri (URCA) e outras instituições como o Sistema Fecomércio vem implementando uma campanha para que nossa a Chapada do Araripe seja reconhecida como patrimônio cultural e natural da humanidade, mas precisamos de uma campanha efetiva em defesa da Chapada do Araripe e da Flona.

Nos últimos dias uma operação do ICM-Bio e da Polícia Federal na localidade de Dom Leme descobriu um desmatamento provocado por mãos humanas de aproximadamente 44 hectares dentro da Área de Proteção Ambiental da Flona.

Esses e outros desmatamentos vem se tornando comuns nessas áreas que precisam ser preservadas. Além disso, há ainda o problema do tráfico de fosseis.

Portanto, é fundamental que a sociedade caririense se una em torno da preservação desse importante espaço ambiental, cobrando das autoridades uma maior fiscalização, inclusive com maior contingente de profissionais do ICM-, da Polícia Federal e de outros órgãos que possam contribuir com a fiscalização e coibir desmatamento  e outros crimes ambientais.

Enquanto isso, se faz importante fortalecer a campanha parra que a Chapada do Araripe seja realmente reconhecida como patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *